 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

Registrado: 26/08/06 Mensagens: 380 Localização: Vitória - ES
|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 2:25 pm Assunto: Jabuti. |
|
|
Aí vai minha Jabuticaba!!!
Aguardando anciosamente a primeira frutificação que deve demorar mais alguns anos.
Abraço.
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 4:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo, embora pareça que sua jabu está, digamos, finalizada, creio que vc poderia estar fazendo mais no sentido de formar uma estrutura aerea mais adequada para ela.
Eu a retiraria desse vaso, e replantaria em uma bacia plastica grande, perfurada na lateral e no fundo, para que a planta pudesse se desenvolver melhor, tendo em vista que falta um pouco mais de conicidade a ela. Para agregar essa conicidade, o ideal é eliminar o galho que sobe a partir da forquilha, lado esquerdo. Replantando sua jabu, poderia escolher uma nova frente com que trabalhar, visando esconder um pouco essa curva acentuada do tronco principal, que não combina com o estilo pretendido.
Observe: um hokidashi, ou escova invertida, deve ter, obrigatoriamente, o tronco principal o mais retilineo possivel. A estrutura da copa deve formar galhos simétricos, e sem conicidade desde a base, isso não acontece em sua planta.
Mudando a frente, cortando o galho mais grosso à esquerda, vc pode optar por um moyogi, estilo que irá ficar mais harmonioso, considerando todo o conjunto final. Enquanto na bacia, vc poderá empreender melhor essas mudanças e alterações, sem acarretar prejuízos na recuperação e desenvolvimento de sua planta, por ser bem mais facil controlar seu crescimento dessa forma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 10:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Leonardo
Gosto desta "combinação" de estilos! Principalmente porque nossas nativas dão estas opções na natureza...
Uma sugestão para sua planta seria baixar um pouco mais a copa e os galhos. Planta-la mais para direita ou mudar para um vaso maior e mais raso também pode ser uma boa  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 2:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo, se sua jabu fosse da familia das coniferas, poderia vc trabalhar a planta, visando educá-la mais ou menos como nesse desenho de J. Naka:
http://www.bonsai-wbff.org/nabf/assets/newsletter1/sketchbook/b&w15.gif
Entretanto, ficaria um pouco fora do padrão (embora no forum, vez ou outra, seja mostrada fotos de bonsai que não seguem nenhum padrão e nem por isso sejam menos belas), como dizia, ficaria fora do padrão conduzi-la nesse estilo, mais ainda assim, pode ser uma boa opção, conquanto aproveitaria o tronco curvo dela.
Embora concorde que alguns trabalhos podem ser finalizados e apresentar mais de um estilo neles, não é o caso do estilo HOKIDASHI. Ele não comporta misturas de estilos, vez que exige tronco reto e copa ampla, ligeiramente arredondada. Poderá ser plantado em uma laje de pedra, ou um vaso de bordas baixas, distribuindo-se seu nebari de forma o mais radial possivel. Mas não poderá ser fixado sobre uma rocha, nem ter raizes presas a uma pedra, por exemplo.
Quanto ao fato de ser uma nativa, isso não significa que não possa ser educada, via aramação e poda, se o estilo pretendido for o HOKIDASHI. Agora, se a intenção for mostrar uma jabu como existe na natureza, fico com o que diz nosso mestre HIDAKA: jabu, na natureza, na maioria das vezes, estilo MULTIPLOS TRONCOS. Embora, ele tambem tenha uma jabu han kengai entre suas preciosidades.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

Registrado: 26/08/06 Mensagens: 380 Localização: Vitória - ES
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 8:18 pm Assunto: |
|
|
Nick,
Entendido!!! Estou a pensar seriamente em usar essa jabuti para um penjing sobre um suiban de pedra.
O que acha da idéia?
Vou preparar o projeto e posto mais tarde
Abraço
Leonardo _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 1:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo, vc tem mostrado um talento raro, a meu ver, para trabalhar determinadas plantas. Gosto de acessar o forum e observar a linha de trabalho que vc vem desenvolvendo, particularmente um ulmus e uma carmona, suas, mostradas aqui. Parabenizo vc, pelo excelente trabalho nelas realizado.
Olha, fazer um penjing com essa jabu é algo interessante, sim. Ao acondicionar a planta sobre um suiban, ou mesmo uma laje de pedra, acredito até mesmo que a melhor frente seja a da ultima foto.
Entretanto, considerando seus trabalhos anteriores, eu buscaria uma solução mais em conta para essa jabu, pois acredito ser um desperdicio transformá-la num penjing, quando ainda há outras possibilidades mais em conta, se vc se dispuser a tanto. De qualquer forma, a ultima palavra é sempre do cultivador, e o máximo que podemos fazer é apreciar o resultado de seu trabalho com ela, qualquer que seja ele.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
bergson PARTICIPANTE

Registrado: 13/07/04 Mensagens: 3311 Localização: Maceió-AL
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 2:17 pm Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Nicky,
Creio que usar essa planta para fazer um penjing será uma valorização do conjunto, e não um desperdício. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 5:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bergsom, meu caro amigo, se vc o diz, então volto atrás em minha colocação. Afinal, depois de observar seus trabalhos nessa arte, acredito que sua idéia poderá ser mais interessante para essa jabu.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

Registrado: 26/08/06 Mensagens: 380 Localização: Vitória - ES
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 1:12 pm Assunto: |
|
|
Bergson, Nicky,
Estou a pensar no pejin! Quando tiver com o projeto pronto postarei para os amigos ajudarem no destino desta Jabuti. Mas por enquanto não descarto outra opção. Portanto se alguém puder sugerir algo...fiquem avontade.
Abraço
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|