|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Maio 04, 2008 1:19 am Assunto: Acer Tridente vindo da Belvedere |
|
|
Amigos,
Recebi este Acer da Belvedere fazem 05 mêses e o deixei à vontade para se recuperar da viagem e se adaptar ao clima baiano, creio que agora já esteja na hora de pensar em estilização, e gostaria de contar com a colaboração dos amigos, principalmente por ser uma espécie pouco encontrada em minha terra, rsrsrs.
Abraços fraternos.
Postarei em vários ângulos.
Detalhe do Nebari.
Fico no aguardo de sugestões. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 04, 2008 3:06 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Glauco!
Tambem tenho alguns destes Aceres e no meu caso como esta espécie responde bem ao clima aqui da região ,optei pela poda drástica e transplante para vaso de treinamento.Sei que vai levar mais tempo para ganhar aparencia de bonsai ,mas como você sabe bonsaista não pode ter pressa e alen do mais vou conduzi-los a meu gosto ta certo?
Foto das plantas podadas.
G abraço
Pv
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 11:25 am Assunto: |
|
|
Amigo Paulo,
Vc tem muito mais coragem que eu, rsrsrs, na realidade o ácer não fica muito à vontade na Bahia, embora eu tenha dois e ambos estejam relativamente saudáveis eu não sei se suportariam uma poda radical, fico na realidade com um pouco de receio de tentar, mas se nimguém mais me der sugestões quem sabe não crio coragem e arrisco, rsrsrs.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 9:43 am Assunto: |
|
|
Oi Glauco, tudo bem?
Antes de mais nada voce teria que encontrar uma condição para seu kaedê se desenvolver bem no seu clima... talvez com apenas algumas horas do sol da manhã, e protegido de sol forte e direto, bem como de ventos....
Falando agora da planta, e entendendo perfeitamente alguma relutância em fazer uma poda mais radical como as sugeridas pelo Paulo...
Vou fazer quase um "vôo cego" , pois da forma como ela está enfolhada, fica dificil ter uma boa visão do tronco e galhos importantes.... mas vi o seguinte:...
1- na 2a. foto eu noto que no primeiro ponto em que o tronco se bifurca, um lado segue reto, na mesma direção da parte baixa do tronco. O outro lado vira para direita, o que penso que poderia ser um primeiro sintoma na busca de um moyogi...
2- Se voce eliminar o lado que segue reto, do lado externo da curva que foi criada, deveria sair um novo galho para a esquerda, que seria afinal, o 1o. galho do moyogi... Me parece que não existe um galhinho que ocupe esta posição agora, mas isso é faci de se conseguir com um exerto por transfixia... Esses enxertos funcionam muito bem nos kaedês!..
3- No tronco que se vira para direita, voce deveria buscar um outro galhinho que faça a curva, agora para a esquerda, o que seria o 2o. movimento do moyogi... Seria importante que a distância entre a 1a. e a 2a. curva seja menor que a distância do nebari até a 1a. curva, para dar mais equilibrio e proporcionalidade ao bonsai... ... Talvez seja mais facile haver um galhinho já posicionado na 2a. curva, caso contrário, faça outro enxerto....
4- depois depois de definida a 2a. curva do moyogi, penso que voce poderia eliminar qualquer resquício de tronco mais grosso acima deste ponto...
5- sobre a estrutura secundária, analise e preserve todos os galhinhos já existentes que possam ser aproveitados!... Para adensar a estrutura, eu podaria quase todos os galhinhos, deixando apenas o 1o. par de gemas mais próximo do tronco, pois com isso, a multiplicação da estrutura será muito intensa... Repita esta poda a cada novo galhinho que nasça, reduzindo ao 1o. par de gemeas assim que o galho estiver com 4 a 5 nós...
Nos kaedês não tenha receio em fazer as podas de redução de galhos e enxertos, pois eles respondem muito bem a isso!...
Bem Glauco, isso foi quase um tiro no escuro e seja como for, acho que para trabalhar seu kaedê, um desfolhamento total seria necessário, quando poderíamos ter uma visão melhor da estrutura atual...
Boa sorte e um abraço,
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 1:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, uma dica: todo e qualquer galho que podar, retire todas as folhas e plante. A estaca de kaede pega super rápido e bem. Num futuro, poderá usar esse material assim obtido para enxertar galhos necessários na planta originaria. Para estaquear com sucesso, use caco de telha/tijolo com substrato plantax ou bioplant (usado por horticultores para germinar sementes).
