Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 3:11 pm Assunto: Solução p/ folhas com pontas secas? |
|
|
Estava pensando a respeito das jabuticabeiras e o famoso problema das pontas secarem devido ao intenso calor e a falta de água....
Dentro deste raciocínio me surgiu a questão:
E se na tentativa de evitar as folhas secas devido a falta de água colocarmos o vaso da jabuticabeira dentro de uma bandeja com água? pelo menos enquanto ela toma sol, depois disso retiramos a bandeja e deixamos as raízes "respirarem", isso solucionaria parte do problema ou não adiantaria nada? seria um problema mais relacionado com a planta que não consegue "enviar" água para a folha ou com a falta da mesma?
Agradeço,
Abraço...... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 6:53 pm Assunto: |
|
|
Fernando acho que resolveria o problema, mais poderia apodrecer as raízes e outra coisa, você pegar no vaso e mexer nele com muita frequencia várias vezes no dia pode prejudicar as raízes dela por mexer demais no vaso. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:13 pm Assunto: ........... |
|
|
hum....complicado....
mais opiniões? _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:29 pm Assunto: |
|
|
pelo menos enquanto ela toma sol, depois disso retiramos a bandeja e deixamos as raízes "respirarem", isso solucionaria parte do problema ou não adiantaria nada?
Acho que poderia correr o risco de apodrecer as raízes por excesso de umidade.
seria um problema mais relacionado com a planta que não consegue "enviar" água para a folha ou com a falta da mesma?
Pode ser falta,pode ser também excesso de sol,a jabu é resistente mas as folhas novas são um pouco sensíveis,as minhas pegam sol de manhã até +/- 1 hora da tarde, sempre molhadinhas brotam feito loucas e não queimam as folhas.
Como está o sol nas suas?
Dependendo um sombrite ajuda. _________________

Editado pela última vez por Alberto Alves em Qua Mar 26, 2008 7:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:35 pm Assunto: ........... |
|
|
Sempre molhadas...
Sol da manhã, até 11:30 / 12:00.........
tem várias plantas lah e a única que queimou foi ela mesmo.... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:36 pm Assunto: |
|
|
não fui muito específico..
várias plantas = várias espécies _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:37 pm Assunto: |
|
|
Tá parecendo Msn
Onde voçe mora Fernando? _________________
 |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:41 pm Assunto: ........... |
|
|
uahuauaua...
São José dos Campos - SP...
clima 20º a 30º ....por aí... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:45 pm Assunto: |
|
|
hehehe
Pior que não é tão calor assim aí né,acho que aqui faz mais calor
Aguarde que com certeza os outros amigos vão te dar mais informações.
abração _________________
 |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 7:47 pm Assunto: |
|
|
Valew....
Abraço....
 _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 7:24 pm Assunto: Água para quem tem sede |
|
|
Fernando
Como apontaram os colegas, de fato um dos maiores perigos para um bonsai é a famosa bandejinha embaixo do vaso. A imensa maioria das plantas não tolera esta condição por muitos dias. No entanto, no caso da jabuticabeira, acredito que não haveria tanto problema se a planta não permanecer na água por tempo exagerado. As jabuticabeiras são frequentemente plantadas (inclusive por estaquia) em grandes tonéis enterrados na margem de um riacho corrente, de maneira que tenham bastante umidade durante todo o tempo. Portanto, se você tomar o devido cuidado para não deixar a planta mergulhada por tempo exagerado, acho que não haverá problema em mantê-la húmida por mais tempo, já que a jabuticabeira gosta de bastante humidade. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 12:06 pm Assunto: ...... |
|
|
Essa é minha idéia inicial Ferreira, mas como sou novo na arte fica complicado chegar "inovando", daí a planta morre de graça.....
Pelo menos postando aqui tenho a opinião dos mais experientes, vou ver se consigo outra e vou fazer essa técnica em uma e na outra deixar normal, e vou acompanhar o desenvolvimento pra ver se funciona, aquela velha história: "99% de transpiração e 1% de imaginação"
Obrigado...
Abraço........ _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Abr 01, 2008 11:35 pm Assunto: |
|
|
Fernando,
possuo uma planta grande no quintal que no verão e grande estiagem, começou a ficar com suas folhas sem o brilho verdeado mas não secaram as pontas das folhas.Peguei um bujão de vinte litros d´agua e como se fala por aqui, emborquei num galho pingando pelo respiro um pouco abérto.Usei 40 litros d´agua por dia e obtive uma grande florada apesar do estado da planta que se recuperou em poucas semanas.Não estaria ai a solução para tua planta: um pequeno recipiente gotejando durante o dia!
Não seria também o teu substrato, com falta de um nutriente e pouca retenção d´agua?Vamos aguardar mais opiniões, esperando encontrar um forista que tenha a solução para o teu problema.
Um abraço - Ivanil
---------------------
- Quando não podermos corrigir alguma coisa, é melhor saber suportá-la.
(L.A. Sêneca - Epistulae,106). |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Fernando,
não sei se já encontrou a causa do problema apresentado em folhas de tuas plantas.O sintoma seria a falta de Potássio: def-necrose (secamento) da ponta e margens das folhas.Se encontra no Fórun Central no Tópico Deficiência Nutricional postada por Ricardo Loriggio.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 2:34 pm Assunto: Qual o problema da sua planta eu não sei... |
|
|
Mas, em relação a manter a umidade "do ar", pelo menos em torno das plantas, eu tenho uma "técnica" (se é que se pode chamar assim).
Consiste em pegar um prato de vaso grande, uma bacia, etc, que seja alto (pelo menos 3 ou 4 cm de altura), e pouco abaixo da borda, (0,5-1cm, dependendo do "prato"), faço uma linha de furinhos ao longo do raio do prato/bacia. Depois, preencho totalmente o interior do "prato" com areia grossa ou pedriscos.
Agora, a parte difícil... rs... para apoiar o vaso sobre o "prato", sem o risco de acumular umidade demais e apodrecer as raízes, serro um tijolo transversalmente aos furos, em quatro a oito partes (tb depende da distância que quero manter entre o vaso e a areia), para servir como "pezinhos" (você pode usar o que lhe for mais conveniente com este objetivo).
Depois, coloco os pedaços de tijolo sobre a areia/pedrisco de forma que fique firme para suportar o vaso, e coloco o vaso em cima desse "suporte".
Quando você molha suas plantas, a água que escorre por baixo do vaso (ou a que você coloca ali deliberadamente) se acumula na areia/pedrisco, evaporando e mantendo a umidade em torno da planta.
Como a linha de furos próxima à borda do prato/bacia faz com que a égua em excesso próxima à superfície escorra toda, a superfície da bacia/prato nunca está encharcada, e como o prato/bacia está cheio de areia, não há risco de que vire criadouro de mosquitos da dengue, por exemplo.
Não sei se fui muito claro em descrever, mas como no momento não tenho como postar algumas fotos, é a melhor forma que encontrei de descrever o "processo".
Espero que seja de alguma ajuda.
Um grande abraço e um bom feriado a todos. _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
|