FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como fazer um Ipê dar flores...........
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 21, 2008 12:03 pm    Assunto: Como fazer um Ipê dar flores........... Responder com citação

Caros amigos, hoje lendo uma revista achei uma materia muito interessante, sobre o Ipê, como ele produz aquela maravilha do flores na natureza...........
Ai esta a copia fiel da materia.....
Não é materia de revista de bonsai, então nao vou declarar a fonte OK....

Perto do inverno, no periodo entre maio e agosto, o ipê sofre com a falta de agua. E sabe como ele reage a esse stress? dando flores. Tanta beleza é um modo de lutar pela vida.
" Ele quer iniciar o processo de produção das sementes para garantir a perpetuação da especie", sua florada aromatica ocupa toda a copa, atraindo abelhas e beija flores, para se manter vivo, ele joga fora as folhas- assim evita que a propria umidade evapore- e guarda reservas de amido nas ramas...

Sei que ipê são muito dificeis para florir em vasos
Mas sera que nos podemos tentar repoduzir este efeito natural da falta de agua na epoca certa, faria ele produzir flores?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 21, 2008 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Diego.

Eu já consegui fazer meu ipê amarelo florir! Veja:

Meu pré-bonsai deu apenas 1 flor, mas foi o suficiente para minha contentação...

Essa planta foi fotografada em 18.01.07, em pleno verão!

Nesse ano ela ainda não floriu.

Estou na reta final da faculdade e não vejo a hora de retornar ao fórum!
Grande abraço aos amigos; tenho muita saudade!
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 21, 2008 10:00 pm    Assunto: ola Responder com citação

Parabens Lando, eu nunca consegui esta façanha.

Diga se há alguma maneira de poder repetir seu feito?

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Edmilson.

Verdade é que não sei qual foi a condição que ensejou a floração do meu ipê... São coisas da Natureza!!! Rsss.

Eu só sei que eu não esperava... E acabei recebendo esta bela surpresa, a qual deixou-me muito feliz!

Abraço
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Orlando,

eu gosto muito dos ipês, sendo que possuo mudas de 5 variedades.Só que são complicados para se formar Bonsai.Tua planta é ainda muito jóvem para florir sendo muito importante fornecer dados sôbre éla.Não teria se formado a partir de alporquia ou estaquia?

Muito interessante a matéria postada pelo Diego, e precisa ser testada.Mas me ocorreu que próximo do rio Paraguai, sentido Miranda a Corumbá, antes da ponte, o terreno chega a alagar na época das cheias e já vi todos os ipês amarelos sem fôlhas e floridos. Mas vamos aguardar as informações de foristas que possuem a espécie á muito tempo e que poderão falar a respeito.O amigo Elio de Curitiba trabalha um ipê algum tempo, e quem sabe nos fale a respeito da carência d´agua na espécie.

Um abraço,

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 9:41 pm    Assunto: Cinco espécies Responder com citação

Ola Ivanil??

Vejo que também é um admirador dos ipês.... Quais espécies vc tem?

Abraço fraterno
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 11:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Como o amigo Ivanil disse, estou "brigando" com um Ipê há +/- 3 anos.
O problema maior do Ipê é que a flor nasce exatamente na ponta do galho, como podem ver na planta do Lando.
Como eu estou tentando melhorar a copa do meu Ipê, tenho podado constantemente.
Não sei se mantendo este estilo um dia conseguirei com que ele dê flor.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Caro Edmilson,

admiro muito as floradas dos ipês, tanto que fui conseguindo uma a uma e hoje possuo cinco variedades, quais sejam: Roxo, branco, rosa, amarelo e verde.Possivelmente eu tenha seis espécies, pois uma me enviaram com informações de se tratar de ipê do Nordeste.Como uma pessoa ficou cuidando de minhas plantas por um bom tempo, as plaquetas escritas a caneta apagaram e preciso na primavéra procurar identificar variedade por variedade visto já estarem perdendo as folhas As mudinhas de ipê verde brotaram só cinco sementes e não estão se desenvolvendo, vou entrar em contato com a pessoa de Itaporanga que me enviou as sementes para troca de susbrato.E o amigo possui quais espécies?
Obrigado amigo Elio por participar do Tópico e parabéns pelo teu ipê.

Abraços,
Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 11:18 am    Assunto: Ipês Responder com citação

Ivanil, possuo apenas o roxo e amarelo. Assim como vc e o Elio tenho grande admiração pela espécie, mas na luta pela florada estou perdendo de dez a zero.
Aumentei a adubação e consegui apenas folhas maiores e um número excissivo de brotos. Troquei substrato e nada de resultado. Poda drástica e novamente nada de flor.
Agora com esta nova dica, vou procurar diminuir a quantidade de agua.

Vamos ver se consigo algum resultado.

Abraço fraterno
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Edmilson,

preciso agradecer o Diego que em sua postagem deu lugar ao tema floração da espécie ipê e serviu para outros assuntos relacionados .
Me interessou a adubação que vc aplica nas plantas que resultou em abundante brotação bem como a quantidade usada.Ocorre que algumas mudas muito altas foram podadas ficando só o tronco e que resultou em uma única brotação.Estou usando Osmocote, uma colher de sopa por planta.

Abraços, Ivanil.
-----------------------------
Eu sempre adorei as flôres, a música e as ciranças.É a trindade da poesia essa! Deus parece ter pôsto na harmonia, no perfume e na inocência, o resumo da felicidade humana.(Luís Guimarães Júnior - Noturnos).
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Diego
Achei muito legal vc ter falado sobre os Ipês e postado as informações que leu a respeito de sua florada.
Também tenho Ipês e gosto muito deles.
Vou ficar de olho aqui e esperando novas informações a respeito da espécie.
Grande Abraço
Rogério.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 9:25 pm    Assunto: Adubação de Ipê Responder com citação

Amigo Ivanil !!!

Já que perguntou sobre a adubação que utilizo, bem uso osmocote a cada seis meses evitando aplicar proximo do inverno e mensalmente utilizo torta de mamona e farinha de osso sempre intercalando entre uma e outra, ou seja, um mes coloco farinha de osso e no próximo uso torta de mamona.
Como seu interesse é pela brotação, a maneira que obtive maior sucesso foi através da desfolha total da planta.

Qualquer dúvida que tiver, caso eu possa auxiliar, será um enorme prazer. Sou apaixonado pelas nativas.

Abraço fraterno
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2008 8:45 am    Assunto: Responder com citação

Ola amigos, ja tinha lido a respeito da dificuldade que os Ipes tem em florir, em bandeijas, quando achei esta materia nao perdi tempo e ja postei para servir de ajuda a quem possue a especie, e tem dificuldade na floração........
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,
Tenho três variedades de ipê, todos amarelos: Tabebuia alba (ipê-da-serra), Tabebuia aurea (ipê-do-cerrado) e Tabebuia chrysotricha (ipê-amarelo-do-morro). De todos, o único que já deu flores foi o T. chrysotricha; ele tem dez anos de idade.
Pela minha experiência, a floração não está ligada só à água, mas sim ao relógio biológico: já vi ipês florindo em solos quase brejosos.
Para maiores informações, procure no fórum pelas mensagens do Cnarita: ele tem uma dica muito boa para fazer o ipê florir; nunca apliquei, mas pelo que conheço da dinâmica vital das árvores em situações semelhantes à descrita por ele, sem dúvida vai funcionar!
Um abraço!
Ivo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2008 3:48 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Orlando,

eu gosto muito dos ipês, sendo que possuo mudas de 5 variedades.Só que são complicados para se formar Bonsai.Tua planta é ainda muito jóvem para florir sendo muito importante fornecer dados sôbre éla.Não teria se formado a partir de alporquia ou estaquia?

Muito interessante a matéria postada pelo Diego, e precisa ser testada.Mas me ocorreu que próximo do rio Paraguai, sentido Miranda a Corumbá, antes da ponte, o terreno chega a alagar na época das cheias e já vi todos os ipês amarelos sem fôlhas e floridos. Mas vamos aguardar as informações de foristas que possuem a espécie á muito tempo e que poderão falar a respeito.O amigo Elio de Curitiba trabalha um ipê algum tempo, e quem sabe nos fale a respeito da carência d´agua na espécie.

Um abraço,

Ivanil

Olá, Ivanil!

Na verdade não. Esse meu exemplar é de origem "misho" - semente mesmo, e vai fazer 7 anos comigo em 21/09/08.
A história foi a seguinte: no dia das árvores 21/09/2002, a Secretaria de Meio Ambiente de minha cidade distribuiu inúmeras mudas de árvores nativas aqui na praça e eu consegui 3 mudas de ipê amarelo, 1 muda de pau-brasil e 1 de pau-ferro (eram mudinhas mesmo de uns 15cm, mais ou menos).

Bem, essas mudas ficaram um bom tempo em vasilhinhas plásticas para plantas...

Uma muda de ipê amarelo plantei na casa de um amigo e hoje ela atinge uns 3 metros e meio de altura, ou mais;
A segunda muda estava até pouco tempo num vaso de barro aqui no quintal, mas o vaso quebrou e ela estava começando a enraizar... Como eu já estou sem muito espaço por aqui resolvi plantá-la no terreno da escola que fica ao lado de minha casa;
A muda de pau-brasil tornou-se um pré-bonsai e está num vaso apropriado no "estilo neagari";
A muda de pau-ferro está num vaso de barro grande e deve estar cum 1 metro e meio.

A foto que você vê é um pre-bonsai. É a imagem da "terceira muda" - um exemplar que pouco evoluiu devido as seguintes condições:

1 - está nesse tijolo há pelo menos 5 anos;

2 - com um espaço mínimo de substrato;

3 - exposto a Sol pleno (de 8:30h as 17:30h "direito");

4 - é regado sempre no intervalo de 11:00h e 12:00h (Sol a pino) - é o horário que posso regar, e, dependendo do dia, quando a umidade do ar está baixa e o solo seca rapidamente, tento regar denovo às 18:00h (se der tempo), senão só por volta das 22:30h ou no dia seguinte no mesmo horário já dito - mas elas resistem, é incrível!

5 - adubação (farinha de osso, torta de mamona, esterco bovino - em quantidades iguais e deixo curtir; depois misturo com água e deixo fermentar em garrafas PET; depois despejo o "preparo fedorento" numa forma; faço cubinhos e ponho no substrato) - também já fiz essa mistura com osmocote esfarelado.

É tudo o que ela(s) recebe(m).

Eu creio que essa planta "maturou" (tornou-se madura) nessas condições semi-inóspitas; se adaptou ali; Ela se definhou, assim como suas raízes... Ela não pode crescer mais que isso porque não tem espaço suficiente para suas raízes crescerem...

OBS: Pode parecer relaxamento, mas verdade é que não estou conseguindo dar conta das minhas plantas da maneira ideal. Há muito venho prometendo para mim mesmo uma melhor organização, como podas de raízes e folhas, adubação periódica, colocá-las na mamadeira, depois em vasos apropriados e etc, mas está sendo muito difícil para mim conciliar o tempo com meus compromissos - não encontro tempo.
A adubação já é outro fator que deve ser controlado e eu já não as adubo há 3 meses...

Bem, é assim a maneira que eu tenho levado. Apartir do ano que vem esse quadro vai mudar.

Um abraço a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: