FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra Spinosa
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 21, 2008 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Caro Charles,

Creio que elogiar seu trabalho seja neste momento "chover no molhado", ao invés de elogiar eu peço permissão para copiar e colar seu trabalho no Fórum que criamos na Bahia, neste espaço estamos tentando valorizar as nativas brasileiras, principalmente as do Nordeste, e este seu tópico viria bem a calhar como exemplo, inclusive para mim que adquiri recentemente com o amigo pedro Torquato uma Depauperata e uma Spinosa.
Fico no aguardo de retorno.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal...

Flavio.. muito legais seus comentários... valeu !... Wink

Glauco... amigo, claro que pode postar o trabalho no seu Fórum!... é um prazer poder partilhar com voces, mais ainda tratando-se de uma nativa que, aliás, tem sido um novo e gratificante desafio prá mim!... Wink

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2008 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Muito obrigado irmão, esta matéria será de grande utilidade por lá Very Happy .
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Glauco... tudo bem?

Vi a matéria no seu fórum... legal!... Wink
A spinosa já começou brotar e em pouco tempo acho que posso atualizar as fotos!.... Wink

Abraço,
Charles
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Aí vai uma foto atual da spinosa... Wink
A brotação continua intensa, mas falta um bocado ainda prá ter uma copa melhor definida!... Rolling Eyes

Estes ultimos dias esfriou bastante em Sampa, talvez anunciando o outono, o que deve reduzir o ritmo das botaçoes... Wink

Abraço,
Charles
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo encaminhamento que a brotação esta tomando , com certeza ficará um bonsai de revista , brotação realmente intensa para o periodo do outono.

Parabens

Joel
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Charles, pense na possibilidade de reduzir pela metade o jin e encurtar o um pouco mais que nada galho esquerdo.

Linda planta!

abraço
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Joel.... acho que uma maior densidade da copa só acontecerá na primavera... Rolling Eyes
Quando esquentar de novo eu reforço a adubação... aí espero q ela dê mais um passo na estrutura da copa... Rolling Eyes

Sergio... gostei de sua visão!.... Wink ... A redução do jin já tá na pauta!.... Wink
Na minha 2a. postagem disse que pretendia esculpir mais o jin e deixa-lo mais leve... e sua opinião reforça a ideia.. Wink
Sobre a reduçao do galho(tronco) esquerdo, eu concordo com voce!.. A questão foi que eu usei as brotações novas existentes prá definir a copa daquele lado e este galhinhos nascem todos da parte mais alta daquele tronco!... Crying or Very sad .. Uma pequena redução que seja da altura, implica na eliminação de todos aqueles galhos.... Rolling Eyes ... Não digo que nao farei isso um dia, mas se fizer... será uma reduçao boa na altura, talvez ficando pouca coisa mais alto que o galho do lado direito... Rolling Eyes
Penso que assim talvez eu consega uma triangulação melhor... Rolling Eyes Wink

Na verdade, preciso de um pouco mais de tempo prá amadurecer essa ideia... !.... Shocked Laughing Wink

Abraço,
Charles
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Charles, magnifico trabalho, já fazia tempo q não via um boa planta nesse forum, não tem como deixar de falar de sua planta, vc está de parabens... continue assim, postando boas plantas... abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2008 4:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Charles, não sei se é do seu conhecimento, se for estarei chovendo no molhado, como se diz, mas vá lá. Shocked

Segundo o Pedro Torquato, de Fortaleza/CE, que é quem vem recolhendo essas caliandras naquelas paragens e remetendo-as para todo o Brasil, a melhor forma de fazer o tronco brotar, onde queremos algum galho, é descascar levemente essa parte, expondo um pouco o cerne. Testei a dica e funcionou muitissimo bem, tanto nas minhas plantas quanto nas de outros colegas aqui de Brasilia. Very Happy

Isso é particularmente interessante, vez que permite a formação de uma estrutura mais diferenciada do que apenas aquela obtida com a brotação no topo do tronco. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 11:09 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Oi Nick, tudo bem?

Nunca é demais reafirmar as experiências bem sucessidas! Dá mais segurança para praticarmos igual!... Wink
Nessa spinosa do tópico, eu espero que surjam brotações nos vários locais onde eliminei galhos ou troncos importantes, e assim, eu poderia trabalhar uma estrutura de galhos mias baixos que os que aramei!... Rolling Eyes

Oportunamente eu abrirei um tópico sobre outra spinosa que estou trabalhando, que recebi sim absolutamente galho algum, apenas um grande tronco serrado na parte superior. Cheguei a ter duvidas de que ele sobrevivesse, dado o seu porte, e a quase inexistencia de raizes e substrato!... Shocked Rolling Eyes
Nessa spinosa eu fiz um trabalho de "marcenaria", tentando suavizar o efeito de toco serrado, e fiz exatamente o que voce comenta, criando pequenos sharis para estimular brotações por toda a altura do tronco!
Felizmente já está com uma brotação vigorosa, que estou deixando crescer livremente para, talvez na primavera, começar uma poda seletiva...
Assim, também aqui tá funcionando bem essa técnica de expor partes do cerne para promover brotações... Wink

Obrigado por partilhar suas experiências!... Wink

Abraço,
Charles
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 2:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Charles, eu e os demais somos quem agradecemos por mostrar em fotos, não só seu explendido trabalho com essas caliandras, mas tambem o resultado da técnica que ressaltei. Very Happy

Acredito ser valioso, para todos nós, dividirmos nosso conhecimento, pois só assim podemos melhorar a qualidade dos nossos trabalhos nessa arte. Very Happy

Sou um mero aprendiz, iniciante apreciador da nobre arte bonsai. Mas sei que há outros, começando agora e que estão num estágio ainda mais inicial que o que me encontro nesse momento, em que toda e qualquer informação que possam obter, principalmente visual como a mostrada por vce, tem um valor imenso. Very Happy

Nada mais justo, então, que compartilhar com eles o pouco que sei, e o muito que sabes, meu caro amigo. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 7:20 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Oi Nick...

Aí vão 2 fotos da spinosa em que apliquei a técnica da exposição do cerne (fazendo pequenos sharis), para estimular as brotações nesses locais.... Rolling Eyes
Essa spinosa tem cerca de 20cm de diâmetro na base!...

Aqui a planta recém replantada e antes de trabalhar a madeira e fazer os sharis...

Prá variar, não fotografei a planta imediatamente após o trabalho que citei... Embarassed Rolling Eyes

Aqui pode-se notar a brotação, bem vigorosa em 2 locais e como pequenos sinais em outros, onde talvez dê prá notar alguns sharis... Rolling Eyes

Há sintomas de brotações em outros pontos, mas ainda não visíveis na foto. Esses sintomas são pequenas calosidades de tom esverdeado que se formam em torno dos sharis, dos quais surgem posteriormente os brotos!... Wink

Abraço,
Charles
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Charles meu amigo, PARABÈNS pelo trabalho, algo digno da sua maestria e sensibilidade, não tenho dúvida quanto a qualidade final da sua planta.

Vc tem o dom da ousadia, que nos revela na verdade toda a sabedoria que tens com as plantas.

Parabéns!

Um grande abraço

Gerson Araldi

Qualytá Bonsai Substrat
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente trabalho!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: