|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 9:32 am Assunto: Iniciar esta arte |
|
|
Olá,
Sou completamente inexperiente na arte dos bonsai. Gostaria de saber quais as espécies mais resistentes e se é complicado para uma 100% amadora aventurar-se nesta área...
Bjs  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 10:18 am Assunto: Nuvem |
|
|
Oi Nuvem,
Sei que o ficus é uma planta muito resistente, que tal começar por ela?
Se é difícil para uma pessoa 100% amadora aventureira iniciar nessa área? Não é não, basta tomar cuidados com a rega, exposição da planta ao sol, adubação e outras coisas que você logo logo vai aprender.
Sugiro que vá olhando os tópicos anteriores para ir aprendendo. Se tiver qualquer dúvida fique à vontade para perguntar. Afinal, aqui é um ótimo lugar para se aprender.
Boa sorte!!
Fábio
PS: Não se esqueça de postar as fotos da sua planta pra gente, ok? |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 11:08 am Assunto: O meu primeiro Bonsai!!! |
|
|
Comprei hoje o meu primeiro Bonsai, a escolha não era muita, só existiam 2 especies diferentes. Espero que a que escolhi como "cobaia" aguente a minha inexperiencia!!!
Estretanto se alguém reconhecer esta especie agradeço que me diga qual é, assim como a melhor forma de a cuidar, que deve variar de especie para especie!!
A terra vinha bastante humida e o vaso parece-me proprio para esta mini árvore, notei que as folhas é que parecem estar a cair um pouco. Será que se eu a podar ela fixa mais as folhas?!?!? Aqui em portugal estamos no inicio do verão... será boa altura para a poda???
Apresento-vos então o meu Bonsai:
[/list] |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 11:40 am Assunto: Re: O meu primeiro Bonsai!!! |
|
|
Oi Nuvem... tudo bem?
Seja muito bem vinda a este forum!!!
O bonsai que voce comprou é um Ulmus Parvifolia (traduzindo, seria algo como Olmo de folhas pequenas).
É uma planta bastante resistente e adequada para iniciantes.
Como regra geral, procure dar a ele alguns cuidados como:
1- local bem ensolarado,
2- manter o solo (substrato) sempre úmido, porém não encharcado,
3- adubar a cada 30 ou 45 dias. Recomendo usar adubo orgânico sólido próprio para bonsai (como o BioGold). Se usar adubo químico, eu prefiro os líquidos, com N-P-K nunca superior a 10-10-10, diluindo no dobro de água recomendado pelo fabricante,
O inicio do verão é uma boa época para desfolhar totalmente a planta. Isto vai estimular novas brotações, tanto de folhas como de galhos, permitindo compactar a massa verde do bonsai.
Caso voce se decida por desfolhá-la, seria um excelente momento para praticar a técnica da aramação, após a desfolha. Pelo formato do tronco e da copa, o estilo hokidachi (vassoura) me parece o mais adequado para ele agora.
Procure nos foruns e sites de bonsai orientações sobre como fazer aramação. Como os galhos do Ulmus são bem flexíveis, e usa-se arames de aluminio, com certeza vai ser um trabalho agradável para voce!
Acho que voce poderia "abrir" um pouco mais a copa, deixando os galhos mais baixos em posição horizontal e, nos mais acima, ir levantando gradativamente, como a forma de um leque.
Acho que voce está com uma planta que vai te trazer muitas alegrias !!!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 11:46 am Assunto: |
|
|
Quando se diz: "desfolhar totalmente a planta"
É cortar mesmo todas as folhas que ela tem??? e também alguns ramos?? certo?
Também gostaria de saber se a posso colocar sobre sol directo ou se há algum problema para ela?
Bigada... o meu bonsai agradece todos os vossos conselhos e sugestões!! _________________
http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 1:15 pm Assunto: |
|
|
Sonia, veja alguns detalhes de como modelar com arame neste link da minha home page:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Procure a janela: "MODELANDO - Usando o arame para dar forma"
Poderá ajudá-la em algumas situações.
Seja bem vinda. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 1:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Sónia....
Sim... é eliminar todas as folhas. Use um tesoura bem afiada e corte rente a folha. Se quiser, pode desfolhar apenas usando os dedos, da seguinte forma:
- com os dedos de uma mão, segure o galho bem próximo a folha e, com os dedos da outra mão, puxe a folha com cuidado, sempre no sentido em que nascem. Se puxar no sentido contrário, poderá prejudicar as "gemas" responsáveis pelas novas brotações.
Os ramos mais finos também podem ser cortados, mas apenas reduzindo o tamanho daqueles mais fininhos. Deixe 1 ou 2 nós junto aos galhos. Pelas fotos, não acho que os galhos devam ser podados.
