Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 8:19 pm Assunto: Calliandra Spinosa |
|
|
Oi pessoal...
Comecei ano passado a trabalhar com as calliandras spinosas.
Gostei muito de algumas características delas, sendo a textura do tronco, uma das mais marcantes!... .. mas tem outras tantas...
Aqui a planta recém-chegada e replantada. Fiz uma poda de raízes intensa, para permitir plantá-la num vaso baixo....
Alguns meses depois, mais enfolhada e enraizada...
Desfolha total e poda para encurtamento de galhos novos...
Poda de alguns grandes galhos ...
Definição de jins e acabamento das podas...
Aramação de galhos e pasta selante nos locais podados...
O esfagno que coloquei tem a função de reter o substrato de granulação grossa, que coloquei num nível acima do normal para cobrir algumas raízes bem grossas que ficariam expostas. Tentei assim reduzir o risco de que elas morressem...
Em breve vou retirar este esfagno e reduzir um pouco a altura do substrato, mostrando um pouco melhor o nebari da planta...
Agora aguardo novo enfolhamento para ter uma melhor noção do resultado...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 10:53 pm Assunto: |
|
|
Charles, mais um trabalho espetacular em um estilo que vc trabalha tão magnificamente, meus parabéns amigo, pela planta e pelo belo trabalho.
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 11:19 pm Assunto: |
|
|
Charles,
beleza de caliandra; ficou ótimo esse jin...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 9:01 am Assunto: |
|
|
ótimo desenvolvimento, acoompanhado de um trabalho formidável, Parabens!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 9:46 am Assunto: |
|
|
Com a nova massa foliar que virá ira ficar maravilhoso...Parabéns...
Lindíssima calliandra.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Fabiano, Edson, Patrik, Junior... seus comentários são muito gratificantes!...
Este é o 1. trabalho maior que faço com uma caliandra deste porte, e reconheço que ainda tenho um bom caminho com ele...
Só de olhar as fotos, penso que aquele grande jin poderia ficar melhor se eu "esculpir" um pouco mais... deixando-o mais leve! Dessa forma ele não vai "competir" com os 3 troncos remanescentes...
Talvez não fique bem claro na 1a. foto, mas a planta apresentava 5 troncos, sendo que o maior deles e um segundo, viraram aquele jin...
Também acho que os 2 troncos do lado esquerdo estão um pouco paralelos, mas não ousei mexer neles.... ao menos por enquanto!...
Em trabalhos assim, normalmente eu prefiro "me acostumar" a enxergar a planta após a 1a. intervenção... e me dou um bom tempo antes de mexer novamente... tentando evitar riscos de exagerar na dose inicial e cometer um êrro irreversível...
Assim, todos os comentários e sugestões são bem vindos...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:54 am Assunto: |
|
|
Charles,
Estava acompanhando este trabalho ontem na madrugada, e até o copiei para o computador para minha pastinha de "Passo a Passo", adorei o trabalho, tudo está combinando por enquanto, o vaso, o movimento dos galhos em relação ao vaso e a árvore, as formas do tronco, o trabalho está belissimo, e com certeza vai ficar melhor, pelo que já conhecemos de seus trabalhos. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
mauricio marussi
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 2:05 pm Assunto: |
|
|
NOSSA, QUE TRABALHO MARAVILHOSO, QUE AULA, NÃO ESQUECE DE POSTAR FOTO DEPOIS QUE FOLIAR, PARABENS!!!!! _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 2:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles
Concordo com o Illex! Pelo contrário do que se parece, a planta inicialmente não apresentava boas opções de estilização, mas o amigo sabe como poucos a forma de esculpir obras de arte
A futura mostra do nebari deve valorizar ainda mais o trabalho  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 4:43 pm Assunto: |
|
|
Amigo Charles
Que beleza de trabalho o seu...
Vc esta de parabéns pela visão que teve com a planta. A evolução mostra a como sempre temos possibilidades de superar espectativas.
Parabéns pelo magnífico trabalho e nos mantenha informados com fotos futuras.
Abraço
Rogério. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 9:53 pm Assunto: |
|
|
Charles parabens , esta visão do bonsai antes de mexer na muda , são poucos que tem com tanta competencia como voce.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 2:18 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
É muito gratificante ler seus comentários!....
Illex... o vaso foi quase um "acidente de percurso"... ... era um dos poucos que tinha em mãos no momento do replantio... então acabei usando!...
Maurico... assim que ele estiver enfolhado eu coloco novas fotos aqui...
Alexandre... confessso que de início também me senti meio perdido sobre o que fazer com ela... ...e acabei fazendo o que considero uma abordagem conservadora!... tentando evitar êrros sem chance de correção...
Rogério... gentilezas à parte... nem de longe imagino que tenha superado expectativas!.... ... minha expectativa agora é ver o efeito com ela novamente enfolhada, quando acho que necessidade de eventuais ajustes se mostrem mais claramente...
Joel... gentis sus palavars amigo... ... E como disse acima, optei por ser conservador e manter a chance de ajustes futuros..
Apenas como curiosidade, uma das maiores dificuldades no trabalho foi transformar aquele grande tronco em jin!
Ele crescia totalmente colado ao tronco central. Como a casca da spinosa tem aquela textura enrugada e é bastante grossa, tive que ser muito cuidadoso ao fazer o jin, sem danificar a casca do tronco central!... ... Algumas horas de trabalho estão naquele jin!!!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 8:02 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Acho que este trabalho do Charles pode ser comparado ao ato de extrair leite de uma pedra, fácil, fácil...
Quando vi a planta antes dos trabalhos imaginei: que malvadeza fizeram com meu amigo Charles . Mas, no final, dou minha mão à palmatória: surpreendente!!!
Quanto à vê-la novamente enfolhada, nem se preocupe pois irão surgir novos brotos em todos os locais em que você cortou.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 10:59 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo...
Suas palavras, muitos descontos à parte... são muito motivadoras... valeu mesmo...
De inicio, eu dediquei um bom tempo analisando, pensando, sentindo.. e cheguei quase a mesma conclusão que voce.... tô ferrado!...
Depois que decidi o que fazer, fui em frente sem pensar de novo, prá não correr o risco de novas indecisões...
Pelo pouco que aprendi com as spinosas, me parece que elas brtoam bem, não só onde foi desfolhada, mas também nos locais onde foram podados galhos e nas bordas dos jins e sharis...
Agora espero as novas brotações prá ter uma melhor noção do resultado...
Quando isso acontecer, eu coloco novas fotos aqui...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|
como sempre vc vem nos surpreendendo amigo , gostei muito da estilização que fez ate o momento , realmente deu uma cara nova pra essa planta caliandra .
e eu sou suspeito pra falar porq adoro as caliandras.
e espero ter uma dessas assim que possivel realmente o tronco dessa caliandra e fantastico.
parabens pelo trabalho realizado. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|