|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mchagas
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2008 1:27 am Assunto: perguntas, perguntas e mais perguntas |
|
|
Olá a todos,
tenho alguns questionamentos sobre material a se usar.
comprei uma muda de serissa num horto e ela veio toda ramificada, como achei que eram vários caules não um só eu fiz o transplante comprovando minha sugestão, dividi todos e dalí saíram 5 mudas. até aí tudo bem, mas eu fiquei meio sem vasos, no início achei que não ia dar tantos então me virei, e tem diferenças entre um deles, a maioria é de plástico, mas um é de barro só que ele está meio quebrado, mas tá dando pro gasto por enquanto. a pergunta é a seguinte, é melhor usar vasos de barro ou de plástico? eu sei que os de barro são mais caros, mas eu percebi que nos de barro a radicular, eu acho que é isso, a raiz que capta mais nutriente, aquela fininha, ela se propaga melhor, pensei que pudesse ser por causa da umidade que o barro segura por mais tempo que os de plástico. então qual é o melhor?
outra coisa, minhas plantas tem bastante sol, eu tenho essas 5 serissas uma pitangueira, duas azaleas, uma que por sinal era da minha mãe ela queria pegar para plantar no jardim mas eu já me apossei dela e ela está florescendo só que com os galhos ainda bem fininhos, mas isso eu vou dar um jeito mais tarde. só que assim, há pouco tempo tem dado bastante chuva na cidade, moro em florianópolis, deixar as plantas muito na chuva é bom? sei que a chuva é boa, mas com que frequência? choveu quase uma semana seguida, e durante todos os dias elas ficaram lá, depois me dei conta que a terra tava molhada tempo demais e então eu dei um jeito de elas ficarem mais com a umidade do tempo e não com tanta água. fiz certo?
como é que se faz a aplicação de adubo orgânico, tipo farinha de osso e torta de mamona? eu tenho feito da seguinte forma; dou uma cavocada na terra, com um hashi, faço uns riscos e aí aplico o adubo. às vezes eu misturo com terra de jardim nova ou então com a terra que usamos aqui de casa que provém da sombra de uma laranjeira, é terra preta, com bastante humus. eu tenho visto resultado, minhas plantas parecem bem saudáveis, mas apesar de tudo queria saber se a aplicação está correta. logo após eu rego até sair água por baixo dos vasos.
eu peguei um yamadori de pitanga, que tinha num terreno aqui perto de casa, já tem um tronco bem desenvolvido, assim que conseguir posto foto dela, só que quando eu fui tirar o torrão, que era um terra fina e bem solta estava, eu vi que ela tinha uma raiz pivotante bem grande e poucas dessas fininhas, e eu não ia conseguir colocar ela inteira dentro do vaso, então eu cortei boa parte dessa raiz grossa e só ficou um pouco mais dela e dois fios dessa fininha, contudo também fiz uma poda drástica na copa, ainda não deu nenhum sinal de morte, porém também nem de vida, não tem nenhum broto em vista e nada, será que só isso daria conta da árvore?
eu sei que sem foto fica meio complicado de analisar essa última, mas vocês tem alguma experiência com isso?
bem desde já agradeço e peço desculpas por perguntas tão extensas mas como não disponho de fotos tento dar o máximo de informação.
obrigado |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2008 3:03 pm Assunto: |
|
|
Mchagas com certeza o vaso melhor é o de cerâmica, absorve pouca água e drena melhor a mesma por esse motivo. Agora entre o vaso de plástico e o de barro, estéticamente falando o de barro é melhor, mais ele retém muita água e é perigoso para o bonsai. O de plástico é aconselhável apenas para as mudas e pré-bonsai, quando estamos trabalhando muito com a planta.
A chuva sempre faz bem para as plantas pois lavam o cloro que ficam nelas quando regamos com água encanada. Agora em excesso pode prejudicar as raízes das plantas e até apodrecer a mesma levando a morte do bonsai.
A forma de adubar deve ser assim mesmo, também faço desse jeito.
Sua pitangueira você usou algum enraizador ou não? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
mchagas
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2008 3:17 pm Assunto: |
|
|
opa, fico sempre ancioso esperando a resposta para ver o que vão falar.
bem só tratanto rapidamente do yamadori, eu não usei nenhum, ainda. na verdade estava agora mesmo pesquisando sobre isso, e lendo sobre a tiamina, como vai fazer duas semanas amanhã que eu passei ela para o vaso, vou ver se providencio essa próxima semana a vitamina, que pelo que lí é o melhor enraizador, e de faço acesso e custo baixo.
os vasos eu até gostaria de poder já usar os de cerâmicas, mas são os mais caros e como você mesmo disse as minhas plantas ainda são bem novas e tem muito a ser trabalhado nelas. porém, se a rega for constante e de forma correta e o resultado com as raízes for o mesmo com essa serissa que desenvolveu bem rápido, acho que vou passar as plantas para o vaso de barro, no próximo transplante. vou esperar o inverno passar, é claro
XD |
|
|
 |
mchagas
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 12:58 am Assunto: |
|
|
algumas fotos do yamadori, que é essa primeira foto, as outras são as serissas e uma outra pitangueira, a qualidade não tá muito boa, e as fotos tem bastante parecidas, mas enfim, aproveitei que consegui uma câmera e tirei tantas quanto pude.
http://picasaweb.google.com.br/mayconchagas/BONSAI |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Mchagas,
Em primeiro lugar uma má notícia. Sua pitanga dificilmente vai escapar. Tenho muita prática com a espécie e o arranquio tem que ser criterioso e aproveitar o maior número possível de raízes e pelas suas informações a sua ficou com bem poucas .
Costumo aplicar um adubo orgânico feito de uma mistura de partes iguais de cinzas de madeira + farinha de ossos + torta de mamona. Todavia, este adubo deve ser colocado sobre o substrato após uma ligeira escarificada. Misturar farinha de ossos no substrato pode fermentar e matar sua planta. Muito cuidado na aplicação.
Com relação aos vasos, sem dúvida os de cerâmica são melhores do que os plásticos.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|