Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 4:38 pm Assunto: Alporquia em Nana |
|
|
Olá Pessoal !
Eu tinha colocado uma pergunta no fórum Central e o Mário Leal achou melhor eu colocar uma foto da planta e o meu problema. Assim, aqui vai:
Como ela esta pescoçuda (Nana) alguém já fez uma alporquia radical no tronco? Assim eu conseguiria reduzir o espaço entre o 1º ramo e o novo nebari. Teoricamente eu sei que é possível, mas tenho medo de perder a planta. Afinal de contas ela não está tão feinha assim.
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 10, 2005 6:12 pm Assunto: |
|
|
eu acho melhor não arriscar pois ela ta muito bonita e se não der certo ja era falou, ou se o anel não for completo fica uma baita cicatriz depois...
meu concelho é deixar o apice e o galhos crescerem um pouco pra ela se tornar um bonsai um pouco maior assim não vai ficar pescoçuda. _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 2:07 am Assunto: Re: Alporquia em Nana |
|
|
Olá Elio,
Tambem acho melhor vc nao arriscar e ate aconselharia a vc tentar criar um literato (Bunjingi) com a sua arvore ela se adaptaria mto bem ja q nao possuie ramos na parte inferior nem mediana do tronco, bom mais vai de vc, vá tratando e cuidando dela com carinho como esta fazendo, pois, da para ver q esta bem cuidada, mto linda msm. Dê tempo ao tempo e veja quais serao os resultados. T+
P.S.: Se quiser dar uma olhda mais aprofundada no estilo aqui vai um site com varias fotos confira: http://images.google.com.br/images?q=bunjingi&hl=pt-BR
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 1:15 pm Assunto: |
|
|
Eu também não arriscaria, Elio.
Tenta dar um pouco mais de movimento ao tronco...
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 8:37 pm Assunto: |
|
|
André, Ilex e Lando !
Obrigado pelas sugestões. Todas válidas. Me ocorreu, tbém, num alporque por torniquete. Tenho tempo pra pensar.......rs !
Abraços _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 9:24 pm Assunto: |
|
|
Elio, apenas como sugestão, se você fizer um movimento bastante forte para a esquerda, deitando um pouco mais a árvore e aí voltando para cima novamente ela perderá bastante o alongamento do tronco. É o tipo da coisa parece mas não é! Podemos imaginar que este é um movimento bastante comum na Natureza e permitirá que os galhos fiquem mais baixos dando uma solução que poderá ser interessante. Algum bom desenhista de plantão poderia desenhar esta sugestão para apreciação. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 4:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal !!!
Demorei mas cheguei... seria assim que os colegas estão imaginando ???
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 9:51 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, é isto aí! O movimento trás a estrutura da árvore mais abaixo valorizando o trabalho feito na parte alta.
Elio, agora a decisão e o trabalho são seus.
Boa sorte! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 1:32 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Concordo com o Mário e o Alexandre!
Alexandre, sua edição ficou de mais! Também imaginei algo dentro dessa natureza...
Um abraço para vocês.
Até, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 2:13 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal !
Aceitei a sugestão do Mário e do Lando.
Alexandre............tentei fazer igual ao que vc editou, mas.........quando comecei a escutar um "crek", parei....!!
Mas acho que já vai ficar legal.
No final do ano posto novamente.
Abraços
 _________________ Elio
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 12:18 am Assunto: |
|
|
Olá Elio,
É isso ai cara... queremos ver como essa planta ira ficar estou ansioso... pude notar tbm outros trabalhos seus mais ao fundo... que planta é aquela no canto superior à esquerda da obtusa num vaso cor marrom? É que sou mto curioso aeuhaeuhae.
T+ |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 9:38 am Assunto: |
|
|
se esta foto for na casa do elio mesmo aquela deve ser uma vinha virgem se não estou enganado.
confere elio? _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Gostei muito do novo formato dado à planta. As dicas do pessoal foram realmente muito valiosas.
Achei muito legal a forma como você fez a aramação, protegendo o tronco com câmara de ar de bicicleta (???) e fazendo uma guia com um arame bem grosso.
Acredito que também seja possível dar alguns movimentos aos galhos, mais ou menos como está no desenho. Combinaria melhor com a forma do tronco.
Por falar em desenho, Alexandre, meu velho, ficou um show de bola esse seu trabalho: VALEU!!!
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 1:35 pm Assunto: |
|
|
Aí, Elio!
Ficou muito bom seu trabalho com a aramação!
Realmente a borracha de câmara de ar é um bom componente nesta tarefa. Você a lavou bem, com sabão neutro?
Vai entortando o tronco aos poucos!
Gostei. Parabéns!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 1:56 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Olá Elio,
Acredito que também seja possível dar alguns movimentos aos galhos, mais ou menos como está no desenho. Combinaria melhor com a forma do tronco.
Por falar em desenho, Alexandre, meu velho, ficou um show de bola esse seu trabalho: VALEU!!!
Um abração, Sergivaldo |
Elio,
também acho que deveria aramar o restante da planta.
Sergivaldo, o desenho agente faz o que pode... agora bronca mesmo é na realidade...!!! VALEU!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|