FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como plantar com Sementes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 7:12 pm    Assunto: Como plantar com Sementes Responder com citação

Duvida boba, mas preciso de uma ajuda de voces.
Consegui umas sementes de arvore outro dia e quero planta-las.
Alguem sabe qual o procedimento correto para que eu obtenha sucesso na germinação?
Ou seja, melhor substrato, local, regas etc.
Desde já agradeço.
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

OI Evaldo. Olha só, você sabe que especie de árvora é? Pois dependendo da espécie o processo é diferente. Algumas sementes tem dormência que precisa ser quebrada outras não por exemplo. Se você souber a espécie fica mais fácil te ajudar.
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, sao algumas sementes de algumas arvores que fui encontrando pelo caminho...
Uma delas eu tenho certeza que FLABOYANT
Mas me explica melhor o que seria essa dormencia.
E como devo preparar a terra, o local, rega etc ?
Obrigado
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Evaldo,

Quanto às sementes de flamboyant, estas têm tegumento duro, deve ser quebrada a dormência. A técnica varia um pouco.
Eu procedo da seguinte forma:

Do uma escariada (raspo com lima) na borda lateral da semente até aparecer a parte interior mais clara (cuidado para não expor demais o tegumento interior), para que a umidade penetre mais facilmente, em seguida deixo mergulhadas em água a temperatura ambiente por cerca de 10 a 12 horas (se alguma flutuar descarte, é um sinal de que não está fertilizada).

Plante em pequenos vasos ou sacos para sementes comprados em casas especializadas, fazendo orifícios de aproximadamente 3 a 4 cm de profundidade (pode fazer com o dedo mesmo) e cubra-as. Após isso, regue (sem encharcar o substrato).

O melhor substrato é o Plantmax, mas já tive sucesso com terra vegetal de boa procedência.

As regas devem ser diárias para manter a umidade constante do substrato. Na minha experiência as germinações ocorriam com cerca de 5 a 6 dias.

Usando essa técnica, tive germinação em quase todas as sementes que plantei de flamboyant.

Abraços e boa sorte. Wink

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Franz
Muito obrigado pelas dicas.
Mas somente mais uma coisa, se eu entendi direito a dormencia seria um processo para "abrir" certas sementes , de forma a acelarar a germinação. Se falei besteira me corrige.
E como saber se devo fazer isso com uma semente ou simplesmente plantar?

Desde ja agradeço
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Evaldo,

Não sou técnico da área, mas vou tentar te explicar numa linguagem não técnica.

A dormência é um estado de latência em que certas sementes de muitas espécies permanecem na espera de um momento propício para germinarem.

Em geral este momento está diretamente ligado a questões como temperatura e umidade ideais, especialmente.

Essas sementes após serem expostas a umidade iniciam o processo de germinação. Se esta situação ideal não ocorrer algumas podem permanecer em dormência até por anos.

A quebra da dormência feita de maneira artificial por cultivadores, corresponde à técnicas que aceleram o processo que ocorre em meio natural.

O que basicamente fazemos é fornecer umidade à semente. A escarificação (pode ser feito por pinçamento, corte, etc.) ajuda na medida em que permite que umidade entre no interior da semente mais facilmente, quebrando a dormência, por fornecimento de umidade na divisão celular (embrião).

Nem todas as sementes precisam deste processo artificial. Elas germinam mais facilmente, bastando coloca-las no substrato.

No geral as sementes que possuem tegumento duro são as mais indicadas (Ex.: Flamboyant, acácia, calliandra, etc.).

Espero que tenha ajudado. Wink

Vamos ver se algum colega com conhecimento técnico nos esclareça mais profundamente.

Abraços e boa sorte.

Franz
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Grande Franz
Mais claro que isso impossivel.
Aprendi mais uma....rs
Muito obrigado pelas explicações
Luca

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Como romper a dormência das sementes de pêssego?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: