FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus - HOKIDACHI
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaelvitorio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 10, 2008 1:42 am    Assunto: Buxus - HOKIDACHI Responder com citação

Olá amigos, adquiri este buxinho esta semana, achei que ele teria potencial. As duvidas são as seguintes:

- Tive que transplanta-lo mesmo sendo fora de época pois o solo estava compactado, e por sequencia podei um pouco suas raizes, a duvidada é se tenho tambem que podar alguns galhos para não ficar desproporional com a quantidade de raizes e acabar morrendo.

- a outra é que ele parece estar encaminhado para um estilo vassoura, mas se observarem ele esta com muitos galhos, e eu estou sem noção de quais remover, ou se deixo assim, o que eu poderia ser feito?

o Tronco tem 3 cm de largura e 37 de altura
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 10, 2008 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael muito potencial tem esse seu buxo. Tem uma tendência para o estilo vassoura. Pode alguns galhos devido você ter mexido nas raízes. É muito stress para a planta.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 10, 2008 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

rafael,

seu buxinho está mais para moyogi ou até mesmo tronco duplo. Ele tem um tronco bom pra vassoura, mas o primeiro galho sai em altura diferente do segundo. Para avaliar os galhos melhor seria interessante uma desfolha parcial, mas agora não sei se é boa época para desfolha em buxinho. a desfolha completa não é muito recomendável, ele não gosta muito.

estrutura dos galhos.

Seria mais ou menos assim depois de uma aramada nos galhos e uma poda de copa para definir as copas. A cor diferente é para identificar que as copas devem ser diferenciadas para dar efeito ao estilo e não parecer topiaria.

O tronco está bom para ir pro vaso, mas a copa pode melhorar. Precisa ser verificada a proporção entre o tronco e vaso para dar uma copa proporcional também, mas já está a meio do caminho.

T+
rafaelvitorio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 10, 2008 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, sei que devo tirar mais galhos, mas da uma pena, parece estar tão bonito, mas com esta quantidade de ramificações ele pode perder alguns galhos por si próprio.

Eu tirei mais um pouco ficou menos encorpado vejam:

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 12, 2008 2:49 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, o que diferencia um bonsaista de um simples colecionador de bonsai, ou de um viveirista, é justamente nossa capacidade em cortar o que julgamos necessário, ou que outros colegas, mais experientes, e com melhor visualização, nos apontam como o melhor caminho para formarmos um ótimo bonsai. Very Happy

Se vc teme cortar pq acha que está "bonitinho", então é melhor não seguir a trilha bonsaistica, vez que, certamente, irá se sentir mais a vontade agindo assim. Shocked
Por outro lado, se pretende ter ótimos bonsai em sua coleção, terá que mudar essa linha de pensamento e conduta. E acredito que o buxus que ora tens é o melhor remédio. Very Happy

Assim sendo, sugiro aguardar até a primavera, para cortar radicalmente os galhos indicados, e formar uma linda estrutura moyogi, que certamente irá redundar num lindo bonsai em futuro não tão distante. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 13, 2008 10:28 pm    Assunto: Caminhos Responder com citação

Caro amigo Rafael, encare os procedimentos em sua planta, (podas, aramação, desfolha, reenvase, jins, shari) como orientação que voce esta dando para sua planta.

Voce esta traçando um caminho para ser seguido. Está educando-a.

Realizando estes procedimentos na epoca correta e seguindo alguns cuidados básicos não tema, a planta tem energia armazenada o suficiente para reagir e sobreviver tranquilamente.

Bonsai exige muita paciencia e disciplina, oriento que deixe a desfolha para um periodo mais apropriado. Espero que a poda de raizes não tenha sido drástica.

Está com um planta com potencial promissor.

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2008 3:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rafael, veja um trabalho interessante, visando formar uma boa estrutura, que vc pode usar como modelo quando for "detonar"seu buxinho.

Observe como pode escolher o melhor tronco, dentre todos os da sua planta atualmente, para conduzir esse trabalho de maneira tranquila e acertada, cuidando apenas de manter os galhos que irão ser necessários à complementação do estilo pretendido:

Dessa forma, num primeiro momento, poderá então proceder de acordo com essa linha de trabalho, visando formar uma estrutura bem dfinida, que redundará numa linda planta, em pouco tempo, graças a intensa brotação e densificação proporcionada por essa espécie. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael Vitorio, sua planta tem muitas possibilidades, muitas mesmo.
Tenha calma, olhe bastante fotos de bonsais(hokidashi e moyogi) no google imagens. Alguns cortes você terá que fazer e vejo muitas opções interessantes para sua planta sem que tenha que detona-la.

Muita calma nessa hora, ao reduzir as folhas sempre deixe um par de folhas em cada galho ou seu buxinho secará o galho.

Tire mais fotos em outros angulos e que apareça toda planta.

Boa planta.
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: