|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 12:10 am Assunto: |
|
|
Caro Joel!!
Eu não sei quem foi so sei que eu não fui,e sei também que este bonsai
de rosa realmente é lindo,Valeu a postagem.
Grande abraço.
PV |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 9:38 am Assunto: |
|
|
Se algumas pessoas consideram ou não bonsai, eu não sei. Mas estão lindos os exemplares. Obrigado por compartilhar Joel. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 12:30 am Assunto: |
|
|
Joel,
muito lindo este bonsai de roseira. Acho que até eu vou me animar a fazer um!!! Na casa da minha namorada tem umas roseiras muito antigas só esperando pela coleta...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 8:58 am Assunto: |
|
|
Belos exemplos!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 2:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel!
Valeu, muito legal! Na minha modesta opinião, considero bonsai, sim!
Diego, sugiro usar a Mini-rosa!!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 3:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, os japoneses vêm, há seculos eu diria, desenvolvendo a arte bonsai, adotando para tanto, espécies as mais variadas. Dentre estas, destaca-se as mini-roseiras, que produzem flores particularmente interessantes, vez que não são comuns, como as nossas. Isto é, as petalas não são dobradas mas, antes, simples, como se fossem margaridas.
Como eles são muito perfeccionistas, buscam mudas na natureza, ao invés de usar plantas como essa que vc mostra, criadas em viveiros, obtidas via cruzamentos entre variedades. As deles, geralmente têm flores brancas e são diminutas, se comparadas a essa.
Há uns cinco anos venho formando mini bonsai a partir de mudas de roseira-anã, ou mini-roseira, por causa do tamanho das flores, que fica mais harmonico como bonsai. A dica é cultivar em bacia funda, favorecendo a brotação apical, para que esta "puxe" a "engorda" do tronco. Ao mesmo tempo, faço a retirada do material uma vez ao ano, para poda de raízes e condução estrutural via aramação. Após dois anos e meio de cultivo, com adubação orgânica, as plantas estarão prontas para o envase. Elas não são de sol pleno, preferindo o sol da manhã, e sombra moderada à tarde. Irrigação diária (apenas à tarde), adubação liquida quinzenal, propicião floração constante, mais de cinco vezes ao ano.
Como são fáceis de serem reproduzidas via estaquia, estou tentando agora a enxertia, visando formar uma unica planta com floração diferenciada. Entretanto, ainda não obtive sucesso quanto à redução das petalas, mudando da compleição composta para a simples. Os melhores estilos são: moyogi, multiplos troncos, literato e raiz sobre pedra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
eu tenho duas, uma delas me dá muito orgulho,, achei estremamente interessante a matéria,!!!assim que puder postarei fotos!!!! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
pauloventura , stokman ,sandroguchilo
, edson0605 , ARQPATRIK , Elio Obrigado pelos comentários.
Nicky , em um pequeno espaço destes uma aula para todos nos , acho que é mania de bonsaista , surpreender em espaços diminutos.
Aqui eu conheço a chamada Rosinha de Santa Terezinha que da flores diminutas (+ou- 1cm) que acho se prestam bem para o bonsai , so que é dificel encontrar alguma com um tronco robusto como esta.
Voce poderia , mostrar-nos as suas roseiras com certeza vc deve ter obras de arte escondidas por aí!!!!!
Abraços
Do amigo
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 12:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, não tenho obras de arte não. O que tenho são bonsai mame, que graças à técnica de cultivo que indiquei, respondem bem, com sua floração constante. A menor, de flor branca, produz cachos e mais cachos de diminutas rosinhas.
Como considero mais uma curiosidade, que propriamente bonsai, nunca fotografei nenhuma delas. Mas tão logo possível, farei isso, para postar aki no forum, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 7:44 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
fazer bonsai de roseira é bem complicado, mas o resultado ficou muito bom. Dá pra perceber na última foto que a compactação dos galhos.
Valeu a postagem. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 12:31 pm Assunto: |
|
|
Por essa não esperava |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Ter Abr 29, 2008 10:16 am Assunto: |
|
|
Gostaria de acrescentar ao tópico mais esses 2 bonsai de mini rosa
 _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
croconow
Registrado: 26/07/10 Idade: 26 Mensagens: 86 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 6:23 pm Assunto: |
|
|
alguem poderia mostrar evoluções de roseiras ?? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 17, 2010 9:24 am Assunto: bonsai |
|
|
croconow, tendo como tema para cultivo de bonsai, a roseira foi abordada em outras oportunidades aqui no forum, de maneira que, ao clicar sobre os links abaixo, vc poderá visualizar melhor essa matéria:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=121314&sid=4202db1d2ba2a46caff2c09abdb203df
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=111060&sid=0c977a98e0c2e30b2d93dbd09dfffd32
Em outro forum de que participo, Bonsai Milenar, um forista postou um pré que cultiva, sendo a rosa bem pequena, em torno de 3cm, com poucas pétalas, chamadas por eles de roseira brava:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|