|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 8:58 pm Assunto: |
|
|
Cara, é verdade, não é tipuana!!!!
Mas as fotos que postei são de tipuana com certeza, pois a semente é igual a da foto que vc colocou o link!
Valeu, abração _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 9:34 am Assunto: |
|
|
Realmente... são sementes diferentes.
Ivo, se as sementes postadas por você são de Tipuana, as que eu postei seriam de qual árvore? E você afirma que a foto da árvore postada pelo GustavoLP são de Jacarandá-tã.
Como ficamos? Este é o grande quiestionamento... Alguém consegue ajudar? _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 3:14 pm Assunto: |
|
|
nabase, as fotos das árvores que postei são sim de tipuana, com certeza! Elas dão sementes iguais as que o nosso amigo Ivo postou. Inclusive, essa época as árvores estão CHEIAS de sementes! Realmente, essas sementes que vc postaste, nabase, são diferentes da Tipuana tipu.
Acho então, que essas sementes que vc postaste, nabase, devem ser de Jacarandá-tã.
abraço _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 11:57 am Assunto: |
|
|
Prezados amigos,
O jacarandá-tã a que me refiro é o tema deste tópico, a árvore a ser identificada, e não as fotos de árvores adultas, que são, da fato, tipuanas.
O jacarandá-tã, também chamado jacarandá-bana, jacarandazinho, amendoim-do-campo e faveiro, cujo nome científico é Platypodium elegans, ocorre no cerrado e na mata semidecídua desde o sul do Piauí até o MS e SP. Parece um pouco a tipuana, mas prefere solos mais secos e não tolera o frio como ela (uma geadinha matou o que eu tinha em 2002).
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 12:16 pm Assunto: |
|
|
Ivo, você por um acaso, não teria uma foto de um bonsai de Jacarandá-tã? _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 12:27 pm Assunto: |
|
|
Amigo nabase,
Como a vasta maioria das nativas o jacarandá-tã é desprezado como bonsai, e acho remota a possibilidade de que alguém o tenha. Eu tentei por uns dois anos com uma muda nascida de semente, mas, como eu disse, ela morreu. Do pouco de experiência que tive posso dizer que é de crescimento muito lento e não responde muito bem às podas.
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|