|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 12:06 pm Assunto: Fotos de vários bonsai |
|
|
Olá a todos!
Gostaria de compartilhar com vocês as fotos dos bonsai do bonsaista daqui de Bauru, Dr. Renato de Freitas
Clique aqui para ver as fotos _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 2:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
Cleriston, as plantas estão bem encaminhadas, mas acredito que seu amigo precise ainda fazer um curso básico/intermediário/avançado com algum dos nossos eminentes professores (Hidaka, Tramujas, Rock Junior, Charles (White e Ferrantes), Fernando Magalhães, etc) para melhorar um pouco mais a qualidade de seus trabalhos.
Tenho certeza que ele poderia melhorar ainda mais as plantas que vem cultivando com tanto esmero, se se dispuser a tanto. Alguns bonsaistas até se viram razoavelmente, autoditadas que são, aprendendo uma ou duas coisinhas em revistas e livros. Mas nada suplanta um bom curso, ministrado por qualquer uma dessas pessoas que elenquei, vez que com a prática advêm a melhoria e, por que não, a perfeição em termos de equilibrio, harmonia estrutural e visual.
De qualquer forma, foi bom apresentar mais esse bonsaista. Espero que vc o convença a vir conviver aqui no forum conosco, onde certamente irá aprender bastante tambem, crescendo ainda mais em termos de qualidade, a arte que tão bem vem desempenhando até então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 3:01 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury!
Com todo respeito sou obrigado a discordar da sua opinião.
O amigo bauruense citado no tópico além ser bonsaista ele é colecionador. Sua coleção é uma DAS mais bonitas daqui de Bauru. O pessoal do bonsakai de bauru (clube) admira muito esta coleção.
Não foi possivel colocar no site a descrição de todas as plantas, mas muitas são provenientes do Hidaka (como vc citou).
Veja a foto abaixo e seus dados
Estilo: Moyogi (vertical Informal)
Altura: 86 cm
Diâmetro do tronco : 36 cm
Bonsai grande
ORIGEM : AKIO HAYASHI (IBIUNA) _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 3:16 pm Assunto: |
|
|
Cleriston, com certeza ele tem uma coleção bonita, com bons exemplares como esse último, mas muitos carecem de um "trato" digamos assim...
Alguns pontos que podem ser melhorados...mas essa é a nossa opinião...
Meu sogro, por exemplo, tb é um colecionador, mas ele tem plantas que na minha opinião, tem muito caminho pela frente...
Só que como me disse o Charles de Barretos, "se a planta é sua, ela tem que te agradar" se ele é contente com a coleção que tem, ótimo...
O Nick não teve nenhuma intenção de ofender, mas deu a sugestão de que se seu amigo pudesse ter contato com mais bonsaístas ou professores que lhe orientassem melhor na arte, talvez ele tivesse ainda mais gosto e tivesse exemplares ainda mas bonitos que esses que tem agora... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 3:21 pm Assunto: |
|
|
Olá FrK_leal eu nao entendi como um ofensa... apenas quis explicar melhor o tópico, inclusive gosto muito dos tópicos do nickyfury
abraços _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 8:34 pm Assunto: |
|
|
Cleriston,
são boas plantas mesmo. Uma coleção grande que pode ser bem admistrada com dedicação. Como os colegas também acho que falta o refinamento que só o olhar da experiência pode ajudar. Não que eu seja grande bonsaísta para poder criticar e nem tenho pretenção para isto, mas só reforço o que foi colocado por entender que nosso esforço deve ser sempre o de melhorar nossas plantas, para nós mesmos e para o bonsai nacional. Como o Nicky citou o Mestre Hidaka e você disse que algumas plantas são advindas desse cultivador excepcional, ele mesmo, o próprio mestre Hidaka se define um grande estruturador mas que não tem grande esmero em finalizar suas plantas por não ter olhos para isto, sendo que essas são palavras de um de seus alunos que acompanham-no. Por isto é sempre bom fazer workshops como o bonsai 2008 para dar uma analisada no nosso material e trocar experiências.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 2:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Cleriston, Darkaso, tanto é assim, que no site do Eduardo Mizuno tem planta de Hidaka sensei à venda, e que ainda está a léguas de distância de ser um bonsai propriamente dito. O KUROMATSU ou Pinheiro Negro abaixo, por exemplo, considero um pré bonsai e se me permitem, de preço mais elevado que muito bonsai finalizado existente na chacara do próprio mestre.
Me digam: se eu envasar esse pinus, usando um vaso TOKONAME inclusive, eu teria um bonsai? ou continuaria a ser um pré?
É um material de qualidade. Envasado, continuaria a ser um bom material, mas continuaria, igualmente, a ser um pré bonsai de Pinheiro Negro, ao qual faltaria um queijo e uma rapadura para ser finalizado.
Olhem esse outro, vendido pelo mesmo site do Mizuno:
Vejam só a qualidade desse pré bonsai. Digno de nota, aliás, mas ainda um pré bonsai, mesmo que estivesse envasado num TOKONAME. Ou num vaso Izumi, como alguns dos "bonsai" do Dr. Renato.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 7:08 pm Assunto: |
|
|
Grande Nicky,
exemplos que ilustram muito bem a questão. Muitas vezes o cultivador vende as plantas sem ter finalizado o trabalho da forma que planejara. Mas não dá para ficar com as plantas em viveiro se tem alguém para comprá-las, esse é o negócio dele. Tem que vender para sobreviver, já que este ramo de bonsai ainda tem pouco movimento no Brasil.
Cleriston, o fato de plantas minhas não estarem tão boas como poderiam ficar não é demerecimento, pelo contrário, há muito merecimento por conta de todo o caminho que se conseguiu até aquele ponto, só não se pode deixar de continuar a caminhada. Muitas vezes acontece com plantas em vasos definitivos, mas que é possível.
O seu intuito em nos mostrar as plantas foi de dar ao cultivador e colecionador o real merecimento, o que nós não retiramos, mas apenas completamos que precisam de uma lapidada, o que não o torna um péssimo bonsaísta.
Temos, todos, que entender que ser criticado não é sinal de reprovação, mas de interesse em algo que merece nossa atenção, do contrário sequer estaria escrevendo algo, seria perda de tempo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 7:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos , não querendo polemizar , mas acredito que o amigo do Cleriston possui uma coleção de respeito.
Gostaria um dia de ter bonsai com a qualidade dos dele , claro que ser formos muito detalhistas podemos encontrar alguns que possam ser melhorados mas no visual geral acredito que estão muito bons. Quisera eu ter um dia uma coleção como a dele.
Mas nada como a discussao saudavel e a troca sincera de opinioes , é para isso que servem os foruns.
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qui Maio 15, 2008 8:04 pm Assunto: |
|
|
Ao pessoal que ta iniciando digo: não se desesperem! nesse e em outros foruns se aprende muita coisa, assim como em revistas, livros sites etc. sem que seja preciso fazer um curso imediatamente. Baixando o programa deamule vocês conseguiram baixar livros e videos, no youtube também tem muitos videos e por fim juntem os amigos e pratiquem.
Tem muito autodidata que são feras outros não e muita gente que faz tudo que é curso e só tem teoria outros nem teoria, é muito relativo.
E assim que der, façam um curso ou particepem de um encontro como esse que esta para acontecer aqui no Atelier do Bonsai.
A PRATICA FAZ O BONSAISTA. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 16, 2008 4:25 pm Assunto: |
|
|
nickyfury valeu pela explanação! Obrigado.
joellagunasc a coleção não é minha, quem me dera :S
abraços _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 16, 2008 6:44 pm Assunto: |
|
|
Joel,
como eu disse na mensagem acima, não dissemos que as plantas dele são ruins, quem dera eu também tivesse plantas como estas em minha coleção. são muito boas, mas sempre precisamos procurar o melhor. Derepente pode ser que ele não tenha observado isto, assim um olhar de fora sempre ajuda a nos mostrar algo, como sempre fazemos no fórum, postamos e esperamos a opinião do outro.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|