FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha e Aramação de Maricá
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Oi Joel, tudo bem?

Não queria "chover no molhado".... Rolling Eyes .. mas sua maricá tá mesmo uma beleza!
Voce retirou daquele yamadori a essência do movimento e a construção da estrutura tá indo muito bem!...
Li todas as sugestões, assim como, o que voce tem em mente com essa planta... e acho que o caminho tá muito claro!... Wink
Apenas um pequeno detalhe que me ocorreu, olhando o ápice da planta:
- existe aquele primeiro galhinho bem no topo, na vertical... e..
- existe um segundo galhinho, aramado, imediatamente abaixo dele, a esquerda da planta...
Para enfatizar o movimento do moygi, criando mais uma curva no tronco, além das existentes, eu pensaria em usar o segundo galhinho como ápice, dirgindo-o mais mais cima, porém, mantendo-o ainda inclinado para a esquerda, definindo a curva que mencionei.... Rolling Eyes Rolling Eyes

O que te parece?... Rolling Eyes Rolling Eyes

Mas como disse, sua planta está ficando maravilhosa, no caminho em que voce a está conduzindo!... Wink

Parabéns e um abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo se um dia meu maricá chegar proximo ao teu projeto , eu ficarei extrmamente satisfeito. Muito bonito , ja copiei e salvei. Valeu a ajuda.

Charles , obrigado pelos elogios .
Realmente é uma ótima opção , pois como está aquele galho ocupara a parte interna da curva , mas me diga uma coisa , fazendo esta modificação eu teria que tirar a porção do tronco acima do galho , não é mesmo?
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

joellagunasc escreveu:

Charles , obrigado pelos elogios .
Realmente é uma ótima opção , pois como está aquele galho ocupara a parte interna da curva , mas me diga uma coisa , fazendo esta modificação eu teria que tirar a porção do tronco acima do galho , não é mesmo?

Oi Joel...

Sim, caso aquele segundo galhinho venha a ser o ápice, a parte do tronco acima dele deve ser eliminada.... Rolling Eyes
Pessoalmente não acho que haja algum impacto negativo, até porque, há uma grande poda já feita naquele local... que afinal, apenas se deslocaria um pouco para baixo... Rolling Eyes
Só recomendo que, caso se decida mesmo por esta alternativa, voce primeiro direcione o galhinho na posição desejada e apenas elimine aquele primeiro, mais alto... Não faça ainda a poda daquela parte superior do tronco, até que o novo ápice esteja um pouco mais desenvolvido... mais grossinho... Rolling Eyes
A razão desse cuidado é a seguinte:
- quando fazemos uma grande poda radical num yamadori, como voce fez neste, apenas temos certeza de que haverá um monte de novas brotações... mas nunca temos certeza exatamente onde ocorrerão...
- neste caso, o galhinho em questão só será importante devido à exata posição dele....
- caso voce elimine de imediato a parte superior do tronco, a poda grande chegará muito próxima da galhinho, correndo o risco de prejudicar o fluxo de seiva que o alimenta... podendo até matá-lo!... Shocked Crying or Very sad Wink

Assim, sugiro que voce posicione o galhinho, elimine o mais alto... e agaurde alguns meses até a poda e acabamento do tronco... Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraço,
Charles
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Charles , conforme tua orientação , ja reposicionei o segundo galho,aproveitei tambem para baixar um pouco mais seus outros galhos.
O marica costuma secar a ponta do galho quando se poda (+ou- uns 2 cm) por isso tem alguns galhos que estão maiores doque o desejavel.

Antes e depois

Que achastes??

Joel
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Oi Joel...

