FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mostrar corretamente um bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 3:34 pm    Assunto: Mostrar corretamente um bonsai Responder com citação

Caros colegas foristas:

Muitos de nós gostamos de, vez ou outra, apresentar no forum fotos de bonsai, sejam recolhidos de paginas da net, sejam nossos ou de amigos, ou então provenientes de outras fontes. É normal fazermos isso, e bem sadio, vez que possibilita a todos um plus ultra em termos de aprendizado, acredito. Very Happy

Bem, tivessemos todos nós conhecimento bastante para tanto, creio que o ideal, doravante, seria apresentar tais peças dentro da linha da foto abaixo:

Certamente isso iria engrandecer muitissimo a apresentação, vez que eliminaria uma série de contratempos e discussões, calcadas sobre pormenores que, nas postagens usuais, não nos permitem muitas discussões. Laughing Laughing Laughing

Mas, infelizmente, como nem sempre podemos lançar mão desse recurso, creio que iremos continuar postando fotos como sempre. Sad Sad

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade issp não necessariamente dificil de fazer...o proprio photoshop tem o recurso p/animar isso..
é meio chato, isso é, tirar as fotos de todos os angulos p/criar essa animação...mas que facilita p/opinar, isso sim...
P/quem quer saber como fazer, procure por ImageReady, deve ter tutoriais na net explicando como fazer...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 4:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

FrK, a dificuldade apontada por mim reside no fato de que vc teria que obter as fotos da mesma planta, de todos os angulos. Para uma planta sua ou de um amigo, fotografada por voce ou por ele, é facil. Mas e quanto às plantas mostradas na net, algumas bem antigas? Shocked

Digamos, uma plantinha como essa aí de baixo, fotografada exaustivamente, imagem exposta em uma miriade de sites, mostrando sempre a mesma frente, aliás:

Vê como não é tão simples assim? Sad

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Claro, sei que não...mas quando eu disse que não é tão dificil eu me referia às nossas próprias postagens, de plantas nossas e não de outras pessoas, pq óbvio q isso é bem mais complicado...

Assim que der (eu to no trabalho dai não rola) eu faço um tutorialzinho de como fazer essas animações de maneira simples ok?
Ai quem quiser e tiver a paciência (coisa que eu não tenho) de tirar as fotos p/fazer a animação, pode postar as suas plantas assim....

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 16, 2008 11:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

FrK, isso é que eu chamo de uma excelente contribuição para a melhoria do forum nosso de cada dia. Very Happy
Eu e demais foristas agradecemos sua paciência e interesse em prestar esse serviço para todos aqui. Certamente, quem quiser doravante fazer esse tipo de apresentação, terá em sua ferramenta um auxilio de primeira linha. Very Happy

Isso me faz lembrar de outro grande forista, que há tempos não nos brinda com sua presença, o bonsaista Marcelo Duprat. Ele nos brindou certa época com um programinha jeitoso, igualmente. Voce podia projetar sobre vários modelos de vasos a sua planta, isto é, uma foto de uma determinada planta, escolhendo então qual melhor vaso, qual ficaria mais harmonico. Very Happy

Acredito que iniciativas assim é que criam a motivação para estarmos sempre por aki, auxiliando uns aos outros. Esse é o verdadeiro caminho do bonsai. Wink

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 17, 2008 12:20 pm    Assunto: O bom e o ideal Responder com citação

Nicky

Concordo que este exemplo que você nos trouxe seria a maneira ideal de uma planta ser apresentada para permitir uma análise completa e facilitar as sugestões. No entanto, eu já ficaria contente se a qualidade das fotos postadas para sugestões fossem um pouquinho melhores. Sem contar os erros de postagem (exageradamente pequenas ou demasiadamente grandes), geralmente as fotos apresentam um ou mais dos seguintes problemas:
1) Ângulo incorreto: foto tirada "de cima", mostrando apenas o topo da planta;
2) Distância incorreta: como se fosse uma formiga fotografada do alto do prédio;
3) Fundo inadequado: várias plantas, vasos e até armário de vassouras ao fundo, impedindo visualizar a delimitação do caule e até da copa da planta;
4) Iluminação incorreta: mesmo com o auxílio do Photoshop é impossível conseguir um contraste mínimo adequado;
5) Foto incompleta: às vezes a foto parece deliberadamente "cortada", para não mostrar a planta inteira. Tal qual cobertor curto, mostra o topo ou o nebari, jamais cobrindo cabeça e pés. Se eu não desejar mostra minha planta no Fórum, porque eu mostraria apenas parte dela?

Concordo que o ideal seria mostrar claramente toda a estrutura, da base do vaso até a última ramificação da copa, em vários ângulos ao redor da planta, com iluminação profissional e correção de tonalidades. Mas eu já ficaria muito contente se as fotos tivessem uma qualidade mínima. Para tanto não se faz necessário um aparato profissional, até câmera de celular tira boa foto se alguns cuidados básicos forem tomados.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Vinturini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 12:13 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal concordo plenamente com a idéia de todos, mas, temos que pensar que muito de nós é desprovido de ferramentas e conhecimento para tal feito. Eu mesmo não tenho uma máquina fotografica que de uma qualidade como as das fotos apresentadas, alias tiro as fotos de meu celular mesmo e nem sei mexer no fotoshop.

abraços,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: