FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

HOVÊNIA, uva do Japão
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 4:59 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Nicky,

Que pedra usou neste Penjing??? É a tapiocanga????

E outra, você poderia informar o nome Japonês da Hovênia??? É apenas por curiosidade, acho que outros amigos também devem estar curiosos. T+ amigo e obrigado.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nick, interessantíssima e idosa planta, legal.

Você disse:
Com o tempo de cultivo, essa parte vem cicatrizando, fechando esse espaço, criando essa protuberância. Há uma técnica, que vi em uma revista de bonsai, mostrando como contornar esse problema, solucionando-o.

Pode nos passar esta técnica? Seria muito útil...

Obrigado,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky, eu subi este tópico pq coincidentemente hoje eu comprei uma Hovenia e estava fazendo pesquisa sobre a espécie qdo vi que esta pergunta ficou no ar...quem sabe agora vc tem tempo ou encontrou aquela técnica no qual falava para nos repassar... Wink

Aguardamos ansiosamente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2008 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nicky, tudo bem?

Gostei muito da sua Hovênia! Entre as poucas que vi nos fóruns, esta é a de maior porte e de estrutura mais definida... Rolling Eyes
A robustez do nebari e a textura do tronco são muito bonitos!... Wink
Uma pergunta:
- aqueles 3 ou 4 galhos principais, com os diâmetros atuais, ainda aceitam aramação?... ou já são rigidos demais para serem direcionados?
Se aceitarem, eu pensaria em abaixar um pouco aquele galho da esquerda de quem olha a foto, que apresenta um pequeno calombo... Rolling Eyes .. Com isso, penso que podeira ser preenchida uma certa lacuna na massa verde daquele lado... Rolling Eyes
Caso contrário, talvez seja possível conseguir um efeito semelhante, aramando e abaixando alguns galhos secundários que nasçam do galho em questão...

Outra idéia que me ocorreu foi com relação ao grande shari frontal no tronco... Rolling Eyes
Vi há algum tempo, uma foto na internet de um bonsai de grande porte no qual havia um shari parecido com o do seu...
O bonsaísta proprietário prolongou o shari até o nebari e, junto à linha do substrato, o shari se abria para os lados, companhando as linhas das raizes à direita e esquerda...
Após isso e, ao longo dos anos, ele foi gradativamente escavando a madeira morta no sentido vertical, criando no tronco o efeito de "meia-cana" que, naquela planta, valorizou muito o resultado final!.... Rolling Eyes Wink
Não estou propondo fazer isso... mas apenas colocando uma pulguinha atrás da sua orelha!..... Rolling Eyes ) Laughing
Por fim, e ainda que voce tenha enfatizado a dificuldade em reduzir o tamanho das folhas, na minha opinião elas já estão numa proporção bem razoável face ao porte da árvore!... Rolling Eyes

Os desfolhamentos e podas leves de encurtamento de galhos, não têm estimulado o surgimento de galhos menores, com folhas também proporcionalmente menores?... Rolling Eyes

Voce já pensou num vaso definitivo para ela?.... Já não seria o momento para isso? Acho que a planta "cresceria" muito num belo vaso ... Rolling Eyes Rolling Eyes

Apenas por curiosidade... também vi esta planta ser popularmente chamada, no interior de SP, por "tripa de galinha".... que, se não é um nome sofisticado... até leva uma certa relação com seus frutos!!!... Laughing

Parabéns pelo belíssimo trabalho numa variedade tão pouco usada!...

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 4:43 pm    Assunto: uva Responder com citação

Muito bonito seu bonsai de uva-japão, confesso que não sabia que ficava tão bom. Parabéns...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Vamos tentar mais uma vez para ver se temos sucesso... acho q agora dá!
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Fabiano,

se um consegue, a porta se encontra aberta para que outros também entrem lá!

Sucésso amigo!

Abraços - Ivanil
------------------
-Saber querer é compreender o a que se aspira, com a resolução de o obter.(Rui Barbosa - (Campanha Presidencial, 196).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonita sua planta. Parabéns!!!

Não imaginava que poderia ficar tão bonita essa árvore, apesar que achar seus troncos muito bonitos, tortuosos e com uma ramificação exuberante.

Aqui perto de casa há muitas dessas árvores no passeio e carregadas de frutos atualmante, sendo que no chão há milhares de pequeninas sementes pretas ou vermelhas brilhantes. Acho que depois de ver a sua planta, vou plantar um punhado que coletei esses dias.

abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ladoso Fabiano

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nick, belissímo exemplar. reconheci a espécie pelo fruto. Na minha região nós chamamos de Tâmara. Será que estamos falando da mesma espécie?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: