|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 9:30 pm Assunto: Jabuticabeira Shohin |
|
|
Oi pessoal...
Esta pequena jabuticabeira é um bonsai que curto muito!...
As fotos abaixo mostram a sequência de trabalhos que vêm sendo feitos nela nos útimos 3 anos...
Mandaguari 2005, quando "desconfiei" que alguma coisa interessante sairia daquelas mãos... e que mãos... Hidaka sendo assessorado pelo Charlinhos de Barretos...
Trabalho concluído Mandaguari 2005!... Não resisti e propus ao grande Hidaka que aquela jabu mudasse de mãos...
Enfolhada no início de 2006, ainda com a aramação de Mandaguari...
Poda geral no final de 2006, reduzindo altura e largura. Foi o 1o. trabalho voltado a fazer dessa jabu um shohin-bonsai, com menos de 25cm....
Crescendo livre por varios meses, aqui no início de 2007...
Ainda crescendo livre, aqui no Bonsai 2007, em Ribeirão Preto...
Bonsai 2007, checando quanto faltava para se enquadrar em shohin-bonsai...
Desprezar uma "consultoria" dessas seria insanidade!...
É reconfortente ter o apoio de uma competência em shohin como o Morten...
Trabalho concluído em Ribeirão, com a jabu medindo 22 ccm de altura...
Replantada em dezembro de 2007, ainda com a aramação do BOnsai 2007, quando fiz também uma poda leve nas pontas dos novos galhos. O vaso oval é de Bryan Albright e, tanto o modelo como a cor foram sugestão do Morten...
Em início de 2008 fiz novo desfolhamento geral, retirando os arames do Bonsai 2007, poda de refinamento dos novos galhos e refiz toda a aramação. Infelizmente não fotografei esta etapa!.....
Meu trabalho com esta jabu, desde que passou a ser minha, foi sempre na busca de redução de tamanho e compactação da massa verde...
Penso que daqui em diante, serão suficientes apenas trabalhos leves, seja de poda como de aramações...
Assim que tiver novidades eu atualizo com novas fotos...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 9:35 pm Assunto: |
|
|
Trabalho incrivel |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Charles , parabens pela sequencia que vc nos presenteou , se possivel coloca a foto com o novo desfolhamento.
Abraços
do amigo Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Guipodestá
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 10:17 pm Assunto: |
|
|
Muito bela sua planta. Parabéns...
Guilherme. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 10:40 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Não tem muita coisa a dizer. Os trabalhos realizados nela, já dão conta de mostrar o futuro primoroso desta planta, lembro de acompanhar pelas fotos de mandaguari de 2005 esta beldade, não consegui comparecer ao Bonsai 2007 e ver ela de frente, mas fico feliz que tenha postado fotos dela, pois é uma planta que aprecio muito, ta de parabens, os trabalhos executados nela estão show de bola, seu objetivo será e está sendo alcançado, a redução dela foi ótima, agora é esperar e ver as novas fotos de como andará a compactação, e realmente também acredito que os trabalhos serão bem mais leves, a estrutura básica já está moldada. Obrigado por partilhar conosco mais este trabalho, já guardei ele aqui em sua pasta também . T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 2:20 am Assunto: |
|
|
Charles, ótimo trabalho, lindo tronco dessa jaboticabeira. vai mostrando o desenvolvimento.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 8:53 am Assunto: |
|
|
Charles, que beleza de jabuticaba, parabens pelo trabalho.
ABraços... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 9:09 am Assunto: |
|
|
Charles,
eu já conhecia esta Jabuticabeira daquele teu outro post. Para os meus olhos de iniciante, sempre que penso que não há como deixá-la mais linda, você nos surpreende; como agora com esta redução...
Belíssimo trabalho; parabéns mais uma vez!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 10:52 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Rapha... gentis suas palavras!....obrigado...
Joel... a foto com o novo desfolhamento tá perdida mesmo!!!... .. eu não tirei e agora a jabu já está "meio-enfolhada"... nada fotogênica... Assim que estiver melhor eu atualizo a foto, ok?....
Guilherme... legal que voce tenha curtido.... motiva a gente!...
Illex... legais seus comentários... Sabe amigo, quando fui trabalhar aquela planta em Ribeirão, na frente do Hidaka, confesso que me deu um friozinho na barriga... Naquele momento eu falei pro pessoal que estava prestes a cometer uma "heresia", mexendo tanto a planta desenvolvida e trabalhada pelo Hidaka!... Mas na verdade, ele mesmo, aquela grande figura, foi o primeiro a dar apoio assim que partilhei com ele meus planos com a jabu...
Paulo César... concordo com voce... eu também sou fã do tronco dessa jabu... foi um dos primeiros pontos que me chamou a atenção quando a vi...
Jefferson... obrigado pelas palavras... foram gentis...
Edson... francamente, nem me lembro do outro post dela... Tentei aqui resumir os trabalhos feitos nela desde que a conheço!... Como falei antes, acho que o "trabalho pesado" com ela está chegando ao fim... .. Daqui prá frente, penso que só trabalhos light!.....
Abraços,
Charles |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 11:22 am Assunto: |
|
|
Charles,
você tem razão de não se lembrar... não se trata da mesma planta!!!
Eu é que fiz confusão pensando ser a mesma jabu do tópico
Jabuticabeira (myrciaria cauliflora)
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 01, 2008 3:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles
muito boa essa jabuticaba, eu já tinha visto as fotos do seu trabalho com ela no Bonsai 2008 pelo site do Morten, e fiquei pensando, como esteria ela hoje, só de ver essa ultima foto, já da pra ter uma noção de como está ficando cada vez melhor,
Parabéns pela planta amigo _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 9:52 am Assunto: |
|
|
Oi Marcos Paulo...
Já fiz mais um trabalhinho pequeno nessa jabu depois da ultima foto... visando o desenvolvimento da estrutura secundária e terciária dos galhos...
Desconfio que terei novas fotos dela só na primavera!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 3:54 pm Assunto: |
|
|
Lindo trabalho. Você sabe dizer a idade dela? E se foi conseguida através de alporquia? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 4:58 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles!
Acompanhei o trabalho que vc fez junto ao Morten, em Ribeirão Preto.
Falar sobre a estrutura primária seria chover no molhado! Não há reticência no teu trabalho!
Agora estou curioso e sei que teremos bela surpresa quando vc mostrar o trabalho na estrutura dos ramos secundários e terciários.
Com certeza será para mandar para o WBC!!
Abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 1:44 pm Assunto: |
|
|
muito bom o trabalho que vc fez ate o presente momento.
com certeza ele esta cada vez mais bela.
gosto muito de jabuticabas e esta sua esta realmente linda.
parabens pelo exemplar, e grande abraço. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|