|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 2:47 pm Assunto: GUajuvira... |
|
|
Olá pessoal..
Ja faz um tempo que ganhei esta guajuvira do Gerson Araldi, e agora tomei coragem pra mecher com ela....
Ainda nao fiz muita coisa.... espero a ajuda de vcs!
desfolha
Cortei mais ou menos no meio dessa raiz...
ja colocada num escorredor...parte de tras..
os arames eu ja tinha colocado um tempo antes.... esta e a frente..
Criticas e sugentoes, por favor.. rsrhehrsr _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 30, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Nivorley, minha modesta opinião:
Tente dar mais movimento aos galhos aramados, aproveite que eles ainda estão finos, principalmente os dois mais baixos. Acho que se eles ficarem mais baixos podem ficar melhor.  |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Ter Abr 01, 2008 9:38 pm Assunto: |
|
|
Algum projetista de plantao poderia dar uma sugestao para esta planta??? se é que ela tem futuro como bonsai... rssrhihihi
Ficaria muito grato!! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 12:00 pm Assunto: |
|
|
Nivorley,
projeto não é minha praia. Então não vou ajudar neste sentido.
Mas a guajuvira é uma ótima opção para bonsai. E esta sua planta com certeza também. E para o início está bem encaminhada. Tendo sido replantada agora é melhor não mexer em nada antes da próxima primavera. Em alguns casos a guajuvira demora bastante até se reestabelecer e enraizar satisfatoriamente, até um ano.
Sua planta já tem uma boa quantidade de galhos em posição boa para trabalhar, mas também no futuro não hesite em fazer podas bem drásticas destes galhos, se for o caso, pois ela responderá com farta brotação e provavelmente aumentando ainda mais o leque de opções.
Opção de estilo, ela já está um moyogi, acho que não precisa "inventar" muito.
Espero ter ajudado
abraços
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2008 2:26 pm Assunto: |
|
|
Ah, muito obrigado Elio.
Ajudou bastante amigo.
Eu ainda nao tenho essa noção de direcionamento e estilos muito clara, e a fauta de experiencia deixa a gente meio perdido, sem saber o que fazer.......
Valeu mesmo!! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Nivorley
Como lhe havia dito ela é fruto de yamadori, por isso fez bem em começar a diminuir o pivo da raiz, não tenha medo de na próxima vez que for transplantar ir diminuindo ainda mais, desde tenha mais raizes novas mais acima.
Quanto a parte aérea o colegas já falaram, apenas reforçaria vc tem duas opções quanto aos galhos, ou de movimento a eles já, ou deixe crescer livres para engrosarem e no próximo ano pode eles mais ou menos a 2 a 3 cm da tronco assim consiguirá movimento e conicidade também com o galho, eu prefiro trabalhar desta maneira, acredito que o resultado fique melhor, mas reconheço que demora um pouco mais, mas vale a pena.
Mas vamos aguardar o pessoal mais experiênte dar as opiniões.
Um abraço
Gerson _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 10:29 pm Assunto: |
|
|
Valeu Gerson,
é uma honra ter sua opiniao postada aqui, muito obrigado!!!
Grande abraço! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|