|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Shirleinr
Registrado: 24/09/07 Mensagens: 5 Localização: Rio de Janeiro/RJ
|
Enviada: Sáb Maio 10, 2008 10:14 pm Assunto: MANGUEIRA |
|
|
Parabéns pelo seu exemplar de mangueira, está maravilhoso.
Sempre amei plantas, desde menina, mas há pouco tempo iniciei minhas aventuras na arte do bonsai e tenho milhões de dúvidas. Quanto mais eu
vejo mais dúvidas tenho. Na verdade nem tenho ferramentas apropriadas e meu esposo não é muito chegado a plantas e acaba me limitando..
Acho que minha maior dificuldade será quando chegar a hora de por as mudas na mamadeira; vai ser um Deus nos acuda.
Por enquanto tenho 2 mudinhas de mangueira, 2 de carambola e 2 de jambo, fora 2 azaléas e outras mudinhas, resultado de constantes tentativas de novas frutíferas.
Minha maior dúvida é a adubação, já li a respeito mas tenho receio na hora de comprar e acabo usando esses preparados p/ raizes ou p/ folhas em todas as minhas plantas, tanto nas frutíferas quanto nas azaléas.
Se continuar agindo assi m poderei comprometer as frutíferas no futuro.
Agradeço sua ajuda. _________________ Shirlei de Moura Rocha |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Maio 10, 2008 10:36 pm Assunto: Boas vindas !! |
|
|
Seja muito bem vinda ao forum Shirlei !!!! Igualmente a você, também sou um iniciante. Compreendo bem os problemas e alguns fatores limitantes que nos acerca.
Quanto as suas plantas, na minha modesta opinião suas plantas (mangueira e jambo) possuem folhas grandes, atraves de desfolhas pode-se conseguir ate uma diminuição, mas não muito. Isto leva voce a possuir bonsais de tamanho consideravel. Se voce tem espaço para isto, tudo bem, caso contrário sugiro plantas com folhas menores, abrindo assim a possibilidade de voce ter Shohin, que são bonsais menores.
Quanto a adubação, eu uso torta de mamona e farinha de osso, (TM + FO). Estes adubos, são naturais, encontrados em qualquer casa de jardinagem e são baratos.
Para plantas frutíferas sugiro um substrato com bastante material orgânico, algo como 50% caco de telha e 50% terra vegetal.
Desejo todo sucesso com suas plantas, e qualquer dúvidas estamos a disposição, espero poder ajudar.
Abraço frateno |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Maio 11, 2008 5:30 am Assunto: |
|
|
Shirlei,
faço das palavras do Edmílson as minhas. Avalie seu espaço e veja qual tipo de bonsai poderá cultivar. Imagine que plantas maiores necessiam de vasos maiores que ocupam mais espaço.
Não desanime. Minha esposa não gosta de ter plantas em casa que não estejam em vasos bonitinhas e acha desperdício pagar caro em alicates e tesoura para plantas também, mas vou fazendo assim mesmo. O importante é lembrar-se que toda ajuda que precisar terá sempre alguém para ajudar, é para isto que existe este fórum.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 12, 2008 2:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Shirlei, como bem disseram os colegas, bonsai geralmente é algo que nos remete a plantas pequenas, com folhas e frutos pequenos.
Mas isso não é uma regra rígida, a ser seguida ao pé da letra. Vez ou outra, algum engraçadinho sempre acha de perguntar se tem como fazer bonsai de jaqueira ou pequizeiro. Como está fazendo chacota, fica intrigado quando respondo, seriamente, que sim, tem como fazer.
É claro que, para termos uma jaqueira, cultivada como bonsai, iremos precisar adequar a altura da planta bem como sua densificação (folhas) e estruturação de galhos, visando criar algo harmonico. O vaso, obviamente, por essas mesmas razões, terá que ser grande o bastante para que nossa planta não fique estranha.
Isso vale, então, para qualquer outra frutifera, que tenha folhas e frutos grandes: mangueira, abacateiro; ou frutos médios, como carambola, goiabeira, pequizeiro.
O tamanho máximo "permitido" pela escola japonesa é de até 1,20m. Isso permite que cultivemos então qualquer das variedades acima, pensando numa estrutura que comporte, então, um tronco grosso o bastante na base, que tenha conicidade (base larga, que vai se afinando aos poucos até o ápice), e uma boa distribuição de galhos.
Certas plantas, entretanto, não irão responder muito bem à desfolha, se a usamos para tentar reduzir o tamanho das folhas. É o caso de pequizeiro, por exemplo, em que se insistirmos, poderá perder galhos, que secam. Então, há que se pensar bem, antes de se lançar a uma empreitada dessas com esse intuito.
