|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 5:23 pm Assunto: Ajuda para identificação - Ulmus carpinifolia |
|
|
Olá amigos do fórum,
aí está uma das minhas mudas adquiridas recentemente. A dona do viveiro não soube me dizer o nome da espécie. A mim parece ser um ULMUS, mas alguns detalhes me fazem ficar em dúvida. Vão aí algumas fotos:
Foto 01: Frente pretendida
Foto02: Detalhe frente
Foto 03: Detalhe das folhas de um ULMUS que tenho
Foto 04: Comparando: a da direita é ULMUS. A folhagem desta nova muda é mais fina, parece papel de seda dos que os meninos usam nas pipas e tem um serrilhado um pouco diferente, além dos entre-nós um pouco mais distantes
Foto 05: Idem
Abraço a todos...
Edson.[/i] _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Qui Jun 12, 2008 7:03 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 7:25 pm Assunto: |
|
|
Caro Edson!
Realmente tem tudo pra ser um ulmus,como vc disse que notou alguns detalhes ,eu notei um não sei se o mesmo que vc que foi a coloração do tronco,quem sabe uma outra variedade hém??
G Abraço
Pv |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 10:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Edson, o ULMUS é uma espécie que possui inumeras variedades, dentre as quais podemos destacar os que tem folhas diferenciadas, inclusive no tamanho, casca mais corticosa que outros que a tem lisa, ou de coloração diferenciada.
Há pouco, o bonsaista Paulo Ventura postou aqui no forum fotos de um ULMUS que ele cultiva no solo de seu viveiro, em que observou flores em profusão. Algo tão inusitado, vez que nenhum de nós tinha noticia sobre algo assim, que ele recebeu inumeros pedidos de foristas pedindo sementes.
Veja nesse link uma variedada conhecida por U. crassifolia:
http://www.magnoliagardensnursery.com/productdescrip/Ulmus_Cedar.html
compare com este, U. glabra:
Pesquise: U. mexicana leaves; U. americana; U. procera; U. campestris; U. parvifolia; U. pumila; U. minor.... veja quanta variedade, não é mesmo?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 10:37 am Assunto: |
|
|
Paulo a coloração do tronco é tal e qual um Ulmus...
Nick realmente há muitas variedades, todas muito lindas, eu particularmente acho os bonsai de Ulmus mui belos...
Dando uma vasculhada na Net penso haver encontrado uma identificação positiva; salvo algum engano trata-se de um Ulmus carpinifolia como se pode ver à página 52 deste guia:
http://artbonsa.free.fr/abcorpus/_guide_visuel.pdf
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
aí está a rebrota depois de perder todas as folhas neste outono/inverno...
Abraço.
Edson _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 7:40 pm Assunto: |
|
|
Também tenho essas duas variedades.A de folhas finas perde as folhas muito rápido no inverno,já a outra perde aos poucos. _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|