|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Evaldo Salustiano
Registrado: 08/03/08 Mensagens: 79 Localização: Campo Mourão - Pr
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 6:45 pm Assunto: Pedriscos, pedras... |
|
|
Ola
Tenha algumas duvidas sobre qual o tipo de pedrisco ideal para se fazer a mistura com o substrato e qual não pode de jeito nenhum
E tambem saber se aquelas pedras pequenas utilizadas em construção (basalto, eu acho.. ) pode ser misturada ao substrato.
Obrigado _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 7:25 pm Assunto: |
|
|
Evaldo o pedrisco muito utilizado, varia para alguns foristas, é caco de telha ou de tijolo picado grosso e fino, pedrisco de areia grossa e fina, aquela areia utilizada em material de construção. Laterita, Dolomita e Vermiculita. Existem outros componentes, que cada bonsaista desenvolve conforme o seu clima. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 8:05 pm Assunto: |
|
|
Evaldo,
também pode ser usado como pedrisco a brita zero.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 9:43 pm Assunto: ... |
|
|
Ok... eu sou novato como bonsaísta, mas tenho algumas ressalvas sobre a brita e a dolomita.
Ambas são de origem calcária, e elevam bastante o PH do solo e da água, motivo pelo qual são muito utilizadas por aquariofilistas, especialmente para a criação de carpas e kinguios, que necessitam de águas com PH superior a 7.
Como tenho visto em muitos "guias de cuidados" e livros sobre bonsai, a maioria das plantas não se desenvolve bem em solos alcalinos (com grande quantidade de calcário), então eu sugiriria maneirar no uso tando de dolomita quanto de brita (assim como de outras rochas calcárias).
Aqui na vizinhança eu já sou "conhecido pelas maluquices", como juntar tijolos e telhas em caçambas de construção, para moer e fazer pedrisco. Também compro cascalho de rio nº 0, que tem um tamanho semelhante ao do "areião grosso" de construção, só que com a vantagem de que vem bem mais limpo.
Uma boa opção também é quebrar sinasita (aquelas bolinhas de argila expandida), e "lavar" o pó que fica da quebra.
Bem, acho que é isso.
Boa sorte por aí! _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 9:33 am Assunto: |
|
|
Erick,
a muito tempo não vejo brita como esta que colocou. Realmente confere a informação dada por você, mas normalmente a brita tem sido feita de restos de granito, que não tem problema nenhum. Não sei em outras regiões como está, mas por aqui não se vê a brita calcária mais.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 12:27 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | Evaldo,
também pode ser usado como pedrisco a brita zero.
T+ |
A todos os amigos que prontamente me responderam, muito obrigado.
Darkaso, perdoe a minha ignorancia, mas quando voce diz brita zero , voce se refere àquela usada em construcao?
Abraços a todos _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 15, 2008 6:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedrisco, no meu entendimento, é uma pedrinha pequenina. A melhor, no caso, é aquela obtida após o peneiramento de areia de construção, a tradicional areia grossa obtida em rios. Brita, seja ela zero ou não, pode ser usada no fundo do vaso, a titulo de auxiliar a uma boa drenagem, escoando toda a agua que porventura restar após a rega no fundo do vaso/bandeja.
O caco ceramico, resultante da quebra de pedaços de telha ceramica ou de tijolinho maciço é de longe o melhor material para se agregar a qualquer terra granulada (eu uso terra de cupinzeiro, que queimo durante 30 minutos, deixando "esfriar" ao sol pleno por uma semana, antes de usar).
Claro que essa mistura irá depender de diversos fatores, sendo o principal deles a região em que o cultivador/bonsaista residir. Em seguida, deve-se cuidar para que, determinadas espécies vegetais, não irão ser em todas aplicado o mesmo substrato. Azalea, p.ex., pede um solo mais acido: eu uso substrato plantax, vendido a horticultores, para a germinação de sementes. Esse composto possui terra vegetal, particulas de carvão vegetal, casca de pinus queimada, vermiculita, dentre outros, que fornecem uma boa base para o desenvolvimento das raizes da azalea.
Em trabalhos de raizes sobre rocha ou plantas sobre pedras, misturo plantax com musgo esfagno pré umedecido em hormonio enraizante, terra argilosa e caco de tijolinho. Esse substrato permite um "agarramento" maior das raizes à pedra ou rocha.
Como se vê, cada caso é um caso. Em recente visita ao viveiro da Regina Suzuki, observei que ela usava um material facilmente decomposto, para formar seus pinus. Esse substrato, leve e drenante, possibilita um bom desenvolvimento e recuperação das raízes dos pinus nigra. Solo bem diferente do usado por mestre HIdaka, por exemplo.
Então, ao cultivar seu bonsai, seu pré, ou sua muda, tenha em mente que não deverá usar o mesmo tipo de solo para todas, mas uma combinação de alguns tipos ou então, um tipo unico. Alporques tirados pegam melhor em areia + plantax. Sementes germinam melhor na areia grossa, sem peneirar. Estacas, pegam melhor em areia + plantax, ou apenas em Plantax + caco de telha, a depender, claro, da espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 6:33 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Amigos, muito obrigado pelas explicacoes.
Clareou bastante as ideias _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 9:40 pm Assunto: |
|
|
Evaldo,
a brita é a de construção mesmo. Como o nicky colocou é bem mais apropriado o pedrisco menor, mas em caso de falta a brita pode ser usada. Como iniciei em uma época que o material específico era muito difícil e caro, acabei arrumando esta alternativa. Apesar de não ideal sempre me deu bons resultados. Mas hoje em dia deve ser tranquilo arrumar o material, até mesmo em casas de construção ou mercados maiores pode-se encontrar bom material.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|