Os Ulmus gostam de sol direto e não vejo problema em deixá-lo exposto. Voce não poderá fazer isso apenas nas primeiras 3 semanas após o replantio, quando as raízes também são podadas. Como voce não vai fazer isto agora, pode ficar ao sol direto, apenas cuidando para que o solo esteja umido.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 1:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigada pelas dicas pessoal ... e pela paciencia que estão a ter com esta inexperiente!!!!!!!
O problema das folhas estarem a cair com muita facilidade (com um pequeno abanão ou toque), desaparece quando eu fizer a desfolhagem, ou pode ser um outro problema?!?!?! É que sendo agora o inicio do verão não me parece muito lógico a queda das folhas. _________________
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 2:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Sonia...
Seu bonsai foi bastante movimentado nos ultimos dias!
Não sei em que condições ele estava na loja em que voce o comprou... não sei se recebia sol suficiente, como era a rega...
Agora ele sofreu nova mudança, indo para sua casa!
Apenas esta movimentação e mudança das condições de sol, rega, vento, etc...etc... podem ser suficientes para que algumas folhas caiam.
As folhas podem cair por ainda alguns dias, mas não vejo que isto represente um problema. Acredito que seja apenas decorrente da sua adaptação ao novo local.
Escolha agora um local onde ele seja mantido por um período mais longo, para facilitar sua adaptação.
Cuidado também com as regas... não deixe o solo secar secar totalmente, mas não o deixe encharcado. Para isto não há uma regra exata, mas voce terá que ir sentindo aos poucos como deve ser feita a rega correta.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 2:20 pm Assunto: |
|
|
Oi, Sonia. Tudo bem?
O fórum está de portas abertas para ti!
Seja bem vinda.
Bom, antes de mais nada você já foi recebida por pessoas por demais experientes no assunto. Todos te deram excelentes dicas.
Eu acrescentaria uma dica que acho de fundamental importância, e que inclusive o amigo Charles já ressaltou: Não deixar o substrato encharcado... Pela foto que você mostrou está dando para notar que você andou regando demais esse bonsai, não? Rsss!
Substrato encharcado traz uma série prejuízos: fungos, podridão no tecido da planta, apodrecimento das raízes, etc.
Atente para as regas ponderadas!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 2:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Lando,
Na loja ele pareceu-me um pouco encharcado... mas como era o mais bonitinho... e trouxe-o! Não sei se teria sido dia de rega na loja ou se quem o regou achou que ele era uma planta aquatica
Enfim... prometo ter cuidado com as regas!!! _________________
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 8:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Sônia !!!!!
Muito prazer !!!!
O Charles já lhe deu uma boa aula !!!! Aqui tem cada MESTRE fantástico e amigo !!! O Charles é um deles, mais o Mário e tantos outros !!!! Não vou enumerá-los porque esqueceria de algum.
O Ulmus é uma planta belíssima !!!! Possuo uma planta deste tipo, no começo do mês, alguém daqui de casa quase deixou o vaso cair, e nem me disse, um belo dia, ao regá-lo, ví que suas folhas estavam da cor marron e muito estranho. Desfolhei ele todo, troquei de vaso e no último final de semana ele "começou a dar o ar da graça", começou a brotar todo. Esta planta é bastante resistente, mas água demais ele não gosta.
Qual a altura desta sua planta ? É mamê ???
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 4:46 am Assunto: |
|
|
Oi Angela,
Agradeço desde já o teu comentário e possiveis futuras dicas
Este Ulmus com vaso incluido tem cerca de 20 cm.
No verão costumas regar o teu todos os dias?? Falam tanto dos cuidados com a rega que tenho receio de afoga-lo ou de transforma-lo em cacto!!!  _________________
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 5:16 am Assunto: Rega |
|
|
A rega é muito importante, mas é uma tarefa simples.
No verão eu costumo regar duas vezes ao dia, uma de manhã cedo e outra antes de escurecer.
No inverno dia sim dia não.
O importante é não deixar o solo totalmente seco, nem encharcado. Uma dica que sempre é dada é colocar o dedo no substrato e sentir se já secou, se sim devemos regar, se não é melhor esperar.
Viu como é fácil?
Até mais!
Fábio |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 12:07 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
li num site a seguinte frase:
"... vitaminas não lhe dou para não o viciar, leva de vez em quando umas bolinhas de adubo orgãnico..."
A minha questão é se o bonsai fica viciado com vitaminas, e sendo a resposta afirmativa, como se manisfesta a falta das vitaminas caso se interrompa durante um grande periodo ..... ????? _________________
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|