FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

fórmula para a tiririca
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 10:09 am    Assunto: fórmula para a tiririca Responder com citação

Olá pessoal, pesquisei no fórum as propriedades da tiririca como enraizador. Mas nao encontrei um "fórmula" definitiva. Gostaria de saber se alguém poderia responder a algumas perguntas:

1) Bastam usar as folhas? (o liquidificador lá de casa vai adorar se nao for arrebentado outra vez com os bulbos)
2) Sabemos que uma quantidade grande da substância pode criar um efeito inibitório. Entao qual seria a proporção? Um punhado para um litro d'água, seria suficiente? Ou precisaria ser ainda mais diluída?
3) Quantas vezes por semana poderemos regar a planta ou estaca?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2005 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá
Leilton

Estou observando sua questão desde ontem e a algum tempo tenho vontade de fazer mas ainda não peguei as tiriricas pois também tenho essas mesmas dúvidas suas.
Vou continuar observando até chegar a resposta dos nossos colegas.
Abraço.

Claudio Faria

fariadjoy@ig.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 12:10 am    Assunto: Re: fórmula para a tiririca Responder com citação

Leilton Lima escreveu:
Olá pessoal, pesquisei no fórum as propriedades da tiririca como enraizador. Mas nao encontrei um "fórmula" definitiva. Gostaria de saber se alguém poderia responder a algumas perguntas:

1) Bastam usar as folhas? (o liquidificador lá de casa vai adorar se nao for arrebentado outra vez com os bulbos)
2) Sabemos que uma quantidade grande da substância pode criar um efeito inibitório. Entao qual seria a proporção? Um punhado para um litro d'água, seria suficiente? Ou precisaria ser ainda mais diluída?
3) Quantas vezes por semana poderemos regar a planta ou estaca?

Amigo Leilton,

A algum tempo venho utilizando a tiririca e venho obtendo otimos resultados, nao utilizo outro enrraizante.... uma que prefiro este e outra que aqui tem da erva até d+ ueauaeah. Mais olha nao uso proporções e nada nao, eu vou mesmo é no olhometro mais se vc quiser saber mais detalhadametne posso ver a quantidade que coloco e tudo mais para melhor te explicar. Mais tambem vou falar como faço.... pego um monte (mais pra um montim) de tiririca (utilizo toda a erva, até algumas raizes) um tanto que dê para encher bem minha mao.... em seguida boto no liquidificador e coloco agua ate ultrapassar cerca de uns 5cm acima das ervas... entao bato, passo pela peneira, coloco em uma garrafa escura e utilizo nas estacas ou planta que desejo que recupere as raizes mais rapidametne... venho testanto duas maneira se aplicação... na primeira deixo as estacas cerca de uns 5 minutos embebidas na solução de tiririca e depois as planto (deu certo tambem), a outra é quando eu aplico diretamente no solo das estacas ou planta que desejo enrraizar... e em caso de bonsai eu testei mergulhando a planta em uma bacia com a substancia mais diluida e aplicando diretamente na terra... por incrivel que pareça consegui melhroes resultados aplicando diretamente na terra... mai nada impede de vc ir testando o que melhor se adapta a você. Boa sorte e qualquer duvida estou por aqui. T+.

P.S.: Poucas vezes... no maximo tres utilizei o enrraizante mais de uma vez em cada processo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Illex, foi a primeira informação próxima de uma fórmula que consegui obter. Pelo que entendi, sua soluçao é bastante concentrada (um punhado mais água até cobrir 5cm). Poderiamos dizer que nao há perigo de uma reaçao que iniba o aparecimento de raízes? Qualquer coisa a mais que você pude repassar, tenho certeza que será de grande valia. Aliás, caso eu consiga reunir informaçoes suficientes penso em escrever uma matéria sobre o assunto, assim todo mundo sai ganhando.

abração

Leilton
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu
Illex

Eu também queria saber mais sobre o enraizante de tiririca.
Agora queria saber por quanto tempo essa solução pode ficar guardada na garrafa escura sem perder o seu poder enraizador?
Uma semana?Um mês ? seis meses?

Abraço

Claudio Faria

fariadjoy@ig.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 12:31 am    Assunto: Responder com citação

Leilton e Claudio,

Leilton acredito que nao, pois as minhas nao foram inibidas... mas naos ei como será ai... vc terá de experimetnar e fazer experimentos... e Claudio eu utilizo a solução toda em cerca de uma semana por isso em mais tempo nao posso te dizer quanto ao perecimetno da substancia. Qualquer outra duvida é so dizer se souber falarei no maior prazer. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: