| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Abr 04, 2008 4:00 pm Assunto: Ficus folhas encroadas |
|
|
Olá amigos no momento estou sem câmera para colocar fotos para vocês. Mais os meus Ficus, todos os 5 que tenho estão ficando com as folhas encroadas. Tenho vários outros bonsai mais nenhum deles tem problema. O quê pode ser? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 2:54 pm Assunto: |
|
|
É mesmo Ezequiel, duvido que não seja tripes, o lacerdinha, se só pega no ficus então, é certeza! F. Benjamina chama a tripes...
Mas vamos esperar...
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel é esse mesmo problema do tópico citado por você. O quê devo fazer? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 6:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson,
Proceda a retirada das folhas com os sintomas. A medidad que irá retirando, vá colocando elas em um saco plástico, quando tiver terminado vc queima as folhas.
A tripes (ou lacerdinha) é um problema muito comum em fícus, acho que nunca vi um que nunca teve este problema.
Vc tem que queimar as folhas pelo fato delas serem a morada do inseto, e se vc notar bem, vai ver pontos amarelos nas folhas enroladas, são os ovos e as ninfas (formas jovens).
Depois vc pulveriza as plantas semanalmente com algum inseticida, químico ou natural, como preferir.
Sugiro que após controlada a infestação o amigo proceda aplicação de 20 em 20 dias como forma preventiva...
Espero ter ajudado...
Abraço |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 4:10 pm Assunto: |
|
|
Como vai Felipe.
A praga de lacerdinha não é tão difícil de combater, a não ser que haja uma forte infestação no ambiente onde ficam as plantas, o que provoca a recorrência constante da praga.
Fora isso, não é tão difícil... Eu já consegui debelar esta praga procedendo apenas com a desfolha...
Mas se não for o caso, proceda exatamente como descreve o Ezequiel. Quanto ao inseticida eu recomendo o dimy pronto.
Abraços
Franz |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

Registrado: 24/04/08 Idade: 41 Mensagens: 119 Localização: recife-pe
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
ola marcos,
vc conseguio combater essa praga??? o meu fius apareceu com a mesma coisa....gostaria de saber como vc fez para combater essa praga.... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 4:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Algumas variedades de ficus, como o F.benjamina e o F.benjamina variegada parecem ser mais suscetiveis a essa praga, mas outras variedades tambem podem ser atacadas, inclusive o F.retusa. O mais radical combatente é um veneno extremamente forte, vendido com o nome de DECIS.
Se optar por usá-lo, deverá antes de mais nada proceder a uma desfolha parcial, isto é, retirar o máximo de folhas de cada galho, deixando apenas as mais novas que não tiverem sido atacadas ainda. Isso visa a que não haja perda de galho, principalmente se a planta for da variedade benjamina ou b.variegada.
Separe a planta de todas as outras, sejam ficus ou não. Escolha um local ventilado, porém sombreado. Faça o aspargimento sobre galhos, caule e solo, cobrindo toda a planta depois com um saco plastico transparente, sem furos, prendendo-o no fundo do vaso (a boca do saco desce do apice para a base).
Não retire o plastico para regar, faça a rega do solo, sem molhar a planta. Mantenha a planta em local sombreado, longe da incidencia de luz e calor solar diretas.
Se optar por usar o DECIS, faça de acordo com as instruções do fabricante, usando luvas, óculos de proteção e mascara do tipo usada por pintores. Mantenha longe crianças e animais domésticos. Lave bem mãos, braços e rosto após usar o produto, que é altamente tóxico.
Uma observação: se na rua em que vc reside houverem ficus plantados no solo, ou ao longo da via publica, e observar que estão infestados pela praga, então meus caros, não há muita saída não.
Uma saída, nesse caso, é cultivar o ficus em local protegido, tipo um viveiro recoberto por plastico transparente, isolado totalmente do contato com o ar. algo como uma estufa, eu diria.
A outra opção é, vez ou outra, repetir todo o processo que descrevi, ou então deixar a praga seguir seu curso destrutivo, pois ainda que se desfolhe a area atacada, irá continuar a trips.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 7:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Zé. No meu caso eu fiz a desfolha das plantas e borrifei bastante água com fumo sabiá. Ficou dez. Sumiu tudo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|