FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira 12 anos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 1:35 pm    Assunto: Jabuticabeira 12 anos Responder com citação

Olá amigos foristas, vai aí as fotos de minha nova Jabuticabeira.

Eu coletei ela no domingo no sítio do meu sogro. Ele me disse que essa muda tem mais ou menos 12 anos, não soube dizer se ela já frutificou ou não, pois ele tem umas 160 mudas maiores e menores que essa. Eu tentei não mexer em nada no torrão pelo fato de estarmos fora da época de transplante.

Mais não teve jeito, tive que cortar um terço de sua raiz pivotante pois não caberia aí nesse digamos vaso. Conversei com o nosso amigo Edson e ele disse que não terei muito problema quanto a raiz cortada pois a função da mesma é apenas fixar a planta no solo. Vamos torcer e esperar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 4:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcos, usando um alicade bola, elimine esse galho da direita, mantendo apenas o outro. Corte reto, esse que ficar, para propiciar uma boa cicatrização. Se não dispuser do bola, use uma torques então. Very Happy

Apesar do tronco muito reto e sem conicidade, no futuro, aguarde brotações mais baixas, visando formar uma estrutura abaixo da metade desse caule. A raiz pivotante pode ser cortada sem problema, desde que vc mantenha o máximo de raizes capilares (raizes finas, de alimentação). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nick gostaria de sua ajuda. Não sei se fiz besteira. Mais no domingo quando eu a envasei pelo tamanho do vaso eu utilizei como enraizador cinco comprimidos de Benerva 300mg. Bati eles no liquidificador e dilui em cinco litros de água e reguei a Jabuticabeira. Fiz certo?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 2:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Benerva? comprimidos? cara, nunca ouvi falar. é algum tipo de vitamina do grupo B, e que funciona como enraizador? Se for, creio que não há problema. Shocked

Algo que mestre HIdaka divulgou há alguns anos, durante um curso de que participei, foi o uso de soro glicosado diluido em agua, que ele aplicava na rega, durante cinco dias antes de fazer o transplante/reenvase/yamadori e durante cinco dias depois do plantio. Ele garantia que isso ajudava bastante na recuperação da planta. Nunca experimentei. Rolling Eyes

Eu costumo diluir biofert raiz em agua, mergulhando as raizes da planta retirada por uns 30 a 45 minutos, que é o tempo necessário para preparar o substrato e o local onde será plantada. Em seguida, uso essa mesma agua para irrigar o substrato, já com a planta no local. Mas faço isso apenas na inicial, não repito o procedimento. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Nick é um enraizador, que me recomendaram aqui no site para utilizar um comprimido para cada litro de água. É vitamina B1.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: