FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Variegata HOKIDACHI
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 19, 2008 11:56 pm    Assunto: Ficus Variegata HOKIDACHI Responder com citação

Estou tentando trabalhar esse no estilo Hokidachi. O pote amarelo de ração de peixe tem a finalidade de corrigir o tronco trançado. Dicas, sugestões...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 20, 2008 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

o pote com ração de peixe serve como vc falou para corrigir plantas trançadas.Vc poderia falar mais dessa dica?

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 20, 2008 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Marco,

O estilo que você pretende certamente é viável.

Porém, eu optaria pelo Moyogi. Encurvando o tronco e alguns galhos.

Abraços e boa sorte.

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 20, 2008 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

para hokidachi é importante que haja uma simetria entre os galhos secundários e principamente que não se cruzem com acontece no meio. Vai precisar aramar mar tentar corrigir, e não o uso das cordas para tracionar. Mais tarde uma poda para diminuir a altura da copa para adequar a proporção, dependendo do tronco, claro.

T+
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 20, 2008 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil, o pote de "ração de peixe" eu vi aqui no forum só que com garrafa pet Very Happy . Eu fiz pequenos furos na casca, envolvi os quatro troncos trançados com o pote e coloquei um substrato que, nesse caso, eu achei melhor que fosse um que segurasse a umidade por mais tempo. O objetivo é de criar raizes que cheguem até o substrato normal do vaso para que elas cubram o trançado do tronco, se der certo eu posto as fotos aqui.

Franz, a minha preocupação em relação a um possivel Moyogi é que se eu forçar o tronco, que como eu disse são quatro, eles podem se separar e acabar rachando, você pode notar na segunda foto que eu amarrei dois troncos, é que eles racharam e se separaram com certa facilidade quando eu forcei um deles. A minha pouca experiencia me dá esse medo, não sei se eu tenho coragem de forçar o tronco pra formar um Moyogi.

Darkaso, esse ficus eu dei apenas uma pequena podada, e realmente os galhos se cruzam, eu podei pouco porque li que esse tipo de ficus não aceita bem podas drasticas. Tenho pouca experiencia mas na minha "projeção" a ideia era a de podar os galhos bem curtos pra ir criando aos poucos com as novas brotações uma estrutura uniforme mas como os galhos fazem parte cada um de uma muda se eu perder algum posso estragar todo o trabalho, acho que não tenho opção a não ser podar bem devagar e gradualmente. A copa realmente esta muito grande, mesmo com as raizes no tronco que eu espero conseguir está desproporcional, a proxima coisa que eu vou fazer é diminui-la.

Obrigado a todos pelas sugestões.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

meu interesse pela técnica por vc citada é poque estou com uma em andamento com garrafinha de água mineral e areia, sendo regada todos os dias. Não sei si terei um resultado satisfatório visto já ter mudado a temperatura aqui em minha cidade.Constatamos diferentes temperaturas no Estado, no ano em curso já chegamos a 7 gráus, por estarmos prócimo de Palmas-Pr que já registrou no ano uma temperatura de 2 gráus e é a o Município mais frrio do Estado.Como estava ausente do Fórun, não tive a oportunidade de tomar conhecimento da dica por vc mencionada.
Registro o meu agradecimento.

Um abraço, - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Fiz o mesmo procedimento no meu Variegata e dá certo. Uns quatro meses já tem raízes saindo do tronco e indo até o solo. Fica muito bonito.
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Seg Mar 16, 2009 4:48 am    Assunto: Novas fotos Responder com citação

Marco vc poderia postar novas fotos. Gostaria de saber do andamento desse projeto.

Obrigado, José Jorge

Editado pela última vez por RIDDHA - JOSE JORGE em Seg Mar 16, 2009 9:56 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 16, 2009 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se o Riddha está falando comigo ou com o Marco Avelar mais o meu Ficus apareceu uma bola imensa nele bem próxima ao nebari e cada dia foi crescendo mais e o Ficus não resistiu e morreu. Pelo que procurei saber é uma doença que ocasionou a morte dele.
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Seg Mar 16, 2009 9:51 pm    Assunto: Marco Avelar Responder com citação

Perguntei para quem postou o tópico que foi o Marco Avelar.
Lembra que ele fez um alporque para criar raízes e esconder o trançado do tronco. Vide foto no alto da página.

Abraços, José Jorge

marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2009 1:30 am    Assunto: Responder com citação

José Jorge desculpe o tempo que eu levei para responder é que eu estou com pouco tempo ultimamente, mas... antes tarde do que nunca Very Happy .

Bem a planta desenvolveu algumas raízes ao longo do tronco e em boas posições, mas as raízes ainda estão finas e ainda não estão cumprindo a função de esconder o tronco trançado. Cheguei a conclusão de que é necessário um vaso maior ou plantá-la no chão para que esse tipo de projeto de certo.

A foto eu vou ficar devendo por enquanto porque estou sem câmera.

Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: