|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 12:00 pm Assunto: AJUDA NA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E DICAS P/ O TAMARINDO |
|
|
Bom dia, é com enorme satisfação que estou participando deste site, gostaria de agradecer antecipadamente todas as dicas que vocês, mestres da arte, estão disponibilizando pra nós, iniciantes, e pra começar já estou cheio de dúvidas . kkkkkkkk.
Vocês poderiam me ajudar a reconhecer essas duas primeiras espécies que consegui suas mudas "in natura", dá dicas e me informar se elas podem ser trabalhadas e a terceira, sei que é de tamarindo, mas adoraria receber dicas de como trabalhá-la. A primeira, chamam aqui de Castanhola, mas procurei a mesma na net e não encontrei nada e a segunda, se isso pode ajudar em alguma coisa, ela floresce e sua flor é um tipo de algodão. Muito obrigado pela ajuda.
Atenciosamente,
Rafael Albuquerque
Espécie 1
Espécie 2
Tamarindo

Editado pela última vez por Rafa em Ter Abr 08, 2008 6:57 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 12:03 pm Assunto: |
|
|
Peço-lhes desculpas pelas fotos, ficaram um pouco grandes, mas na próxima vez, corrigirei este erro. Obrigado.
Atenciosamente,
Rafael Albuquerque |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 2:07 pm Assunto: |
|
|
Tô pensando em fazer um poda drástica nos exemplares, será que devo? Se sim, como devo prossegui-las.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 7:30 pm Assunto: |
|
|
Rafa, a primeira eu não conheço, mas a segunda parece ser uma paineira, ou uma castanheira do maranhão, não tenho certeza
acho que não é uma boa idéia fazer poda drástica agora, deixaria crescer e engrossar mais um pouco _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 10:14 pm Assunto: |
|
|
Rafa,
a primeira não conheço, mas te digo que terá muito mais trabalho que bonsai com ela. Os talos, ou pecíolos, são muito longos e não conseguirá uma boa compatação.
A segunda é castanheira do maranhão, dá trabalho mas dá um bonsai bom.
O tamarindo, assim como a castanheira, precisa de muito espaço, como escorredor/mamadeira, para ficar melhor. Depois de desenvolver bastante pode fazer uma poda drástica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 2:20 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marcos e darkaso pela ajuda, tive pesquisando sobre a castanheira do maranhão como vcs falaram e acho q realmente deve ser a mesma espécie, e também vi outras parecidas como a ceiba, a sumaúma e fikei um pouco na dúvida. Vou fazer o q vcs falaram, deixar elas se desenvolverem um pouco mais, colocá-las no escorredor, para depois tentar trabalhá-las. Darkaso, vc acha q não dá mesmo pra trabalhar a 1ª? Quando colhi as mudas, tanto dela como da castanheira, notei q seriam trabalhosas, mas q se eu conseguisse trabalhar, resultariam em belas árvores, mesmo sendo iniciante me lancei este desafio e vou tentar mesmo assim. Obrigado mais uma vez a vocês e espero q possam me ajudar neste caminho de aprendiz. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 10:27 pm Assunto: |
|
|
A segunda, como ele falou que dá algo parecido com um algodão, não é castanheira do Maranhão não. É o que a gente chama de barriguda aqui em Pernambuco. Eu tenho as duas, as folhas são parecidas, mas o tronco é bem diferente. A barriguda tem muitos espinhos, enquanto a castanheira não. |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 1:55 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Paulo. Estive em uma exposição neste fim-de-semana aqui em Recife, muito boa, vale salientar, e me informaram que a primeira é a castanheira e a segunda é a paineira, ou como vc falou, conhecida como barriguda.
Realmente são plantas difícies de se trabalhar, mas vou tentar, como falei anteriormente, depois que estiverem com uma formação melhor, posto novos fotos. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 10:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafa
Foi bom ter lhe conhecido no sábado!
Espero que estas, bem como outras plantas que certamente virão, possam futuramente transformarem-se em belos bonsai  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 7:42 pm Assunto: |
|
|
Valeu Alexandre, o prazer foi todo meu, espero nos encontrarmos mais vezes e que eu possa aprender um pouco com vocês
Meus parabéns pelo vitória com seu Shohin, realmente é um exemplar muito belo
Aproveitando que você está vendo o fórum, agradeceria se vc opinasse sobre as mudas acima
Obrigado. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 10:34 pm Assunto: |
|
|
Rafa
Como bem comentaram os amigos acima, as plantas precisam de uma engorda... o que pode ser feito agora é uma aramagem para dar movimento aos troncos, o que pode ficar difícil quando eles estiverem mais grossos
Depois me manda teu e-mail para manter contatos. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|