Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marciomatos
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 6:23 pm Assunto: primeira tuia azul |
|
|
Bem, estou estreando na comunidade com este post. Adiquiri a pouco uma muda de tuia azul. Eu reenvazei a muda hoje com um substrato de 40% de pedriscos, 30% de areia grossa, 20% de cacos de telha e 10% de terra vegetal. Molhei o substrato com hormônio enraizante diluido em agua até sair pelo fundo da bacia onde plantei (fiz furos na lateral e no fundo da bacia).
Que trabalho desenvolver com ela e quando que eu poderia começar a podar e aramar, pois li que é uma planta meio fragil e nao aquenta que se mecha muito. queria saber tb quanto tempo deva mate-la a sombra pra se recuperar.
desculpem tantas perguntas mas é a primeira planta dessa especia que eu mecho e li que eram bem frageis. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 2:19 am Assunto: |
|
|
Marcio, a tuia azul é bem sensivél, podei a minha e pouco depois ela morreu. Eu o aconselho a segurar a ansiedade de mexer nela e colher muitas informações primeiro. E a propósito, você tem certeza que se trata de uma tuia azul? Pelas fotos a sua planta parece diferente da que eu "matei".  |
|
|
 |
marciomatos
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 3:30 am Assunto: |
|
|
Marco, nao tenho 100% de certeza que seja tuia azul. Mas o cara que me vendeu disse que era uma tuia azul. Eu tambem olhei no guia de especies do site do ateliê do bonsai e achei parecido com o que apareceu la. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 7:31 am Assunto: |
|
|
Márcio,
Essas variedades de tuias dificilmente se adaptarão ao clima de Fortaleza. Embora na minha concepção teu substrato esteja perfeito, a espécie escolhida não ajuda.
Tenta com outras espécies: Ficus, Calliandra, Ulmus parviflora ou Carmona.
Abraços,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
marciomatos
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 2:12 pm Assunto: |
|
|
valeu pela ajuda sergivaldo! E sempre bom ouvir um mestre do nordeste que conhece a realidade daqui.
mas como o leite já foi derramado vou tentar desenvolver esta planta com a calma possivel e ver no que da!
tb vou atras de umas mudas novas de ficos ou caliandras pra tocar outros projetos. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 1:36 am Assunto: |
|
|
Marcio, eu perguntei se você tinha certeza de se tratar de uma tuia azul porque a minha é identica a desse topico:
Juniperus Squamata Blue Star
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8923 (as fotos no final da pag. dão uma ideia melhor)
E tambem foi identificada como tuia azul pela "bonsai kai", eu levei uma muda lá pra ser identificada. |
|
|
 |
|