|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 9:19 am Assunto: serio problema =/ |
|
|
Bom dia pessoal, estou com um serio problema
andei reparando, agora no outono aqui em meu apartamento nao tenho mais luz do sol diretamente, antes eu tinha sol na janela da sala das 9..10hrs ate meio dia, e de meio dia em diante ate as 5hrs na janela da cozinha
agora na sala ja nao bate nenhum sol direto de manha na sala, e na cozinha so ta batendo sol de meio dia as 3hrs e essse sol nao é muito bom para as plantas pois é muito forte
HELPPPPPP MEEEEEEEEEEE
Abraços
Rodrigo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 2:53 pm Assunto: Re: serio problema =/ |
|
|
Oi Rodrigo, tudo bem?
Pelo que voce cita, parece que as opções não são muitas, certo?
Não sei quantos bonsai voce tem nem quais espécies, mas como regra geral, penso que aproveitar este sol da tarde é melhor do que sol nenhum!
Caso tenha plantas muito sensíveis ao sol forte, talvez voce possa improvisar na janela um tipo de "cortina" com sombrite 50%.
Uma coisa que me ocorre é estar atento para, ao deixar os bonsai na cozinha, eles não receberem resíduos de frituras, que podem impermeabilizar as folhas e comprometer o processo de fotossíntese.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 3:05 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo !!!!
Tudobem com você ???
Sábado irei ao espaço do Ronaldo e vou levar seu CD.Que tal ? Vamos nos encontrar ? Vou levar a Cerejeira que trabalhei no Encontro com Tramujas...
Quanto ao sol... não sei, mas deve ser igual lá em casa e deixo direto nas janelas, pegando um sol mais forte da hora do almoço até a tarde e elas estão gostando. As minhas plantinhas já se adaptaram melhor ao local. As que ficam na varanda sofrem pela falta de sol nesta época e algumas estão sofrendo.
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 3:20 pm Assunto: |
|
|
Angela, recebi o cd ok. fico muito grato.
e vc não tem fotos ai dessa cerejeira??
e as fotos desse evento vc não poderia postar algumas???? _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 3:36 pm Assunto: |
|
|
eu pensei tb em improvisar uma "cortininha" de sombrite ali mais nao sei
a que ta sofredo mto com issu é a caliandra, e a jabuticabeira bem de leve queima uma ou outra pontinha, o resto estao todas bem
a caliandra ela ta com as folinhas caindo ficando so o cabinho, e eu mesmo molhando ela umas 2x por dia no sol as folhas continuam fechadas, será que tenho que regar mais???
Angela, sabado nao sei se vai dar para eu ir la, mas sexta feira eu te dou uma posiçao ok?? Beijoss
Muito obrigado
Rodrigo |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 3:51 pm Assunto: |
|
|
Oi André !!!!
Legal você ter recebido o CD.
Quanto as fotos do Encontro com Tramujas, o CD ficará a disposição através da Sociedade Brasileira de Bonsai.
Calma !!!!!!!!!
As fotos da Cerejeira serão postadas para todos opinarem.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 3:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo...
Sobre as caliandras fecharem as folhas no sol forte, é normal... mas as folhas cairem não!... Regar mais também não me parece a solução, desde o substrato mantenha uma certa umidade antes de cada rega!
Como não conheço o comportamento delas nesse clima, eu tentaria mantê-la então em local com ótima iluminação, porém sem sol.... e acompanhar bem de perto para ver se vai bem.
Se as folhas se mantiverem abertas já é um bom sinal. Se começarem a ficar mais claras, maiores ou enfraquecerem, eu voltaria a pensar no sol com sombrite.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2005 7:12 pm Assunto: manda bala |
|
|
Oi gente td bem,Gago eu aconselho a manter no local mais ensolarado possivel pois plantas nativas desenvolvem mais rapido uma resistencia ao sol direto, somente se a jabuticabeira for muio nova vc deixa no sombrite caso contrario manda no sol, a caliandra talvez perca mesmo quase todas as folhas mas é só até se adaptar ao sol pois tenho as duas espécies e ficam no sol direto das 6:30 até as 17:30 mesmo se levar em consideração a diferença climatica isso deveria ser normal a elas, caso elas não se mostrem muito bem muda o substrato mas só no fim do inverno, então até la mantenha no sombrite, espero não ter confundido mais  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 3:39 pm Assunto: |
|
|
é que eu adquiri essa caliandra na mesma epoca que o Fabio pegou a dele, e no encontro ele tava comentando que a dele ja havia florescido pois ele a deixava um bom tempo no sol ai por issu que veio a preocupaçao
entao o caso seria deixa-la no sol direto mesmo caindo algumas folhas para que ela "cascore" ali, para se acustumar?
ja havia esquecido, vaporizaçao nesse caso nem adianta tb ne? |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 4:49 pm Assunto: |
|
|
Fala Gago!
Meu, final de semestre é fogo na faculdade, correria!
Bem, várias pessoas postaram coisas fantásticas e nem sei o que mais acrescentar, portanto, vou mudar só um pouco o foco da discussão.
Ao invés de se preocupar com o sol, porque não montar um sistema de iluminação artificial? (Aproveitando as férias de julho que não tem nada para fazer mesmo, hahahaha!) Ai quando o sol ficar muito forte ou muito fraco, turn on, e pronto!
Tem um artigo muito bom: How I've been growing Bonsai indoors under flourescent light, escrito por Jack Wikle.
Tenho esse artigo a um bom tempo e não lembro de qual site peguei, mas encontrei uma cópia neste site aqui: http://www.fukubonsai.com/2b2a2a.html
Abraço! |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 1:49 am Assunto: Gago |
|
|
Gago,
A Calliandra que comprei no dia em que você comprou a sua infelizmente morreu seca, como vocês mesmos podem ver em um dos tópicos passados.
As minhas Calliandras que já floriram são as que ganhei da Ângela. Por falar nelas, estão ótimas. Teve uma que até já deu 4 flores ao mesmo tempo. Uma maravilha!! Estou super feliz com elas.
As minhas tomam o sol da manhã até 2h da tarde no verão e agora no inverno elas estão tomando sol até quase meio-dia. Nesse ponto eu dei sorte, meu apto ainda continua com luz do sol direta.
Não entendo muito de Calliandras, afinal essa é a minha primeira experiência. Sorte de principiante, entende?
O Charles é que é bom pra falar sobre elas, vc já viu a que ele expôs?
Mesmo sendo um inexperiente, vou me atrever a dar opinião, ok?
Não acho que seja um grande problema deixar suas Calliandras sem sol direto porque o Jerônimo também tem duas Calliandras que não tomam muito sol e estão muito bonitas, porém não conseguem florir devido a essa falta de sol.
Colocá-las pra fritar no pior sol, não sei se é uma boa, mas nesse último verão o sol cascou em cima das minhas Calliandras, só tomei o cuidado pra não deixar o solo "esturricar". Eu molhava de manhã e antes de anoitecer. O negócio é como sempre se diz, não deixar o substrato ficar seco nem encharcado. Ok?
Se o sol fizer com que ela sofra muito, talvez seja melhor colocar um sombrite mesmo.
Já o problema das folhas estarem caindo, não sei o que pode estar acontecendo. O fato é que uma de minhas Calliandras perdeu umas folhinhas, mas não era nada preocupante. Talvez seja coisa de outono mesmo. Se bem que hoje estamos entrando no inverno.
Espero ter ajudado.
Abraço!!
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|