|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 4:17 pm Assunto: Pithecolobium tortum |
|
|
Olá pessoal!
Alguém já fez alporque de Pitheco. Preciso fazer um alporque no tronco e como não tenho experiência de alporque nessa espécie tenho receio de perder a planta. O diâmetro do tronco é em torno de 2cm.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 7:19 pm Assunto: |
|
|
Opa!!
Pode fazer sem receio, porque não falha um, só não recomendo nesta época, espere a primavera.
Abraço! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 4:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
A alporquia é a melhor forma de se obter novas plantas a partir de material antigo. Pode e deve ser usado em praticamente toda e qualquer espécie vegetal, sem restrições.
Como disse o colega, a melhor época é o inicio da primavera, para que tenha maior chance de sucesso. Mas, se for bem cuidado, mantido a area sempre umida, sem encharcamento, e estando a planta saudável, poderá ser aplicado com ótimo resultado em qualquer época do ano, exceto no inverno.
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie. Algumas, como o pinheiro negro, a jabu e outras, pode levar mais de um ano para o alporque completar o ciclo germinativo e permitir sua retirada. Outras, como o ficus, caliandra e piracanta, leva menos tempo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 7:55 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
a estaquia em galho grsso, algo maior que um punho fechado, daria para fazer? Alguém sabe dizer?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ladoso Fabiano
Registrado: 02/04/08 Mensagens: 22 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 8:09 pm Assunto: |
|
|
Elio, Pode fazer a alporquia sem medo, a planta responde muito bem, desde que seja feita na época certa. (começo da primavera)
Darkaso, eu não arriscaria perder um galho desta espessura, suas chances são poucas. Tente fazer uma alporquia, com certeza voce vai ter bons resultados.
Um Abraço
Rogério |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 8:23 pm Assunto: |
|
|
Shizen,
o galho seria de uma árvore adulta, eu faria o corte e chegando em casa colocaria em areia. Mas a aporquia ode ser uma boa, só não sei se alguém iria lá de curioso para tirar, esse é meu receio.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 8:31 pm Assunto: |
|
|
Darkaso já vi testemunhos que pega,a amiga Angela Fernades já mostrou um da grosurra de um punho que enraizou só na água
Um amigo aqui de Goiania tb me falou que pega beleza...ele tinha um grande,cortou no meio,pegou o cotoco plantou na areia pura e pegou  _________________
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 12:00 pm Assunto: |
|
|
Ola Sdlucca, Shizen, pessoal!
Obrigado pelas informações. Irei arriscar na Primavera.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
posso tentar então, já que terei a possibilidade de arumar outros por ter duas árvores enormes perto do trabalho.
Valeu _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo Joãoporto!!
Beleza de passo a passo. Fiquei tranquilo com a certeza de que a espécie aceita bem esse meio de propagação!
Valeu! _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|