|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MASTERSON
Registrado: 02/11/04 Idade: 52 Mensagens: 33 Localização: Estrela RS
|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 11:08 pm Assunto: GOSTARIA DE SUA OPINIÃO |
|
|
Caros colegas bonsaístas:
O que vou escrever aqui espero que não seje interpretado como uma critica a outros bonsaístas, pois não tenho a intensão de fazer isto e não me vejam como uma pessoa arrogante por fazer certos questionamentos aqui, pois não tenho a pretenção de querer saber mais do que ninguém principalmente na arte do bonsai onde tenho muito a aprender ainda. Tenho todas as revistas da como cultivar bonsai e fiquei muito triste em saber que a mesma não é mais editada, mas em certas edições tinha cada bonsai que na minha modesta opinião não tinham condições de serem chamados de bonsai, com muita boa vontade passavam por pré-bonsai. Acho que tem mais gente com a mesma opinião que minha ou não. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isto que acabei de escrever, pois se estes mesmos bonsai tivessem sendo vendidos em floricultura certamente nos os chamaríamos de mausais. Já li um tópico falando desses bonsai vendido em floriculturas e condenados por nós bonsaítas que apreciamos uma planta bem trabalhada e acho que por ser uma revista dedicada a arte do bonsai, deveriam ser mais críticos na escolhas de certas plantas que aparecem na revista além disso temos bonsaísta maravilhosos em nosso país que certamente enriqueceriam muito a revista . Mais uma vez quero enfatizar que não tenho a pretensão criar polêmica sobre este asssunto, mas como falei anteriormente as vezes aparecia cada bonsai na revista que era difícil de aceitar. Mas como tenho muito a aprender ainda deixo a palavra com vocês, obrigado pela atenção de todos. _________________ Os livros não mudam o mundo.
Os livros mudam as pessoas.
As pessoas mudam o mundo!
"MÁRIO QUINTANA" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Maio 10, 2008 1:34 am Assunto: |
|
|
MASTERSON,
eu concordo com você. Tenho os nove primeiros números da Como Cultivar Bonsai. Foi praticamente por acaso que me deparei com o número 1 desta revista numa banca de jornais. Como sempre achei bonita a arte bonsai, acabei comprando e me interessei de vez. Todo número novo eu lia e relia como se fosse um garoto lendo o seu gibi favorito... No início, todos os exemplares mostrados eram pra mim maravilhosos (muitos ainda são!!), mas realmente tem alguns que fogem um pouco às regras. Não apenas por fugirem às regras mas de fato alguns parecem mesmo não ter nada a ver com o estilo indicado; além do que, outras de fato são feias. Na minha modesta opinião; mas aí já é uma questão de gosto particular...
Hoje como tenho uma visão um pouco menos míope da coisa, procuro ver com um olhar mais crítico, sem no entanto desmerecer as plantas que ali estão; só apenas discordo de alguns pontos como os estilos por exemplo...
Finalmente, Masterson, sem criar nenhuma polêmica ou animosidade, este tipo de discussão só enriquece o fórum. Não se consegue aprender sem criticar, sem discutir, sem opinar...
O fórum precisa mesmo de participações mais efetivas...
É ótimo quando alguém elogia uma de nossas plantas mas também é muito bom quando alguém faz uma crítica abalizada ou aponta algum defeito... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Maio 10, 2008 8:40 am Assunto: |
|
|
Caro Masterson,
Amigo, na realidade justamente em função deste "mau-gosto" na escolha das plantas, aliada a uma pobreza nas matérias apresentadas que esta revista saiu de circulação, ou seja, quem já entendia um pouco sobre bonsai passou a não mais comprar e com isso tornou-se prejuizo par a editora continuar circulando tal material, embora vários bonsaístas de reconhecida competência tenham se oferecido com sugestões no intuito de melhoria das matérias nenhuma das sugestões foram acatadas, inclusive este fato já foi discutido aqui neste fórum na época em que ela saiu de circulação. Uma coisa que eu nunca entendi é que a revista fazia entrevistas com bonsaístas de re-nome e com farto material de qualidade mas na hora de colocar as fotografias eles escolhiam as piores, haja visto a última que saiu onde fizeram uma matéria com o Sergivaldo, e em um universo de plantas maravilhosas já conhecidas por todos do meio, eles procuraram as mais simples as que não chamavam a atenção, a impressão que dava é que no Brasil não haviam plantas bem trabalhadas e que estávamos apenas engatinhando. Agora esta mesma editora lançou o Guia Anual, já ouvi alguns elogios, mas vou esperar ter acesso a uma delas para dar minha opinião, e espero realmente que tenha melhorado pois esta é uma de nossas maiores carências em relação à arte em nosso País.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 11, 2008 9:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal!
Masterson, vc tem toda razão.
Não é questão de ser arrogante, não!
É constatar uma verdade nacional. A revista deixava muito a desejar.
É unânime que muitas das plantas colocadas como bonsai, sequer poderiam ser chamadas de pré-bonsai.
Eles receberam diversas criticas, inclusive nossa da APB, por não terem um editor técnico que pudesse filtrar as plantas e os artigos.
Não é crítica destrutiva; é constatação da verdade.
A própria Simone, a quem direcionei algumas notícias, concordava com as críticas dos bonsaístas, mas................nada mudava.
Tive a chance de folhear o Guia do Bonsai, recém lançado.
Infelizmente, consegue ser pior do que muitas das edições da revista "Como Cultivar Bonsai".
É minha opinião e de quem viu a revista e com quem conversei.
É triste ter que dizer isto, mas não podemos tapar o sol com a peneira!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 12, 2008 1:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
E o mais interessante, nisso tudo, é que realmente há entrevistas com bonsaistas consagrados nacionalmente, mas na hora de mostrar o que tinham de melhor, parece que procuravam expor justamente o "refugo"...
Elio, concordo plenamente com vc, a respeito da má qualidade dos trabalhos mostrados pelo tal "Guia". E se observar bem, verá que inclusive repetem uma foto de um junipero, pessimamente trabalhado, diga-se, clicado em paginas diferentes no mesmo livro.
E não adianta reclamar, cobrar, criticar. O pessoal responsavel pela editoração dessa malfadada revista, de bonsai não entendem nada, nem nunca tiveram interesse em tentar, ao menos, compreender os principios básicos que norteiam nossa arte, para, a partir desse conhecimento, fazerem melhor o trabalho para o qual estavam ganhando.
Em contrapartida, tivemos a sorte de ter, ao menos por um breve período, a revista eletronica editada pelo bonsaista Eduardo Campolina, de BH/MG, que por não encontrar respaldo financeiro adequado, teve que suspender a excelente publicação virtual que vinha desenvolvendo.
O mais surpreendente, nisso tudo, é a empresa Bonsai Kai: detentora de bonsai de primeira linha, verdadeiros "filés", geralmente expõe nessas revistas só plantas de qualidade e procedencia duvidosas, menos que pré bonsai eu diria.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 13, 2008 2:10 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Concordo com quase tudo que foi falado aqui: haviam plantas que não merecem serem chamadas de bonsai, estava muito claro que havia a necessidade de alguém com conhecimento técnico na área do bonsai para fazer a revisão e que nossas sugestões não eram acatadas. Mesmo assim, sempre comprei todas as edições.
Glauco, por uma questão de justiça, as fotos das minhas plantas que foram publicadas foram as que enviei. Naquela matéria ("Nordestinas") acho que o equívoco foi terem colocado dois bonsai de pitangueiras, um da Regina Suzuki e outro do Massaru Takeshima (dois grandes bonsaístas) na abertura de uma matéria feita comigo.
Também recebi o Guia e, sinceramente, não o achei tão ruim quanto vocês estão falando. Pelo menos a Editora teve a humildade de reconhecer que não se trata de uma edição destinada a aqueles que já estão num nível mais avançado:
"Pensando naqueles que pretendem dar os primeiros passos, o Guia Como Cultivar Bonsai apresenta as bases do bonsai. Não há qualquer pretensão em ensinar mestres."
Eu iniciei no bonsai justamente graças à uma dessas edições especiais que, vez por outra, alguma editora acha por bem publicar ou republicar. Minha empolgação foi tanta que até hoje continuo tentando aprender a cultivar bonsai.
Acredito que se, pelo menos, aqueles estudantes do Curso de Bonsai que aparecem no vídeo mostrado n'outro tópico pelo Elio, tivessem a oportunidade de ler esse Guia, certamente a idéia a respeito do bonsai seria outra completamente diiferente. Acho que até para aquele professor faria muito bem.
Essa é minha opinião.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 9:28 pm Assunto: |
|
|
Caros Foristas,
concordo plenamente com as críticas construtivas por saber do conhecimento que todos tem na prática da Arte-Bonsai.
Consegui reunir com muita dificuldade as edições(11) da revista "Como Cultivar Bonsai" e que ao adquirir a primeira delas tomei conhecimento do telefone do amigo Mário e com a aquisição de sua Apostila, iniciando ai o meu grande interesse pela Arte.
Acho falta de tais publicações, o que deve estar ocorrendo com muitos iniciantes também.Se não estavam dentro das espectativas, ao mesnos supriam a lacuna que existe no momento.
Circula a edição do "Guia Como Cultivar Bonsai"e se percebe a manifestação das matérias ali publicadas. Minha preocupação prende-se ao fato de que a edição venha a sofrer uma diminuição de vendas bem abaixo do esperado, desistimulando futuras publicações. Gostaria de saber se o conteúdo do Guia se encontra no nível de iniciantes e intermediários?
Vejo que isso precisa ser esclarecido ,tendo em vista que centenas de iniciantes não tem a oportunidade de menusear tal Guia, ficando na dúvida se adquirem ou não.
Minha sugestão é que se forme uma união de bonsaístas para resolver a deficiência das publicações e se publicar uma Revista na altura do nível que se encontra a Arte no Brasil!
Creio ser oportuno o relato e a indagação de um iniciante.
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 10:32 pm Assunto: Guia de Bonsai |
|
|
Na minha modesta opinião, este guia até poderia surtir o mesmo efeito que um "mausai" a dez ou quinze anos atrás. Hoje a realidade é diferente, há informações em abundância, a internet esta presente em todo país. Veja quanta informação tem no fórum do Atelier ( sem contar outros tantos ), inúmeros sites, livros de excelente qualidade que podem ser comprados.
Se é para ensinar devemos ter a preocupação de ensinar de forma correta. Sou totalmente contra o "mais-ou-menos". O fato de ser uma revista para iniciante, não significa que por ser feita de qualquer forma.
Abraço fraterno |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 11:38 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
pelo que entendi vc não recomenda o Guia, nem mesmo para os iniciantes em bonsai?
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 11:46 pm Assunto: Quia para iniciantes |
|
|
Caro amigo, também sou iniciante, e não se trata de uma questão de recomendar ou não recomendar, mesmo porque ainda não chegou na minha cidade.
Comentei o fato da revista fazer um trabalho inferior e justificar pelo fato de ser uma publicação para iniciantes. A revista pode e deve fazer artigos para iniciantes, mas tambem deve abrir o leque da arte, mostrar passo-a-passo, trabalhos de categoria internacional.
Neste forum ou mesmo no nativos do nordeste, do nosso grande amigo Sergivaldo tem material super rico em ilustração.
Espero que tenha me compreendido
Abraço fraterno |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 16, 2008 11:13 am Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson,
não se preocupe , entendi muito bem tuas colocações ,é isso que faz um Fórum cada vez mais atuante e prestativo com todos os foristas.
Concordo contigo na existência de excelentes matérias que se encontram a disposição nos endereços eletrônicos por vc citadas.São fontes merecedoras de credibilidade e de serem apoiadas por todos, não importando a nivel de aprendizado.
Edmilson, efetuei algumas perguntas por residir numa pequena cidade. Acho ser uma das menores com participantes no Fórun e conhecer a realidade de cidades de pequeno porte, desconhecida de moradores de médias e grandes cidades.Trabalho nos fins de semanas numa Entidade que congrega jóvens de 6 à 21 anos em seções distintas dependendo da idade.Pois bem, sempre citamos um site onde poderão encontrar matéiras bem como de Entidades co-irmãs.Mas perguntados da existência de computador em suas residências, mais de 60% responderam que não possuem.Dai minha poreocupação ´com iniciantes que não possuem conputador, muitas veses se servindo de empresas prestadora de tais serviços o que ocasiona dificuldade para navegar nos sites e Fóruns existentes e que poderão encontrar ao menos o básico no Guia mencionado no Tópico.Justifico ai minha pergunta para o conhecimento dos iniciantes e para minha decisão de adquiri-la ou não ao chegar em minha cidade.
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 16, 2008 10:19 pm Assunto: Que saudade !!!! |
|
|
Grande amigo Ivanil !!
Fico muito feliz por ter compreendido minhas colocações. Somente agora atentei para tal fato, somos um pais com grandes abismos sociais.
Lendo sua ultima postagem bateu uma saudade enorme de minha cidadezinha encravada no pé da serra da Canastra em Minas Gerais.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Maio 25, 2008 9:21 pm Assunto: |
|
|
Ops, estou postando novamente neste tópico pq só agora tive acesso ao Guia de Cuidados, bom, sinceramente concordo com o Sergivaldo(Sergivaldo, bem que vc poderia ter colocado fotos de várias de suas plantas dignas de exposição que todos nós já conhecemos, rsrsrs), na minha modesta opinião a revista melhorou muito, não só nas matérias como também nas plantas expostas, a única crítica foi que copiaram alguns conceitos e têrmos do livro do John Naka, isto tvz atrapalhe a cabeça de alguns iniciantes, mesmo sendo salientado na dita revista que não se usam mais estes têrmos.
Nicky,
Vc está confundindo duas revistas diferentes, a que tem a falha de duas fotos iguais do Shimpaku é esta abaixo:
Eta revista é da Editora Europa e foi lançada quase na mesma época da outra, mas segue o mesmo padrão da antiga "Como Cultivar Bonsai" da Casa Dois, inclusive o mau gosto pela escolhas das fotos, embora o material gráfico seja bom e as matérias bastante interessantes para iniciantes, pecaram nas fotos ilustrativas das matérias, creio que isso tirou o brilho e o mérito.
Ivanil,
Eu no seu lugar compraria a revista sim, pois eu comprei e não me arrependi, claro que muitos não gostaram e respeito(graças à Deus vivemos em uma Democracia, rsrsr), creio que tem muita coisa útil, e como já ví várias opiniões diferentes em relação à qualidade da mesma eu preferi avaliar pessoalmente, e no final gostei.
Abraços fraternos a todos e até o Bonsai 2008. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|