|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 6:53 pm Assunto: Cedro??? |
|
|
Boa noite a todos!
Sou iniciante na "arte" do bonsai, mas me interesso há algum tempo já. Li algum material, fiz algumas semeaduras (já estou com algumas delas bem brotadas), e semana passada comprei duas plantas, as quais me foram identificadas apenas como "cedros". Chegando em casa, as podei e estou pronto para pedir algumas opiniões.
Vou começar com a que me parece mais "pronta" para se tornar um bonsai, especialmente por que gostaria de trabalhar as raízes dela, que apresentam um ótimo nebari para o tamanho da planta e tb estão meio "aéreas". Não sei que estilo vou adotar para a planta, mas com certeza vou colocar uma pedra por baixo daquelas raízes assim que possível.
Sendo assim, minhas perguntas são:
1- qual a espécie? (se for possível identificar pelas fotos);
2- estando no início do outono, eu poderia retirar a planta do vaso, e "limpar" o torrão principla para liberar as raízes e replantar a planta, ou é preciso esperar até a primavera?
3- O que os foristas me sugerem fazer com ela?
Bem.. aqui vão as fotos, de "antes" e "depois" da poda. Desde já, muito grato por sua opinião!
Antes:
Depois:
Raízes:
Ps: coloquei imagens pequenas, por que eram muitas. Qualquer coisa, as tenho maiores.
Uma boa noite a todos! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Olha Erik me parece um Shimpaku, não Cedro e a troca de terra agora não é aconselhável sempre temos que fazer na primavera, é a melhor época. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 7:47 pm Assunto: |
|
|
Caro Erik.seja bem vindo!
A espécie me parece o Juniperu chinês(chimpaku).
Sobre o inicio de trabalho acho que voce exagerou um pouco na poda
que deve ser feita com cuidados especiais nesta espécie.EX,poda com
tesoura so nos galhos + grossos nos finos deve ser feita com as mãos
(pinçagen) mas não se preocupe o inicio é assin mesmo espero que
outros amigos passen + informações s/como trab/esta espécie que é muito boa e ultilisada p; bonsai ok.
Um abraço.
PV |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Ter Mar 25, 2008 8:27 pm Assunto: Opa! |
|
|
Em primeiro lugar, obrigado a vocês pela recepção!
Já baixei alguns guias de cuidados para o shimpaku... Vamos ver se ele vai para a frente... hauhauhauhauha
Quanto à poda, eu retirei quatro galhos dele, mas mexi muito pouco nas agulhas. Fiz isso semana passada, quando os dias ainda estavam quentes aqui em Curitiba (essa semana, começou a cair um pouco a temperatura).
Tirei os galhos usando um torquês de ajulejista, que tem um corte bem redondinho, pra tentar minimizar o estrago, já uqe não tenho os tais alicates de corte côncavo (e que são uma verdadeira fortuna). Depois fechei tudo com adesivo PVA, com uma camada bem fininha.
A planta parece (ao menos) bem saudável e parece não ter se importado muito com a poda. Vamos ver.
Só preciso decidir como vou modelar ela daqui para frente. Pensei em deixar o ramo marcado (na imagem abaixo) oposto ao remo principal, e deixar toada a planta "encher". Mas não sei se vai ficar bom... =P
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|