|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Mar 21, 2008 12:19 am Assunto: |
|
|
Caro Charles,
Creio que elogiar seu trabalho seja neste momento "chover no molhado", ao invés de elogiar eu peço permissão para copiar e colar seu trabalho no Fórum que criamos na Bahia, neste espaço estamos tentando valorizar as nativas brasileiras, principalmente as do Nordeste, e este seu tópico viria bem a calhar como exemplo, inclusive para mim que adquiri recentemente com o amigo pedro Torquato uma Depauperata e uma Spinosa.
Fico no aguardo de retorno.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2008 9:23 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal...
Flavio.. muito legais seus comentários... valeu !...
Glauco... amigo, claro que pode postar o trabalho no seu Fórum!... é um prazer poder partilhar com voces, mais ainda tratando-se de uma nativa que, aliás, tem sido um novo e gratificante desafio prá mim!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Mar 24, 2008 2:11 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Muito obrigado irmão, esta matéria será de grande utilidade por lá .
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 10:57 pm Assunto: |
|
|
Oi Glauco... tudo bem?
Vi a matéria no seu fórum... legal!...
A spinosa já começou brotar e em pouco tempo acho que posso atualizar as fotos!....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 2:50 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Aí vai uma foto atual da spinosa...
A brotação continua intensa, mas falta um bocado ainda prá ter uma copa melhor definida!...
Estes ultimos dias esfriou bastante em Sampa, talvez anunciando o outono, o que deve reduzir o ritmo das botaçoes...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 3:21 pm Assunto: |
|
|
Pelo encaminhamento que a brotação esta tomando , com certeza ficará um bonsai de revista , brotação realmente intensa para o periodo do outono.
Parabens
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 8:16 pm Assunto: |
|
|
Charles, pense na possibilidade de reduzir pela metade o jin e encurtar o um pouco mais que nada galho esquerdo.
Linda planta!
abraço _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 9:16 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Joel.... acho que uma maior densidade da copa só acontecerá na primavera...
Quando esquentar de novo eu reforço a adubação... aí espero q ela dê mais um passo na estrutura da copa...
Sergio... gostei de sua visão!.... ... A redução do jin já tá na pauta!....
Na minha 2a. postagem disse que pretendia esculpir mais o jin e deixa-lo mais leve... e sua opinião reforça a ideia..
Sobre a reduçao do galho(tronco) esquerdo, eu concordo com voce!.. A questão foi que eu usei as brotações novas existentes prá definir a copa daquele lado e este galhinhos nascem todos da parte mais alta daquele tronco!... .. Uma pequena redução que seja da altura, implica na eliminação de todos aqueles galhos.... ... Não digo que nao farei isso um dia, mas se fizer... será uma reduçao boa na altura, talvez ficando pouca coisa mais alto que o galho do lado direito...
Penso que assim talvez eu consega uma triangulação melhor...
Na verdade, preciso de um pouco mais de tempo prá amadurecer essa ideia... !....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 58 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 7:35 pm Assunto: |
|
|
Charles, magnifico trabalho, já fazia tempo q não via um boa planta nesse forum, não tem como deixar de falar de sua planta, vc está de parabens... continue assim, postando boas plantas... abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 4:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, não sei se é do seu conhecimento, se for estarei chovendo no molhado, como se diz, mas vá lá.
Segundo o Pedro Torquato, de Fortaleza/CE, que é quem vem recolhendo essas caliandras naquelas paragens e remetendo-as para todo o Brasil, a melhor forma de fazer o tronco brotar, onde queremos algum galho, é descascar levemente essa parte, expondo um pouco o cerne. Testei a dica e funcionou muitissimo bem, tanto nas minhas plantas quanto nas de outros colegas aqui de Brasilia.
Isso é particularmente interessante, vez que permite a formação de uma estrutura mais diferenciada do que apenas aquela obtida com a brotação no topo do tronco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 11:09 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Oi Nick, tudo bem?
Nunca é demais reafirmar as experiências bem sucessidas! Dá mais segurança para praticarmos igual!...
Nessa spinosa do tópico, eu espero que surjam brotações nos vários locais onde eliminei galhos ou troncos importantes, e assim, eu poderia trabalhar uma estrutura de galhos mias baixos que os que aramei!...
Oportunamente eu abrirei um tópico sobre outra spinosa que estou trabalhando, que recebi sim absolutamente galho algum, apenas um grande tronco serrado na parte superior. Cheguei a ter duvidas de que ele sobrevivesse, dado o seu porte, e a quase inexistencia de raizes e substrato!...
Nessa spinosa eu fiz um trabalho de "marcenaria", tentando suavizar o efeito de toco serrado, e fiz exatamente o que voce comenta, criando pequenos sharis para estimular brotações por toda a altura do tronco!
Felizmente já está com uma brotação vigorosa, que estou deixando crescer livremente para, talvez na primavera, começar uma poda seletiva...
Assim, também aqui tá funcionando bem essa técnica de expor partes do cerne para promover brotações...
Obrigado por partilhar suas experiências!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 2:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, eu e os demais somos quem agradecemos por mostrar em fotos, não só seu explendido trabalho com essas caliandras, mas tambem o resultado da técnica que ressaltei.
Acredito ser valioso, para todos nós, dividirmos nosso conhecimento, pois só assim podemos melhorar a qualidade dos nossos trabalhos nessa arte.
Sou um mero aprendiz, iniciante apreciador da nobre arte bonsai. Mas sei que há outros, começando agora e que estão num estágio ainda mais inicial que o que me encontro nesse momento, em que toda e qualquer informação que possam obter, principalmente visual como a mostrada por vce, tem um valor imenso.
Nada mais justo, então, que compartilhar com eles o pouco que sei, e o muito que sabes, meu caro amigo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 7:20 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Oi Nick...
Aí vão 2 fotos da spinosa em que apliquei a técnica da exposição do cerne (fazendo pequenos sharis), para estimular as brotações nesses locais....
Essa spinosa tem cerca de 20cm de diâmetro na base!...
Aqui a planta recém replantada e antes de trabalhar a madeira e fazer os sharis...
Prá variar, não fotografei a planta imediatamente após o trabalho que citei...
Aqui pode-se notar a brotação, bem vigorosa em 2 locais e como pequenos sinais em outros, onde talvez dê prá notar alguns sharis...
Há sintomas de brotações em outros pontos, mas ainda não visíveis na foto. Esses sintomas são pequenas calosidades de tom esverdeado que se formam em torno dos sharis, dos quais surgem posteriormente os brotos!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 6:05 pm Assunto: |
|
|
Charles meu amigo, PARABÈNS pelo trabalho, algo digno da sua maestria e sensibilidade, não tenho dúvida quanto a qualidade final da sua planta.
Vc tem o dom da ousadia, que nos revela na verdade toda a sabedoria que tens com as plantas.
Parabéns!
Um grande abraço
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
Excelente trabalho!! _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|