Atualmente o mercado brasileiro já supre a deficiencia até bem pouco tempo existente, de encontrarmos vasos grandes para esse tipo de cultivo. A Nipon bonsai, por exemplo, vende vasos de cimento, de excelente confecção e pintados, que suprem bem esse quesito. Remetem, aliás, para todo o país, via transportadora. Dependendo de onde se mora, claro, irá sair um pouco mais caro, por causa do valor do frete, mas ao menos temos o que usar.
Acredito que certas frutiferas podem ser trabalhadas visando uma harmonia mais tranquila no futuro, graças as inumeras variedades que encontramos à venda. Assim é que, ao invés de cultivarmos um bonsai de mangueira da variedade Tommy, poderemos optar por outra, que produza frutos menores, como a coquinho ou pequi. O mesmo vale para abacateiros, pés de fruta conde ou ata ou pinha.
Em meu viveiro, por exemplo, cultivo frutiferas como fruta conde e graviola. Essa última, aliás, possui um fruto pouco maior que um abacaxi, para se ter um exemplo. Claro, meu objetivo, no caso, não são os frutos, mas o bonsai. Toda frutifera carrega, antes da frutificação, flores, que para mim, são um ótimo atrativo para optar por determinadas espécies.
Então, se vc optar por cultivar essas frutiferas que elencou, sugiro buscar subsidios técnicos e profissionais em links e sites da net, munindo-se antes de mais nada do conhecimento necessário para lidar com elas, de maneira correta, facilitando seu cultivo, seja pelo aporte adequado de adubo, seja pela melhor maneira de conduzir podas, estruturação e formação de raízes.
E, se no mais, quiser extrapolar, poderá optar por formar um bonsai da escola chinesa, que não se acanha de estabelecer alturas inimaginaveis para seus trabalhos, alguns dos quais requerem inclusive escadas para que o bonsaista possa proceder podas e outros trabalhos necessários à manutenção de seus giga bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Shirleinr
|
Enviada: Seg Maio 12, 2008 8:23 pm Assunto: MANGUEIRA |
|
|
Obrigada pela orientação; na verdade tenho espaço vertical, ou seja, um terraço coberto e outro a céu aberto, além de uma área onde faço as minhas experiências, mas, considerando as suas orientações e tendo em vista as dificuldades quanto ao tamanho dessas mudas na fase adulta, acho melhor encontrar um terreno p/ plantá-las e começar a me dedicar a exemplares menores .
Com certeza o porte das mangueiras e dos jambeiros vai se transformar num problemão pra mim.
Agradeço a tds pelo esclarecimento,
Abraços. _________________ Shirlei de Moura Rocha |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Maio 13, 2008 10:13 pm Assunto: Desculpe |
|
|
Minha querida amiga, espero que não desista da arte. Sei que as respostas foram de certa forma dura pra quem esta iniciando, porém lhe poupará tempo, haja vinto que num futuro proximo iria observar estas dificuldades e so então procuraria arvores menores. Eu mesmo perdi grande tempo pois não tinha este conhecimento. Hoje no pouco espaço que tenho cultivo uma mangueira Tommy, sem grandes pretensões.
Como sugestão para plantas posso falar de jaboticabeira, caliandra, ficus (desde que não seja os transados), carmona, pitheco, pitangueira, acerola, primavera, pingo de ouro, azaleias, ixoria, etc ..... Todas elas são encontradas facilmente em qualquer viveiro
Abraço fraterno |
|
|
 |
Shirleinr
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 12:21 am Assunto: Esclarecimento |
|
|
Agradeço pela sua preocupação, mas acho que vcs tocaram no ponto certo. De fato, apesar da facilidade que venho encontrando em cultivar sementes de frutíferas, certamente terei problemas se persistir nesse projeto. Mas, de qualquer forma, sempre poderei plantar as sementes germinadas em algum terreno e, quem sabe, observar, mesmo de longe, o seu pleno desenvolvimento. Afinal, com certeza o planeta vai agradecer.
Quanto ao meu interesse pela arte bonsai, pode estar certo que não ficou nem um pouco abalado. Concordo plenamente com tudo que me foi dito e agradeço muitíssimo. De fato, já não sou jovem e posso muito bem aproveitar melhor o tempo com espécies que se desenvolvem mais depressa, inclusive tenho uma azaléa que cultivo em vaso e procuro fazer podas de galhos e raízes, assim como troca de substrato. Na verdade foi minha primeira experiencia do tipo, ela já esta com uns 10 anos e floresce regularmente, mas nunca foi aramada.
Grata.
Um forte abraço. _________________ Shirlei de Moura Rocha |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 3:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Shirlei, aramar ou não uma planta, depende muito do seu cultivador. Há espécies, por exemplo como a serissa chinesa ou um ulmus, que dispensam aramação, bastanto tão somente uma poda regular com tesoura, visando formar estratos densificados. A própria poda de refinamento ou de limpeza é feita com as pontas dos dedos, numa dispensa tácita até mesmo de tesoura.
Alguns bonsaistas chegam ao esmero em termos de cultivo, produzindo bonsai de altissima qualidade, apenas usando tesoura e pinçagem com os dedos. Não usam arames em hipotese alguma. Em meus trabalhos com a serissa chinesa, por exemplo, tenho observado que, quando uso arame, a planta demora na resposta de novas brotações, atrasando a densificação de galhos, compromentendo toda a estruturação pretendida, aliás.
Um estilo muito buscado por renomados cultivadores japoneses, o HOKIDASHI, ou estilo escova (erroneamente classificado entre nós, como estilo vassoura), é formado tão somente com o uso de tesoura, sem aramação em nenhuma etapa de sua formação.
A caliandra, a exemplo do ulmus, da celtis, da piracanta, e de outras plantas, pode e deve ter suas folhas pinçadas vez ou outra, visando diminuir seu tamanho, aumentar sua densificação (aumento da massa verde), além de permitir visualizar sua estratificação, facilitando a eliminação, via tesoura, de galhos inadequados, mal posicionados, ou que tenham secado.
Espero que, qualquer dia desses, vc nos brinde com fotos de sua caliandra, para que possamos admirar o trabalho feito por vc, nesses 10 anos de cultivo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Shirleinr
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 11:57 am Assunto: Retificando |
|
|
A planta que mencionei não é caliandra, quem me dera rsrsrs, é azalea, mas é bom saber que o fato de não tê-la aramada por si só não invalida meu empenho. Essa semana resolvi experimenmtar, meio que atrapalhada, a aramação das mangueiras. Primeiro deixei a segunda muda, que brotou com intervalo de uma semana +/-, sob uma bancada, provocando uma curva no caule e agora, com uns 10cm, aramei com cautela mantendo essa curvatura, o broto, no dia seguinte, já se movimentou buscando a posição vertical, acho que com isso devo conseguir um tronco sinuoso, é assim mesmo que se faz?
Com a primeira muda, que já está com mais de 25cm de altura, desci o tronco num ângulo de uns 45 graus e, como já está mais rijo, vou ter que esperar p/ ver a curvatura.
Veja que, mesmo sabendo que talvez não consiga ficar com elas em casa, posso me aventurar fazendo algumas experiência, não é mesmo!!!
Obrigada mais uma vez.
Um abração _________________ Shirlei de Moura Rocha |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 2:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Shirlei, na verdade, se não pretender frutificá-las, vc poderá formar bonsai menores com elas. A frutificação seria algo inusitado, considerando o tamanho das folhas e dos próprios frutos, estando a planta acondicionada num vaso pequeno, entende? Não teria o que chamamos de harmonia visual, seria algo esteticamente feio.
Eu tenho em meu viveiro dois pés de abacate, da variedade conhecida vulgarmente por "manteiga". Aramei quando estavam as mudas com uns 35 cm, dando um movimento levemente sinuoso aos caules, sem forçar demais uma posição que ficasse muito anti natural.
Claro que, em se tratando de movimento sinuoso, fica a critério de cada um estabelecer o que é pouco ou o que é muito. A escola chinesa, por exemplo, incentiva curvas absurdas para algumas espécies. Vemos muitos pré e bonsai vendidos na net que trazem curvas muito pronunciadas, dificeis de serem entendidas e mais dificeis ainda de serem trabalhadas, vez que muitos cultivadores as compram querendo formar, a partir desse material, bonsai dentro da linha japonesa.
O melhor, então, é aramar forçando um S mais esticado, com uma leve curva inicial que se alonga em direção ao ápice, fugindo do modelito acima.
Veja esse outro "exemplar", em que não há a menor preocupação em formar uma boa estrutura. Pega-se a planta, planta-se de qualquer maneira dentro de um vaso e pronto. Mais uma porcaria, digo, um "broncosai" no grau.
Admire outras obras de arte iguais a essas, no link abaixo. É sempre oportuno admirar tais peças, para aprender o que não se deve fazer para não se ter isso em casa:
http://blog.troulite.fr/arktoss/index.php/feed/category/mes-bonsais/rss2
Plantas magnifiques, como diz o autor do site, para chines nenhum botar defeito.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|