FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quais espécies para o outono.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eleana

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 10:53 pm    Assunto: Quais espécies para o outono. Responder com citação

Olá
Sou nova aqui, tenho apenas um pequeno bonsai de jabuticaba de 5 anos que cuido conforme informações coletadas aqui no fórum, mas gostaria de saber com que espécies de ávores eu poderia trabalhar agora no outono. O clima aqui está quente durante o dia, mas faz um friozinho leve durante a noite. Moro em Curitiba.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Eleana,

Se voe se refere a transplante, eu esperaria a temperatura baixar mais um pouco.
Alguns colegas colocam que a melhor é poça para o transplante desta espécie é no começo da primavera, onde a temperatura ainda não é elevada e a planta está saindo de sua dormência e iniciando atividade plena.

Quanto à podas, pode ir realizando podas educativas de pequena extenção.

Abraços e boa sorte.

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Eleana

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 1:31 am    Assunto: Responder com citação

Oi
Obrigada pela resposta, mas o que eu gostaria mesmo de saber é que mudas eu posso comprar e já começar a trabalhar agora nestes dias mais frios, estou começando e embora leia bastante sobre o assunto gostaria de sua ajuda para escolher plantas de crescimento rápido e que sejam mais fáceis de trabalhar.
Obrigada! Embarassed
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Você pode optar por ficus, que é uma espécie bem resistente e adequada a nós principiantes. Especialmente da espécie Variegata.

Eles toleram bem procedimentos.

Abraços.
Eleana

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo
Vou então comprar um ficus variegata.
Obrigada pela dica.
Grande abraço.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Eleana,

Tente também com o Ficus retusa. Este é ainda mais resistente, e tem uma testura bem interesante no tronco, além de desenvolver batante suas raízes aéreas, o que ajuda a reforçar o nebari e dá valor ao bonsai.

Abraços.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 8:01 am    Assunto: Responder com citação

As serissas também são muito boas para iniciantes, as azaléias, calliandras, tendo como particularidade que nesta época estão cheias de flores.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Eleana

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada a todos!
Estou agora com duas serissas ainda pequeninas, duas caliandras também bem pequenas, duas pitangueiras e uma jabuticabeira. Vou esperar que cresçam um pouquinho mais para começar este trabalho de aramar. Estão todas ao ar livre, embaixo de plantas bem maiores que as protegem do sol forte. Ainda vou incomodar muito vcs meus caros amigos.
Abraços
Ainda vou providenciar um ficus.
Eleana

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Joel
Recebi o manual do Bonsai, pra mim nada é básico pois sou
principiante mesmo, e ler muito faz parte do aprendizado.
Muito obrigada, vai ser consultado muitas vezes e é de gran-
de valia.
Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 5:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eleana, em referencia as plantas que vc mencionou possuir, e que diz estarem sob outras plantas maiores, protegidas do sol, aconselho a expo-las mais ao sol: jabu, pitanga e caliandra, são plantas para serem cultivadas a pleno sol, recebendo bem chuva e frio, sem que percam nada, ok? Very Happy

Aproveitando o friozinho, desfolhe as jabu e as pitangueiras. Isso irá facilitar vc observar melhor a estrutura de galhos, podendo estudar qual melhor caminho adotar quanto à condução via aramação. Principalmente, permite que, com isso, vc possa escolher os melhores ou mais bem posicionados galhos, cortando fora o que não for aproveitar para o estilo em que pretenda desenvolver suas plantas. Very Happy

Pode desfolhar sem medo, retirando todas as folhas, da jabu, pitanga e caliandra. Ficus, porém, não aconselho uma desfolha total, mas parcial. Desfolhe um ou dois galhos de cada vez. Aguarde a rebrotação, para só então passar para outro par. Claro que, ao desfolhar, preserve a melhor estrutura, cortando fora o que for desnecessário. Very Happy

Além do livro de bonsai que está lendo, aconselho proceder a uma pesquisa seletiva no forum do atelier, no forum da nipon, e nos sites nacionais: Nipon bonsai, O bonsai, Bonsai Center, Terra bonsai, Bonsai Morro Velho, Bonsai Mizuno, Brasilia Bonsai Clube, Nativos do Nordeste e nas paginas do Atelier, onde vc encontrará excelentes dicas de cultivo, poda, aramação, condução e educação não só para as espécies que adotou e cultiva, bem como para outras que por ventura venha a querer adquirir oportunamente. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eleana

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nickyfury
Suas sugestões foram de extrema valia, amanhã mesmo vou tirar todas da sombra, e vou começar a desfolhar todas elas, é sempre bom receber dicas de vocês que são mestres. Tenho visitado e realizado boas leituras nos sites que me indicou, todos os dias aprendo uma coisa diferente, o que é muito bom e prazeroso.
Abraços
Eleana
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 2:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eleana, é sempre oportuno estarmos ajudando-nos mutuamente aqui no forum. Mas não sou mestre em nada, me desculpe. Mestre em bonsai, para mim, atualmente, aqui no Brasil, só Hidaka, de Atibaia/SP. Se vc ainda não o conhece, não deixe passar a próxima oportunidade que tiver para descobrir e aprender tudo o que quiser saber sobre bonsai com ele. Very Happy

Aliás, em maio próximo estarei novamente com ele, por ocasião do evento a ser realizado pelo Atelier. Se ainda não se inscreveu, faça-o. É uma chance impar, pois alem de conhecer pessoalmente o unico mestre nacional de bonsai que temos, ainda poderá aprender muito mais, e fazer ótimas amizades com os demais participantes e demonstradores. Ao final, verá que há muito mais além de fazer bonsai. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: