Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RAPHA2008
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 4:47 pm Assunto: Ajuda com Jabuticaba |
|
|
Olá a todos do fórum, sou iniciante nessa arte e como tal, muitas dúvidas martelam em minha cabeça quando o assunto é botar a mão na massa. Bem, há poucas semanas comprei essa muda de jabuticaba num viveiro. Gostei dela por achar que tem algum potencial, mas não consigo saber por onde começar. Pensei em fazer uma poda aérea no próximo inverno, dar umas aramadas e definir um estilo. Seria o mais idicado? Ou seria melhor fazer poda de raiz primeiro e tirar ela desse substrato argiloso (que pelo que li aqui não é o melhor para a planta se estabelecer)? Poderia excepcionalmente fazer poda aérea e de raiz nesse caso? Qual a opinião de vcs?
Desde já agradeço a todos, e aproveito para parabenizar a todos os participantes pela paciência, educação e humildade com que sempre respondem as dúvidas pertinentes dos iniciantes que aqui se apresentam!
Aqui vão as fotos dela. As medidas são:
altura da muda - ~35cm
altura da primeira bifurcação - ~4cm
altura do segundo galho - ~11cm
a régua utilizada nas fotos possui 15cm.
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 5:42 pm Assunto: |
|
|
Rapha o mais correto seria realmente tirá-la desse solo que parece muito compacto. Mais não estamos na época certa, está muito quente, e as jabuticabeiras não gostam que mexam muito em suas raízes, e fora de época pode ser muito perigoso.
Espere a primavera para fazer o transplante e aí você faça umas podas e depois define um estilo para seguir. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 10:21 am Assunto: |
|
|
Obrigado Marcos, vou fazer isso! Depois posto fotos do resultado aqui. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Rapha dá para perceber que ela tem as folhas muito grande, seria interessante nessa época fazer algumas podas nas folhas deixando os galhos com apenas dois pares de folhas, assim com as novas brotações, as folhas nasceram menores, melhorando a aparência do bonsai. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 4:07 pm Assunto: |
|
|
Marcos, devo desfolhá-la agora? Ou apenas qdo for fazer o transplante na primavera, compensando a poda de raízes? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 7:51 pm Assunto: |
|
|
Rapha você pode fazer uma poda agora, aí até o transplante na primavera ela terá crescido novas brotações, então novamente uma poda. A intenção é fazer com que ela cresça as folhas bem menores. Não se esqueça de muita água duas ou três vezes por dia neste verão e sol a vontade. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos. Obrigado pelos conselhos, mas ainda tenho uma dúvida. Após a desfolha a planta irá consumir um bucado de energia para repor as folhas, certo? Tipo, eu sei que a jabuticabeira é um tanto sagaz, mas ela aguentaria desfolha agora e poda de raízes mais tarde na primavera? Desculpe o questionamento do conselho. É porque já matei uma lista enorme de plantas tentando fazer um bonsai E como gostei muito dessa muda, não quero perdê-la. Por isso tanto medo de botar a mão na massa! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 9:27 pm Assunto: |
|
|
Rapha fiz uma poda das minhas 4 jabuticabeira nessa época. Em 15 dias no máximo já tinha brotos novos em todos os lados, e só não esquecer de regar bastante, pois estamos no fim do verão. Até o transplante na primavera temos uns seis meses ainda, a poda agora não atrapalharia em nada. Não faça uma poda radical não, apenas de alguns ramos pois uma poda estrutural agora não é aconselhável. Se ela toma muito sol por dia você pode borrifar as folhas diariamente após o sol, nunca antes, nesse verão para que as folhas fiquem sempre verdinhas. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 3:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos
Bem, acabei sendo obrigado a fazer uma desfolha. Descobri que minha jabu está com uma infestação de formigas cortadeiras no substrato. Tirei todas as folhas esburacadas ontem (muitas folhas) e tentei o método de afogamento sugerido pelo Darkaso em um tópico do fórum de pragas. Algumas saíram, mas notei que algumas folhas apareceram comidas hoje. Comprei um remédio pra colocar na terra, além disso coloquei borra de café ao redor do tronco...até mandinga tô aceitando se você souber de alguma, hehehe!!
Assim que puder posto fotos dela peladinha e após as novas brotações que virão (espero que rápido e sem buracos).
Mais uma dúvida, tem problema colocar remédio agora?
Coloquei a planta em sol pleno hj, algumas folhas apareceram com a ponta ressecada, escura. Li aqui no fórum que isso costuma ser problema de regas, mas acho que não é esse o caso...acho que é porque ela nao estava ficando no sol direto, e hj e deixei ela em sol pleno o dia todo. Pode ser isso?
Abraços,
Raphael. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 3:52 pm Assunto: |
|
|
Rapha, afoga ela de novo, só assim tiro formigas do substrato.
Não use veneno no substrato pq vc poderá matar vários microorganismo benéficos à sua planta, portanto, tente afogar de novo, a jabu n tem problema com isso, deixe umas 2h, pelo menos.
Mas veja se elas n vão para a copa e voltam depois q vc as tira da água, as que saem da terra vc deve matar...um inseticida com base em água é suficiente, depois borrife bem com água as folhas e galhos alvejados com o veneno.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Sex Mar 21, 2008 7:44 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Fabiano
fiz o afogamento novamente. Deixei o vaso mergulhado por uma hora e meia, aprovetei e borrifei caule e folhas com o remédio que eu comprei. Por enquanto nenhum sinal formigas
Marcos
os brotos já estão surgindo!!!! Alguns apenas, e bem tímidos por enquanto, mas já estou feliz assim mesmo!!!
Muito obrigado a todos vcs! |
|
|
 |
mchagas
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 6:49 pm Assunto: |
|
|
eu posso usar essa técnica de afogamento em pitangueiras também?
ela suporta bem isso?
a minha também tá com formigas  |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 1:03 pm Assunto: ............... |
|
|
Aeeee ÁGUA NELAS!!!!!!!!!!!!!
 _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 2:41 pm Assunto: |
|
|
mchagas
acho que não tem problema fazer isso em pitangueiras não. Se está incerto quanto a técnica espere o tempo esquentar pra fazer o afogamento, para o solo não ficar encharcado por muitos dias após.
Uns 3 dias depois de usar a técnica notei algumas formigas no substrato novamente. Não sei se elas vieram de outro lugar ou se sobreviveram a técnica. Daí apelei e polvilhei um produto chamado MADEPÓ no substrato. Mas polvilhei com vontade mesmo, hehehe...pra mandar elas pra bem longe!!
Já faz 3 dias e por enquanto, nenhum sinal de formigas. Torço muito pra que agora seja definitivo! Essas formigas já estavam me tirando o sono. |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 4:01 pm Assunto: |
|
|
Isso ae, pó nelas!!!!!!!
Rs.... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
|