FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sugestoes para caliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 8:53 pm    Assunto: sugestoes para caliandra Responder com citação

Olá amigos. Estou precisando de sugestões para minha caliandra rosa.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato.E aproveitando o mesmo tópico, queria mostrar as folhas da minha rosa comparada a uma caliandra vermelha, para tirar uma dúvida.É que eu só tinha rosa e a vermelha tem as folhas muito diferentes. Procede? Question

Rapha

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

A principio retiraria os galhos laterais finos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Newgalileu!!

Sua planta com certeza tem grandes posibilidades, na minha opinião
o estilo mais facil que a planta sugere seria moyoji pegando como base
de analize a foto 2 , e voce poderia começar retirando o galho fino da direita o da esquerda (este ai do inicio da curva)e no grosso da direita
vc retiraria esta parte que sobe parece-me estar a ums 8 a10 cm do tronco e na parte de cima vc faria a definição depois da recupeção da
planta,Esta a minha opinião com certeza outras virão/?Grande abraço

PV
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, posta uma foto da sua calliandra vermelha inteira, essa foto das folhas, a da esquerda não me parece com calliandra.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 10:41 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A diferença básica entre a caliandra de flor rosa e a de flor vermelha está em que a segunda apresenta folhas e flores maiores. A casca que recobre o tronco tambem é ligeiramente mais corticosa e de tonalidade um tantinho mais escura. Há uma variedade imensa de caliandras em nosso país, sendo que ultimamente mais duas variedades foram apresentadas pelo pessoal do nordeste: caliandra depauperata e caliandra spinosa. Very Happy

Voltando a atenção para sua caliandra, percebo que há dois troncos saindo do tronco principal, sugerindo dois apices. Eu aconselho seguir a orientação da conicidade e optar pelo corte de um dos dois. O bonsai deve ter uma forma de cone, em que a base é mais larga que o ápice. Seguindo uma linha imaginária, vc observa a saida desde o nebari até a ponta, cortando então o galho que menos se enquadra nessa caracteristica.

Outro ponto são o excesso de galhos, tanto grossos como finos. O tronco de sua caliandra tem um movimento muito bonito, e aconselho vc a explorar isso, eliminando os galhos mais grossos, adequando a nova brotação de maneira seletiva, isto é, escolha os galhos melhores posicionados para formar uma nova estrutura da parte aerea.

Fazendo isso agora, vc ganha em qualidade, vez que terá apenas que conduzir os galhos necessários para a formação do seu bonsai, retirando os excessos que, além de não servirem para nada, apenas atrasarão o desenvolvimento dos galhos principais e secundários.
Lembrando que, após selecionar os galhos, deixe-os crescer um pouco, antes de aramar e dar movimento harmonico ao tronco, para só então cortar, reduzindo seu crescimento e favorecendo a brotação bilateral, com a qual irá formar a estruturaçao mais adequada de cada galho, visando a densificação foliar. (copa mais cheia).

Nessa fase, não há que se preocupar em poupar as flores, pois busca-se primeiro formar o bonsai, para depois, se for o caso, buscar sua floração. Boa sorte. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 03, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Rapha, valeu.
Paulo, obrigado pela sua opnião, quanto mais melhor.
Junior, estou enviando uma foto da vermelha toda, estranhei demais ser uma caliandra também.
Nick, muito obrigado pelas preciosas dicas. Mas quanto as folhas da vermelha, você já viu deste tamanho?

Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Calliandra não é não..também não sei ao certo dizer de que espécie se trata.
Sibipiruna talvez..... Question
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Newgalileu!

Quanto à Calliandra rosa, posso te dizer que as sugestões foram abundantes e pertinentes.
A princípio eu faria uma limpeza tirando todos os galhos finos para uma melhor análise.

Quanto às 2 folhas apresentadas é o seguinte:
A 1ª folha é da Calliandra Haematocephala , que tem os folíolos mais largos. É uma outra variedade.
A 2ª folha é da Brevipes (ou Selloi)

A Haematocephala tem vermelha e branca
A Brevipes tem Rosa, branca e amarela
A Tweedii (vermelha sangue)
Ainda há a Depauperata e a Spinosa
Para minha felicidade e persistência tenho todas, embora algumas ainda mudas e pré.

Essas são as 8 das , aproximadamente, 150 espécies existentes no mundo.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 6:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Em meu viveiro e em outros de alguns amigos aqui em Brasilia, temos caliandra de diversas variedades, sendo que dentre elas, uma tem as folhas bem grandes, maiores inclusive do que essa mostrada. As flores são vermelhas, mas de tamanho reduzido. Tenho ainda uma outra, cujas flores são brancas e vermelhas, que emite brotação alongada, como uma trepadeira. Very Happy

Ainda não tenho, porém, a que foi mostrada em outro tópico, que emite flores completamente brancas. Mas isso é o de menos. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai amigo.

Eu retiraria o segundo galho da esquerda (o de maior diâmetro) e aproveitaria as curvaturas do tronco, que como disse o Nick, são bem promissoras na formação de um moyogi.
Com uma aramação apropriada, você terá um belo bonsai.

Boa sorte
Abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 11:35 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Em meu viveiro e em outros de alguns amigos aqui em Brasilia, temos caliandra de diversas variedades, sendo que dentre elas, uma tem as folhas bem grandes, maiores inclusive do que essa mostrada. As flores são vermelhas, mas de tamanho reduzido. Tenho ainda uma outra, cujas flores são brancas e vermelhas, que emite brotação alongada, como uma trepadeira. Very Happy

Ainda não tenho, porém, a que foi mostrada em outro tópico, que emite flores completamente brancas. Mas isso é o de menos. Wink

Velho amigo Nicky!

Caso você identifique algumas dessas espécies e que seja diferente das que citei acima, tenho o maior interesse.
Abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

acho que deveria seguir a orientação do paulo ventura acho que e o mais indicado pra sua planta nesse momento.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 12:24 am    Assunto: Responder com citação

newgalileu,
uma das opções para a tua caliandra seria assim na minha modesta opinião:

Abraço.
Edson.
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 7:54 am    Assunto: Responder com citação

Elio, obrigado pelo esclarecimento sobre as espécies.
Franz, valeu pela dica!
Flávio, agradeço a opnião.
E Edson meu amigo, gostei da sua projeção!
Enfim valew mesmo pelas opniões de todos. Quando mexer nela posto as fotos da progressão. Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: