|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 6:38 pm Assunto: Tronco reto = galhos retos???? |
|
|
Olá amigos!
Por várias vezes tenho visto opiniões dizendo de que, quando temos um tronco reto, devemos também manter os galhos retos, não dando a tradicional sinuosidade das aramações.
Olhando um vídeo, traduzido para o espanhol, El Arte del Bonsai, de Haruo Kochi, ele mostra a técnica de aramação e o faz em uma árvore em estilo chokam, tronco reto. Porém ao aramar os galhos, ele dá sinuosidade aos mesmos, dizendo que é assim que deve ser feito.
Gostaria da opinião dos amigos foristas.
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 8:22 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Eu creio que a linha do tronco deve harmonizar com as linhas dos galhos. Um tronco reto transmite a idéia de que a planta cresceu num ambiente com pouca ou nenhum interferência dos ventos, num terreno plano e num local onde pode crescer livremente. Por sua vez, galhos sinuosos transmitem movimento, como se estivessem sob a ação de algum fenômeno da natureza ou à produra da luz solar.
Pergunto: nesse vídeo, o mestre diz "o porquê?" desse contraste?
Grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 9:07 pm Assunto: |
|
|
Elio,
também corroboro com a posição do Sergivaldo pelos mesmos motivos. Caso seja feito de outra forma a possibilidade de incorrer em uma desarmonia é maior. Acho que pode ser feito, mas não é praxe.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 7:27 am Assunto: Re: Tronco reto = galhos retos???? |
|
|
Olá a todos
Elio Luis Secchi escreveu: | Olá amigos!
Por várias vezes tenho visto opiniões dizendo de que, quando temos um tronco reto, devemos também manter os galhos retos, não dando a tradicional sinuosidade das aramações.
Olhando um vídeo, traduzido para o espanhol, El Arte del Bonsai, de Haruo Kochi, ele mostra a técnica de aramação e o faz em uma árvore em estilo chokam, tronco reto. Porém ao aramar os galhos, ele dá sinuosidade aos mesmos, dizendo que é assim que deve ser feito.
Gostaria da opinião dos amigos foristas.
Abraços |
Elio
Creio que aqui será um questão de distância (do autor) e uma "menos boa" colocação do Português.
Porque se bem que as frases possam estar correctas, pela sua complexidade ao transporta-la para esta arte, coloca-se a questão, o que é para o autor recto ou sinuoso?, seriam estas verdadeiramente as palavras do Bonsaista ou as do editor porque assim entendeu??
Eu considero que ambas possam estar correctas, dependendo apenas da nossa interpretação da frase...porque a ramificação de um "Chokkan", não deve ter as sinuosidades pronunciadas que terá a de uma arvore cujo tronco principal, também o é, mas também estarão a anos de luz de serem rectos...ou seja estes terão que ter forçosamente sinuosidades ainda mais ligeiras que as outras.
Basta olhar para qualquer árvore no campo, para as mais diversas espécies e fácilmente se constatará, que a natureza não os coloca "rectos" na verdadeira acepção da palavra...uns mais direitos que outros, é verdade, mas todos com sinuosidades, mesmo dentro da mesma árvore nem todos terão o mesmo sentido...e isso, será talvez o que as torna únicas e tão belas.
Não vi o trabalho desse Sr. Haruo, por isso não posso definir/aferir qual o grau de sinuosidade que ele deu no respectivo exemplo, mas pelo que entendi/o parece-me que será o mais equilibrado, e de acordo com a natureza.
A rectidão do tronco (por isso um Chokkan) pode ser/é também um sinal indicador de grande vigor de uma espécie, mas tal, não é 100% correto que se vai reproduzir/retratar da mesma forma na copa...tem que haver lugar para "o movimento"...ainda que seja mais ligeiro em alguns casos/espécies.
Aqui poderia talvez entrar um preceito de conduta do Ikebana:
"Não devemos esperar mais das flores do que as suas caracteristicas permitem"
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 8:52 pm Assunto: Re: Tronco reto = galhos retos???? |
|
|
Oi Elio, tudo bem?
Pessoalmente prefiro usar os estilos, conceitos, regras, etc... do bonsai como referências para nortear meus trabalhos...
Acho que usá-los como premissas inflexíveis engessaria nossa criatividade .... o que me parece conflitar com o conceito de arte...
Eu também li recomedações de "tronco reto = galhos retos", "tronco sinuoso= galhos sinuosos"... e de novo, acho que elas devem ser usadas como referências e não a verdade única....
Sabemos, porém, a extrema dificuldade em encaixarmos nossos bonsai dentro de certas regras e, ficamos felizes quando podemos aplicar uma ou outra ...
Ainda assim, vejo meus bonsai como "foras-da-lei" por excelência.... e nem por isso gosto menos deles...
De novo pessoalmente, evito sempre dizer "é assim que deve ser feito"... ... Afirmações acertivas como essa seriam responsabilidade demais prá mim!...
Por fim, acho que uma ilustração de John Naka seria um belo exemplo de como aquela regra "tonco reto-galhos retos" pode ser quebrada com grande majestade!....
Em outro ponto do livro Naka mostra exatamente os trabalhos de poda e aramação a serem feitos em galhos com menos movimento, para se chegar aos galhos da figura acima...
Será que alguém duvida que o "conflito"... "tronco-reto=galhos curvos" , pode ser um colírio para os olhos?....
Abraço,
Charles |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 5:11 pm Assunto: |
|
|
Alô amigos,
desculpem a demora na resposta, é que andei "desconectado" por uns dias.
Agradeço as colocações e já está me ajudando a clarear melhor as coisas. Na realidade o autor faz a demonstração, dizendo claramente estar aramando uma árvore em estivo chokkan, e arama o tronco principal, que tem uma pequena sinuosidade e corrige esta sinuosidade para que fique perfeitamente ereto. Em seguida, ao aramar os galhos ele dá uma leve sinuosidade nos mesmos e diz que o faz para harmonizar melhor.
Amigo Charles, acho que sua ilustração, é muito esclarecedora, demonstrando também que os galhos podem ser sinuosos em um ereto formal. Tenho observado que na natureza mesmo as árvores de tronco ereto tem galhos sinuosos. Concordo com a colocação do amigo Castro de que esta sinuosidade de galhos no ereto formal não deva ser tão pronunciada quanto num ereto informal -moyogi.
De fato, apesar da regra, sempre achei que ficava meio estranho e não natural deixar os galhos eretos somente pelo fato do tronco também o ser.
Mas estou aqui para aprender e também me render a opiniões dos mais experientes.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 6:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dentro da mesma linha de pensamento da maioria, eu tambem sempre me pautei por seguir de perto a máxima "tronco reto, galhos retos; tronco com movimento, galhos idem". Entretanto, como recentemente obtive um exemplar de TAXODIUM, resolvi fazer uma pesquisa minuciosa na net, visando obter qualificação visual para só então tentar realizar algum trabalho na minha plantinha.
Devo dizer que, antes mesmo de obter o exemplar citado, minha intenção era formar um bonsai estilo chokkan, dentro da linha rigida do tronco reto, galhos retos. Mudei de opinião, graças às colocações dos colegas foristas nesse tópico, bem como tambem considerando a pesquisa que fiz. Eis um bom exemplo:
Outro, com massa verde:
Bem se vê, então, que certo mesmo estava o filosófo ao dizer "só sei que nada sei".
É continuar aprendendo, que ganho muito mais, isso sim.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 9:09 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Minha modesta opinião, que na realidade, é mais gosto totalmente pessoal, subjetivo, não necessariamente correto.
Regras foram feitas para serem seguidas ou quebradas! Contudo, foram criadas para serem seguidas.
Eu procuro seguí-las mas, como nem sempre a planta permite, posso quebrá-las em prol da harmonia.
Me parece que fazer um Chokkan com galhos sinuosos, ou Moyogi com galhos retos, é como fazer um literati que não apresenta harmonia.
Nicky, se me permite, tomar as duas fotos que você postou, sem desmerecer os autores, imaginei-as com galhos retos.
Para mim, repito, para mim, ficariam mais harmoniosas.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 6:14 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Como todos sabem, bonsai é uma forma de arte e, como tal, nos proporciona uma infinidade de caminhos a seguir. A escolha desses "caminhos", imagino, depende da escolha e visão pessoal de cada um de nós.
Dizer que um galho deve ser sinuoso apenas porque tem que ser assim, para nós, ocidentais, parece não fazer muito sentido: buscamos sempre uma razão lógica para tudo (ou quase tudo) que fazemos.
Os termos "tronco reto" e "galhos sinuosos" são bastante genéricos. Um tronco natural muito dificilmente estará 100% reto; o máximo que podemos deduzir é que a linha central que define a forma é reta.
Galhos arqueados ou em curvas suaves (visão frontal) transmitem naturalidade (peso dos ramos, folhas, neve). Vistos de cima (visão superior), na minha humilde opinião, ficariam mais harmoniosos se seguissem a mesma linha do tronco: uma reta. Em outras palavras: uma linha sinuosa pode ser vista como uma linha reta: depende do ângulo do observador.
Sabemos também que os galhos possuem ramificações: uma infinidade de segmentos de retas (ou de curvas) que são intercaladas entre si. Entendo que galhos sinuosos são aqueles que, de cima ou de frente, possuem curvas em sua composição. Sabemos que não existem nenhuma espécie onde os galhos sejam 100% retos.
Para finalizar, entendo e reitero que a decisão de escolher se os galhos devem seguir a mesma linha do tronco, retos ou sinuosos, vai depender exclusivamente do gosto do cultivador. Sendo arte, certamente existirá algum sentido nessa decisão.
Grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 2:50 pm Assunto: |
|
|
Amigos Nicky, Elio e Sergivaldo: vossas opiniões são enriquecedoras.
Esta troca de opiniões está muito boa.
Mesmo com pequeno grau de diferença de opinião, o que é normal e natural, elas ajudam muito a esclarecer ou formar possíveis caminhos a seguir quando estivermos trabalhando uma planta neste estilo, sem ter que ficar "engessado" na regra. Começo a achar pouco prudente endereitar um galho, que está naturalmente sinuoso, apenas para cumprir a regra.
Menos mal que podemos ter gostos diferentes, como o autor do vídeo que ao dar a sinuosidade ao galho justificou (agora palavras textuais): "para dar uma estética mais agradável".
Assim como alguém pode achar diferente.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|