|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 12:34 pm Assunto: Jabuticabas |
|
|
Dois problemas:
1)Isso já aconteceu outras vezes: eu vou reenvasar, e o que acontece? as plantas não suportam. Secam as folhas todas. Eu tenho uma que já está assim faz quatro meses, sem folha nenhuma, embora continue viva. Isso é normal? Tem algum modo de mudar isso?
2)Meu irmão não botou água, e o resultado foi o mesmo das plantas acima: perdeu todas as folhas, mas continua viva. Isso faz pouco tempo, umas duas semanas. Recupera? Se sim, demora? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 12:08 am Assunto: |
|
|
Paulo,
quando fazemos uma poda de raízes no reenvase , estamos diminuindo a capacidade de absorção de nutrientes pela planta. Se não fizermos uma desfolha na planta geralmente ela não sobrevive. Como não consegue se alimentar, o primeiro sintoma é secar a folhagem e depois os ramos mais finos... Um belo dia, está morta...
Eu mesmo já matei algumas mudas por não observar estes detalhes.
Da próxima vez que for reenvasar não se esqueça de desfolhar (a jabuticabeira aceita muito bem este procedimento) e manter a planta na sombra nas primeiras semanas...
Quanto ao segundo problema, baseado na minha experiência em matar plantas eu diria que ela está na UTI e já foi desenganada pelo médico... na minha opinião, a morte é praticamente certa...
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 1:13 pm Assunto: |
|
|
quando eu fui reenvasar, nem podei raiz, tinha bastante espaço. Não sei por que isso aconteceu. Isso já aconteceu antes com uma pitangueira, e ela ressucitou, espero que aconteça de novo. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 7:43 pm Assunto: Água |
|
|
Paulo
As jabuticabeiras gostam de muita água. Pelo que entendi, pelo menos uma delas ficou sem água depois do transplante. Isso pode ser fatal.
Mesmo quando não podamos as raízes, ao mexer nelas durante o transplante danificamos muitas raízes finas de absorção, o que provoca estresse na planta.
Depois do transplante, devemos nos certificar de não deixar grandes espaços de ar no substrato, que podem ressecar raízes. Também devemos deixar o vaso mergulhado por meia hora e nos próximos dias regar 3 vezes ao dia, mesmo que ainda pareça molhado entre as regas, mantendo a planta em local sombreado por pelos menos 15 dias. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 8:29 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
O Ferreira está correto. Nos transplantes ou troca de substrato, o correto e mergulhar todo o vaso dentro dágua e esperar até parar de sair borbulhas. Enquanto está saindo borbulhas é sinal que o substrato não está todo molhado. Só regar por cima deixa vazios sem molhar no substrato que além de prejudicar a planta por falta de água ainda favorece o aparecimento de fundos e outros patógenos. Quanto às jabuticabeiras, é uma das plantas que mais gostam de água. Mantenha-as sempre bem regadas.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 11:34 am Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Paulo,
quando fazemos uma poda de raízes no reenvase , estamos diminuindo a capacidade de absorção de nutrientes pela planta. Se não fizermos uma desfolha na planta geralmente ela não sobrevive. Como não consegue se alimentar, o primeiro sintoma é secar a folhagem e depois os ramos mais finos... Um belo dia, está morta...
Eu mesmo já matei algumas mudas por não observar estes detalhes.
Da próxima vez que for reenvasar não se esqueça de desfolhar (a jabuticabeira aceita muito bem este procedimento) e manter a planta na sombra nas primeiras semanas...
Quanto ao segundo problema, baseado na minha experiência em matar plantas eu diria que ela está na UTI e já foi desenganada pelo médico... na minha opinião, a morte é praticamente certa...
Espero ter ajudado...
Edson. |
O jeito é chamar o Dr. House pra ajudar, ou seja, o Geraldo.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 2:50 pm Assunto: |
|
|
Se vocês ainda não acreditam em milagres, podem começar a acreditar: as duas plantas que eu falei ressucitaram. A primeira eu reenvasei em julho do ano passado e ela não aguentou. Ou seja, passou 9 meses só o toco. A segunda cinco meses. Me disseram que ela tava na UTI e ia morrer, mas enquanto o tronco estava verde eu não tive coragem de jogar. O resultado está aí: as duas estão brotando com força total. Estranho, mas verdade. |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 5:15 pm Assunto: |
|
|
Muito legal! Parabéns!
Já aconteceu uma vez com uma jabuticabeira minha, que esqueceram de regar por dois dias.
Ela secou todinha.
Eu cortei todas as folhas, deixei só os cabinhos, e ela rebrotou e está linda.
Ana |
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 52 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 10:50 pm Assunto: |
|
|
Como fazer no reenvase de um Buxinho, considerando que ele não aceita muito bem a desfolha? _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
Registrado: 13/02/08 Idade: 43 Mensagens: 98 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 8:48 pm Assunto: |
|
|
Eu envasei um buxinho tem uns 6 meses e ele suportou bem. Retirei muitas folhas dos galhos, mas só as mais escuras, mais velhas, deixando as folhas novas, com um verde mais claro. Não tire todas as folhas de um galho pois ele provavelmente irá secar. Depois eu coloquei ele na sombra e costumava borrifar água anoite. Ainda assim algumas folhas amarelaram, mas no geral ele recuperou muito bem. E eu havia feito uma boa poda de raízes, pois retirei do chão.
Espero ter ajudado.
Abraço _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 5:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
Caros colegas, o que acontece, na maioria das vezes, é que não temos paciência de aguardar o melhor período para proceder a determinados trabalhos nas nossas plantas, ocasionando com isso um estresse muito grande, que redunda geralmente na perda de material.
A melhor época para proceder a troca de substrato, ou a um envase ou replante, é na primavera. Eu sei que por vezes quando adquirimos uma muda, seja de viveiro ou retirada do solo, queremos por que queremos fazer tudo naquele exato momento. Afinal, por que eu iria esperar até setembro para fazer algo que posso fazer agora?
Mas aí é que está. As plantas, ao contrário de nós, percebem melhor as sutilezas das alterações climáticas. Ao procedermos a sua retirada do local onde viceja, e a inserimos em outro substrato, diferente do que ela estava acostumada a se desenvolver, ela simplesmente responde dessa forma. Interrompe seu ciclo, não se alimenta nem busca elementos que propiciem a continuidade do que vinha fazendo antes.
Então, a primeira regra é: Paciencia. custa? sim, custa. Mas significa que, se a cultivarvos, nossas plantas sempre irão se recuperar, sem traumas, sem perdas.
Veja só, isso não significa que não se possa executar algum trabalho na jabu, enquanto aguarda a primavera, melhor momento repito, para seu reenvase. POdemos desfolhar ela totalmente, o que nos permite estudar melhor sua estrutura aerea, facilitando a escolha dos melhores galhos, ou dos mais bem posicionados, que deverão ser então aramados, cortando-se fora os galhos que não irão ser aproveitados dentro do estilo pretendido.
Desfolha feita, planta aramada. Agora, muna-se de paciencia, e aguarde a primaver chegar, para eliminar o excesso de terra, estudar o nebari, formar uma boa estruturação de raízes (radial, se possível) e replantar a dita cuja, que a essa altura do campeonato, estará plena de novas brotações. Uma belezura.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|