Particularmente, gostei muito da frente mostrada na segunda foto. O nebari mostrado em close, futuramente, terá que ser refeito. Isso pode ser facilmente conseguido no kaede via enxertia ou um alporque na base do tronco, com igual resultado.
Visualizando a foto que indico, optaria por cortar o galho grosso que segue à esquerda, mantendo o seguimento à direita, até o próximo galho que parte quase do ápice deste, eliminando então todo o resto e trabalhando a planta a partir dessa estrutura.
Entendo sua relutância em fazer uma poda mais radical, mas o kaede responde bem a isso, desde que vc aguarde até a primavera para executar esses cortes, e aplique uma boa pasta cicatrizante sobre os cortes.
Para uma melhor visualização, o que vc poderia ter feito seria a desfolha completa (mantenha apenas as folhinhas menores e mais tenras). Isso permite visualizar toda a estrutura, facilitando sua reeducação.
Ótima opção, agora, é replantar em uma bacia grande, plastica, perfurada no fundo e na lateral, visando acelerar as cicatrizações dos cortes que porventura vc efetue, incluso os radicais sugeridos por mim ou pelo Paulo Ventura. Como disse o Charles, mantenha sua planta em sombra parcial (sob a copa de arvores mais frondosas é melhor que embaixo de sombrite, pode acreditar.
Adubação organica (TM+FO) a cada 30 dias, rega diária (eu prefiro sempre fazer isso no final da tarde por volta das 17:30). Se optar pelo uso da bacia, coloque-a apoiada sobre uma base de pedra ou de tijolo, evitando o contato direto com o solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Bonsairei
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 22 Localização: São João del Rei - MG
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 2:13 pm Assunto: |
|
|
caro amigo no meu ponto de vista colocaria esta planta em um vaso de educaçao (vaso grande) para que voce alcance um desenvolvimento mais rapido para o estilo desejado, pois reparei que está em uma bandeja e que vc ainda não alcançou o estilo desejado e na bandeja fica mais dificil pois o desenvolvimento é bem mais lento.
Só transplante para uma bandeja após alcançar o resultado desejado. _________________ Visite:
www.bonsairei.110mb.com
Parceiros: www.shizenbonsai.110mb.com
www.bonsaicarvalho.110mb.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 3:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Erlon, o nobre colega vai desculpar, mas vaso grande não resolve o problema, dada a limitação de espaço. E quero crer, ainda, que uma bacia plastica grande, como eu sugeri, seja mais facil de obter, principalmente por causa do preço, do que tal vaso.
O vaso de treinamento, quando usado, tem por finalidade trabalhos de correção, sejam de galhos ou rafimificações finas, e não de recuperação, caso o bonsaista opte por cortes radicais no tronco da planta.
Então, voce acondiciona a planta em um vaso de treinamento, pouco maior que o vaso adequado, evitando a proliferação excessiva de raizame, corrigindo problemas simples graças a esse recurso, sem alterar forma de crescimento ou estilização pré-definida.
A bacia plastica grande, por outro lado, irá estimular a emissão de um sistema cheio/amplo de raizes, que servirão para reduzir o tempo de recuperação dos cortes efetuados, além de permitir, ainda, um aumento da estruturação aerea necessária à reestilização da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 4:02 pm Assunto: |
|
|
Amigos Charles, Nicky e Erlon,
Excelentes dicas vcs me deram, na realidade eu já havia me convencido a transplantar para uma bacia plástica, pois com certeza desta forma terei uma recuperação e um desenvolvimento muito mais rápido do que em um vaso, a única coisa que farei de diferente é que no caso daquele galho que me sugeriram cortar irei fazer uma alporquia para fazer mais uma muda já de bom calibre . Bom, o que percebi foi que preciso fazer uma desfolha total para que vcs possam visializar melhor e assim poderem me dar as dicas com mais segurança em relação a estilização, portanto hoje mesmo farei tal desfolha e manhã postarei o resultado, e vou torcer para que os amigos continuem me auxiliando neste trabalho que está me parecendo seu um pouco complicado.
Charles, vc falou em enxerto por transfixia, vc tem alguma matéria explicando o processo ? já lí alguma coisa sobre isso mas nunca fiz e fico um pouco temeroso, e pelo que enendi, posso pegar a dica o Nicky em fazer estacas com o que podar e posteriormente usar estas estacas nestes próprios enxertos, entendi correto ?
Abraços fraternos.
Ps. Será muito bom conhecer vcs pessoalmente no Bonsai 2008. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 10:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Glauco
Engraçado... não tô conseguindo ver as fotos...
Porém com tantas boas dicas recebidas, já estou curioso em ver as fotos futuras  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 4:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, vc entendeu muito bem. Pode fazer estacas a partir dos galhos que cortar, sendo o comprimento mais garantido de "pega" em torno de 10cm. Lembre-se de que a extremidade a ser enterrada deverá ser cortada em forma de "\" .
Quanto às técnicas de enxertia, vc poderá fazer um estudo bem minucioso sobre elas no site do Atelier, em trabalho se não me engano do bonsaista Geraldo Inocêncio.
As estacas estarão prontas para serem replantadas individualmente quando vc perceber que brotaram diversos galhos e há muitas folhas novas. Geralmente eu uso um escorredor para acondicionar umas vinte ou trinta estacas, e depois de bem enraizadas é que faço a separação, acomodando cada uma num vaso plastico pequeno. Ou, se for utilizar alguma para fazer enraizamento sobre pedra ou rocha, use garrafa pet grande, cortada pouco abaixo do gargalo e com furos no fundo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 10:02 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky, e para melhorar a visualização da estrutura segue abaixo fotos com o acer já desfolhado.
Bom, aí estão fotos de todos os ângulos, creio que agora ficou mais fácil visualizar.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 16, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo Charles,
Depois de ver a planta desfolhada, suas dicas continuam as mesmas ?
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 10:05 am Assunto: |
|
|
Glauco Bastos escreveu: | Amigo Charles,
Depois de ver a planta desfolhada, suas dicas continuam as mesmas ?
Abraços fraternos. |
Oi Glauco,
Agora tá mais clara sua planta...
Minha visão permanece sim, mas faço questão de enfatizar que isso é muito pessoal, e seria importante voce se sentir a vontade com qualquer proposta, antes de colocá-la em prática!...
- Na 4a. foto da planta desfolhada dá prá ver um galhinho mais escuro e grosso que nasce proximo à base do tronco que seria eliminado e esse galhinho deveria ser mantido, como alternativa ao 1o. galho do moyogi... Nessa mesma foto, na parte de trás desse tronco e no mesmo nivel do galhinho citado, me parece que há outro galhinho que, por segurança, penso que poderia ser também mantido, como 2a. alternativa...
- Na mesma foto e, agora subindo os olhos pelo tronco que seria mantido, acho que o 1o. galhinho que nasce à esquerda, poderia ser a 2a. curva do moyiogi e, o tronco acima desse galhinho seria podado!... Na parte externa dessa curva do moyogi, após podado o tronco acima, penso que seria necessário um enxerto por transfixia...
Falando agora sobre estaquias....
- o Nick tem toda razâo quanto a fazer estaquias de quaisquer galhos podados do kaedê. Eles pegam muito bem fazendo como ele sugere!
- após bem pegos e desenvolvidos, essas mudas são ótimas para enxertia de galhos, assim como no nebari...
Sobre as enxertias, se for possivel (e me parece que é...), eu prefiro fazê-las com os próprios galhinhos mais longos existentes no kaedê, que seriam simplesmente aramados e direcionados para os locais dos enxertos...
Sobre esse tipo de enxertia, aí vai um link aqui do fórum, onde um trabalho de Colin Lewis mostra com clareza como fazer!...
http://www.atelierdobonsai.com.br/colin.html
Bem Glauco, a ultima coisa que te sugiro seria amadurecer bem suaa idéias, pedir mais sugestoes aos colegas... e mãos a obra!....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 25, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
Amigo Charles,
Desculpe a demora na resposta.
Obrigado pelas dicas, já segui a dica do Nick e coloquei em uma bacia, assim que for a época certa farei a alporquia dos galhos a serem retirados, e antes que eu esqueça, grande matéria esta sobre enxertia do Colin Lewis, e melhor ainda a tradução, já salvei em meu computador, e tentarei fazer exatamente esta enxertia, os galhos estão finos e longos, bem propícios ao tipo de trabalho sugerido. tentarei ao máximo seguir os conselhos, dando é claro alguns toques pessoais, rsrs.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|