|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 9:37 pm Assunto: Folhas de Ficus |
|
|
Caros amigos,
Alguém poderia me ajudar com algo que nunca consegui decifrar...
Todos sabem que folhas de fícus benjamina caracterizam-se por ter uma tonalidade lustrosa, quase perolada... E uma textura bastante lisa. Chegam a brilhar com a luz do sol.
Mas alguns exemplares meus já apresentaram folhas com uma textura completamente diferente. Elas não secam, mas ficam com textura “seca”, rugosa, áspera ao toque... Como se estivéssemos pegando em papel.
Já perdi um exemplar que estava com as folhas neste aspecto.
Hoje estou com outro exemplar com esta característica.
Neste, percebi que o substrato não estava adequado, um tanto compactado e com drenagem deficiente.
Fiz recentemente o transplante para um substrato de características mais adequadas. Porém não sei se esta é a causa principal, ainda não houve tempo para a recuperação da planta.
Alguém poderia prestar-me um esclarecimento a respeito?
Obrigado a todos.
Franz |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 11:00 am Assunto: |
|
|
Olá Franz!
Pode ser também, ácaro.
Tente examinar com uma lupa.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
Franz tive um problema parecido com o seu. Fiz uma desfolha do meu Benjamina, apenas das fohas que apresentavam o problema, e tudo se resolveu. Tinha um bichinhos nelas, podia ser ácaro, como o amigo Elio disse, mais não observei. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 3:42 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Obrigado pela ajuda.
Inspecionei a planta e não encontrei nenhum sinal de infestação ou pragas. Mas fiz uma desfolha parcial, priorizando as folhas que estavam com o aspecto alterado.
Vou fazer uma pulverização preventiva e acompanhar a evolução da planta.
Obrigado novamente.
Franz |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 5:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
O F. benjamina é facilmente atacado pela TRIPS, conhecida popularmente por "lacerdinha". Os sintomas que o nobre colega enumera, aponta para a fase inicial de infestação dessa praga. Desfolhar, apenas, não resolve. É preciso aplicar um defensivo, separar a planta das demais, e ensacar após aplicar o veneno. (use um saco plástico grande, transparente)  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 10:22 pm Assunto: Meu palpite !!!! |
|
|
Olá PESSOAS !!!!!
Franz, eu já tenho outra idéia com relação à este tipo de problema, eu já diria que sua planta "ESTAVA", com falta de algum nutriente, confesso que não sei qual seria este nutriente.
Como vc mencionou que já fez o transplante para um substrato com melhor drenagem e acredito que com algum tipo de adubação, (orgânica), eu na minha humilde opinião diria que daqui prá frente ela irá se recuperar.
Acredito que esta planta deva ficar por uns 20 ou 30 dias em local sombreado e fertilizante 10.10.10 com moderação..
Por favor pessoal, se eu estiver errado me corrijam ok????
Espero ter acertado no meu palpite...
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 5:16 pm Assunto: |
|
|
Eu Também tenho essa suspeita Almir.
Além de deficiência alimentar ela não estava com o substrato adequado.
Todavia agradeço a todos pelos comentários, onde estarei observando cada dica que me foi repasada.
Abraços. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 1:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Franz!
Só recomendo não adubar antes de 45/60 dias após o transplante.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
toffanetto
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 12:19 pm Assunto: |
|
|
Manda uma foto das folhas. Tenho um ficus que está comigo a oito anos, e quando ele apresenta esse problema eu faço uma poda das folhas e um replantio para substrato novo e menos compactado. Mas como a três anos o problema vem acontecendo recursivamente gostaria de acabar com ele de vês. _________________ " O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|