|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
-=|Lucas|=-
|
Enviada: Qua Mar 19, 2008 5:37 pm Assunto: Laranjeira com 15anos o que fazer ??? |
|
|
Olá pessoal, tudo bom?
Estou precisando da ajuda de vocês, tenho aqui uma laranjeira com mais de 15 anos que estava aqui em casa, fiz uma poda drástica nela deixando uns 30 cm de altura isso faz já uns 5 meses, e ela começou a brotar , Agora recentemente a uns 1 ou 2 meses tive que passar ela pra um vaso ou se não iam jogar ela fora pra botar grama no lugar.
Mas então minha duvida é que rumo tomar com ela, queria a ajuda de vocês pra ver se ela tem futuro pra bonsai ou não.
Vamos as fotos
O tronco deve ter quase 20 cm de largura
E então alguem tem alguma ideia de que estilo começar a fazer nela ??
Ou não serve pra um futuro bonsai ?
Obrigado ! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 11:30 am Assunto: Re: Laranjeira com 15anos o que fazer ??? |
|
|
Oi Lucas, tudo bem?
É claro que sua laranjeira serve prá trabalhar como bonsai!...
Só o diâmetro do tronco e sua baixa altura são um ótimo ponto de partida..
Pode parecer dificil visualizar agora um estilo ou resultado final... mas vejo potencial a ser desenvolvido!...
Penso que hokidashi ou moyogi possam ser apenas uma referência inicial...
Com a folhas fica complicado ter uma boa visão da disposição dos novos galhos, mas imagino algumas coisas...
1- os galhos poderiam ser aramados e abaixados, não exatamente no horizontal, mas perto disso...
2- seria bom que houvesse galhos saindo em forma radial ao longo do tronco, mas me parece que não é bem o caso. Assim, ao abaixar os galhos, tente direcioná-los de forma a conseguir o efeito mais próximo possível à disposição radial em torno do tronco...
3- os galhos podem ser podados e encurtados, ficando com um pouco menos da metade do tamanho atual. Isso vai estimular nova brotações e mais alternativas para compor a estrutura...
Para esse trabalho, eu faria um desfolhamento total e, se for o caso, retirada dos espinhos...
Os galhos dos cítricos tendem a ser quebradiços, portanto, sinta com cuidado o seu limite, ao redireciná-los após a aramação!... Se houver um pequeno "clic", não vá além desse ponto e use pasta selante na trinca!...
Neste momento eu não faria mais podas no tronco, mesmo que seja para acabamento da poda radical, pois as vezes ela se ressente disso, após já ter sofrido os estreesses recentes!.....
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
-=|Lucas|=-
|
Enviada: Qui Mar 20, 2008 2:02 pm Assunto: |
|
|
Charles, muito obrigado pela ajuda.
Então você acha que devo esperar mais um pouco antes de começar a trabalhar a estilização da laranjeira ??
Devo fazer o desfolhamento dela ??
Obrigado e qualquer ajuda é bem vinda  |
|
|
 |
-=|Lucas|=-
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 9:18 am Assunto: |
|
|
Ninguem mais tem alguma dica para me dar ???
Gostaria de saber se posso fazer uma desfolha nela?
Obrigado ! |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 8:41 pm Assunto: |
|
|
Lucas,
Pelo tamanho do corte, com certeza o tronco vai acabar necrosando. É bom ir passando calda sulfocálcica para evitar que o apodrecimento atinja os galhos sadios. Quando o tronco apodrecer, escarifique-o aproveitando para despontá-lo dando um acabamento no corte. Enquanto isto vá educando os galhos aramando-os ou tracionando para baixo, para formar a copa.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|