É exatamente isso!... Wink
Só acho que voce deve eliminar o galhinho que era o antigo ápice, para que o novo passe a receber mais seiva e acelere o desenvolvimento... Rolling Eyes
Caso haja novas bratoções no trnco, acima do novo ápice, elimine assim que surjam.... até o momento em que seja definitivamnte eliminado a parte superior do tronco... Wink

Também gostei dos demais galhos mais abaixados... mas sobre isso eu teria mais um pequeno comentário:
- abaixando os galhos predominantemente por tração, como voce fez, os galhos tendem a abaixar ou mantendo-se retos (sem movimento), ou fazendo uma curva em arco (pouco natural). Na sua planta ficaram retos... Rolling Eyes
Não conheço a flexibilidade dos galhos da maricá depois de mais grossos, mas talvez seja o caso de voce pensar sobre fazer agora uma aramação de todos e galhos e movimentá-los em toda a sua extensão, provocando sinuosidades que se harmonizem mais com o movimento do tronco... Rolling Eyes

Apenas insisto que, adotando ou não essas sugestões, sua maricá já tem ares de "puro-sangue"... Wink

Abraço,
Charles

Editado pela última vez por Charles em Qui Abr 10, 2008 7:13 pm; num total de 1 vez
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 10:28 am    Assunto: Responder com citação

oi joel muito bonito esse tronco , acho que as sugestões do sergivaldo caiu como uma luva pra essa planta e soo seguir as orientações que ele te deu e com certeza vai ficar show.
um abraço.
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Charles , com tua ajuda , tenho uma grande expectativa para este maricá. So tenho a te agradecer.

Quando eu traciono um galho eu começo colocando o arame sempre na base do mesmo vou enrolando ate a ponta e aí sim com o restante do arame eu amarro na borta do vaso. Faço isso por 2 motivos:
1- distribuir a força da tração por toda a extensão do galho , e não so na ponta ,
2- Se necessário poder dar movimento ao galho

Como a minha ideia era tracionar o galho reto , eu acabei colocando um arame muito fino , que não permite dar movimento ao galho.
Creio que vou ter que trocar estes arames por um mais grosso.

Uma peculiaridade do marica é que quando voce arama ou poda o apice de um galho ele sem mais nem menos seca (alguns) . por isso minha idaia era aramar sem dar muito movimento para não extressaer seus galhos

Flavio esse marica esta sendo constuido a 6 mãos , Eu , Sergivaldo e Charles. Com esses feras ajudando acredito que vai sair coisa boa

Abraços a todos

Joel
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Joel...

Pela característica da maricá de secar parte dos galhos podados, acho mesmo prudente fazer como voce tem feito, tanto no comprimento maior dos galhos, como na própria quantidade de deles...
Imagino que no futuro voce possa reduzir e simplificar um pouco... como comentou o grande Sergivaldo!... Wink

No mais, é todo seu o mérito por este trabalho, desde o iníco, quando teve olhos prá identificar grande potencial desta maricá... Wink

Abraço,
Charles
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Charles , Sergivaldo e demais amigos , a maricá e tão danada que ja esta cheia de brotações.

Abraços
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Uma foto do estado da nova brotação desta maricá. Pecebi que o marica gosta de podas drasticas.

Vejam o aspecto da copa mais triangulado

Abraçso

Joel
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Joel

Quando fazer o refinamento vai ficar otimo hem, ja esta com uma copa bem compacta, nao demora muito para ter mais um belo exemplar......................
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Oi Joel...

Tá indo bem demais sua maricá!... Wink
Acho que no final do inverno voce poderia podar aquele galhinho no topo da árvore, assim como aquele pedacinho mais alto do tronco, prá estimular o desenvolvimento do galhinho a esquerda, que voce aramou, visando formar a ultima curva do moyogi... Rolling Eyes

Acho que até o final do ano a massa verde estará totalmente compacta, não acha?... Rolling Eyes ... Quando isso acontecer, seria legal analisar se o bonsai ficaria mais bonito com a copa toda compacta numa unica massa verde, ou se seria mais legal fazer uma poda bem leve, só prá definir alguns patamares, sem perder a compactação, mas permitindo visualizar partes do tronco ao londo da altura.... Acho que ficaria muito bonito assim... Rolling Eyes Wink

Parabéns e um abraço,
Charles
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Joel!
Este teu marica é uma(over dose )de incentivo para todos nos que estamos acompanhando a sua extruturação e desenvolvimemto,com serteza resultara em um belo bonsai ta de parabéns.
G.abraço.
Pv
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá Joel,

Gostaria de parabenizar o amigo pelos belos trabalhos que vêm mostrando aqui no fórum...

Só uma perguntinha, qual pasta selante o amigo utiliza?
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: