FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaca de Calliandra
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 4:25 pm    Assunto: Estaca de Calliandra Responder com citação

Olá pessoal

Estou ficando viciado nesse forum.Todo dia acesso e observo todos os tópicos, captando as orientações dos colegas.
Arrumei umas estacas de calliandra(esponjinha)a uns 10 dias e coloquei para enraizar.Mas elas não estão ficando com aspecto muito bom não.
Acho que não vão pegar.
Foi difícil conseguir as estacas! Em lojas que vendem plantas aqui eu nunca consegui encontrar para comprar.
Vou dizer como fiz:
Ao invez de deixar 5 minutos no enraizante, eu deixei 20 minutos. Será que isso pode ter prejudicado?
Pincei tirando um pouco das folhas.
Acho que agora também não é a época ideal, não é?
As vezes pulverizo elas com um pouco de água.

Quem puder me ajudar ficarei feliz.

um forte abraço a todos

Claudio Faria

fariadjoy@ig.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 6:52 pm    Assunto: Responder com citação

na calindra se usa estacas de ponteiro, o fato de ter deixado 20 mim não prejudica (qual horminio vc usou biofert?) eu acho que os hormonios ( dependendo do hormonio ele pode ter efeito inibitorio ex. aib) precisam ter um contato elevado com os tecidos da estaca para fazer efeito.
agora não é uma boa epoca para se fazer estacas, bom é fazer na primavera. outra coisa o solo não pode ser muito umido para não ocorrer podridão da estaca , nem muito seco pois assim as raizes não vão se desenvolver.
eu não utiliso hormonios exceto para fazer estacas de acers... (eu ultiliso aib)
vc pode usar uma garrafa pet, que pode fazer de estufa assim a estaca se desidrata menos.dependendo da planta é bom pulverisar as folhas para hidratar.
espero ter ajudado Very Happy
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 8:13 pm    Assunto: Estaca Responder com citação

Já tirei uma muda por estaquia de uma caliandra vermelha que tenho e foi muito fácil. Eu tinha podado um pedaço pequeno de um galho e finquei na terra. Agora já cresceu um pouco e está enraizada.
Acho que seu problema pode ser a estação mesmo.
Se quiser posso te enviar umas sementes de calliandra rosa que ganhei. Só não sei se é do tipo com flor totalmente rosa ou com parte rosa e parte branca. Se quiser é só me mandar o endereço por mensagem pessoal. Você só terá que me esperar chegar em terra, ok? Só chego no dia 01/07. Detalhe: tenho pouquíssimas sementes, mas das 5 que plantei, todas germinaram. Wink
Um grande abraço e boa sorte com suas estacas!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cláudio !!! Laughing Laughing Laughing

Oi Fábio !!! Laughing Laughing Laughing

Oi TC !!!! Laughing Laughing Laughing
Eu particularmente não sabia que a estaca de Calliandra "pegava" ! Cada dia se aprende mais e mais, o que é muito bom !!! Very Happy Very Happy Very Happy

TC, excelente sua aula sobre estaquia !!! Achei 10 !!!!
Cláudio, você mora pertinho, que tal passar um sábado conosco ???

Fábio, "oh embarcado" !!!! Você chega dia primeiro e volta ao "mare" dia 16..... não dá para ficar por aqui lá pelo dia 30 ???

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 9:39 pm    Assunto: Ângela Responder com citação

Eu chego no dia primeiro e só volto pra cá no dia 22/07. Dessa vez não vou poder mudar o embarque porque preciso aproveitar o tempo de férias da faculdade pra embarcar, pois assim poderei assistir mais aulas no início do período que vem. Além disso, já alterei minha escala deste embarque pra poder fazer prova de física.
É muito louca essa história de embarcar e estudar ao mesmo tempo, mas é um bom investimento. Wink
Beijo grande!!

Fábio
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 11:46 am    Assunto: Convite Responder com citação

Angela

Adorei seu convite.!
O problema é que agora estou estudando pra um concurso.Sem falar que de segunda a sexta estou ralando no serviço sem previsão de férias.
Mas como e onde seria?
Na primeira oportunidade vou sim.

Abração
Claudio

fariadjoy@ig.com.br
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ei
TC

É claro que você ajudou muito!
Eu acho que estou aguando muito as estacas.Pela manhã e à tarde.E agora tá um pouco frio acho que 1 vez por dia seria o ideal.
Eu usei o biofert.
aib é enraizante?Não conheço! Vende em lojas de produtos agropecuários como o biofert?

Abraço
Claudio Faria

fariadjoy@ig.com.br
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cláudio !!! Laughing Laughing Laughing
Quando pretender vir por aqui, me diga que envio todos os números dos meus telefones. Também trabalho de segunda a sexta-feira. UFA !!!!! Surprised Surprised

OH EMBARCADO !!!!! Laughing Laughing Laughing
Não quero atrapalhar suas provas, mas depois combinamos tudo.Tá ?

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

oi
não me lembro direito mas uma vez me mostrar umas mudas de calindra que acho que tinha sido feitas por estacas basais ( ou posso ta viajando )
eu faço as minhas estacas coloco em garrafas pet e fecho ( estufa que pode ser feita em uma caixa e tampa-la com plastico de cozinha com alguns furos para circula ar) e depois não rego mais só se a terra secar ai eu molho de novo, começo molhar quando vejo as raizes no fundo da garrafa.mas dependendo da estaca não ha problemas com regas ex. amoreira( que pode ser regada abundantemente.
--aib é acido indol buritico ( acho que é assim que se escreve), ele é vendido em agropecuarias( em pó) parece que a grama é uns 10 reais ( não sei o preço certo) mas da pra fazer muitas estacas( claro que varias espcies não precisam) eu coloco um pouco de aib na ponta da estaca, ele estimula o crescimento de raiz.
--pelo que sei ( se estiver errado me corrijam) o biofert ele não estimula o crscimento da raiz ele é a base de b1 que fortalece as raizes (que acaba se desenvolvendo mais) mas não estimula a aparição delas ( o que acho que é ideal para transplantes).em depois que aparecem as raizes eu começo a regar com biofert para fortalece-las.
-deixo dependendo das estacas em um local iluminado, algumas deixo no no mesmo local das minhas plantas sem problemas
-acho que o seu problema ter sido a epoca, o local ( falta de luz) ou o exceço de umidade.
espero não dito alguma bobagem
obrigado angela Embarassed

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5134_2.jpg
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Tc, muito legal sua estufa com a Pet, nunca tinha pensado nisso, ficou perfeita.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:11 pm    Assunto: Re: Estaca de Calliandra Responder com citação

Claudio escreveu:
Olá pessoal

Estou ficando viciado nesse forum.Todo dia acesso e observo todos os tópicos, captando as orientações dos colegas.
Arrumei umas estacas de calliandra(esponjinha)a uns 10 dias e coloquei para enraizar.Mas elas não estão ficando com aspecto muito bom não.
Acho que não vão pegar.
Foi difícil conseguir as estacas! Em lojas que vendem plantas aqui eu nunca consegui encontrar para comprar.
Vou dizer como fiz:
Ao invez de deixar 5 minutos no enraizante, eu deixei 20 minutos. Será que isso pode ter prejudicado?
Pincei tirando um pouco das folhas.
Acho que agora também não é a época ideal, não é?
As vezes pulverizo elas com um pouco de água.

Quem puder me ajudar ficarei feliz.

um forte abraço a todos

Claudio Faria

Claudio, realmente acho que essa não é melhor época pra fazermos estacas, mas a Calliandra engana muito, quando vc pensa que ela está morrendo, de repente surge uma brotação vigorosa...
No mês retrasado eu quase joguei no lixo um troquinho de 2cm de Calliandra Vermelha, ela já estava na sombra há mais de um mês e não brotava nada, resolvi colocá-la no sol pra ver no que daria... Para minha surpresa, ela brotou demais e está muito bonita, com um verde intenso.
Não desanime das estacas, 10 dias é muito pouco tempo para apresentarem algum resultado, eu te conselharia a tirar todas as follhas e colocar um plástico para abafá-las e conservar a umidade.
Um abraço.
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:51 pm    Assunto: Poda Responder com citação

Também gostei dessa idéia de fazer estufa com garrafa pet. Vou ver se consigo fazer uns testes com ela e depois posto os resultados.

Ângela,

Se o encontro for durante a minha folga, eu posso ir num sábado e estudar num domingo, por exemplo. Sem problemas.
PINO

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

ja consegui estacas de calinadra rosa, sem enraizadores e basal mais ou menos um dedo. pegou facil.
fiz as minhas depois do inverno (setembro) pegarm muitas.
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2005 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa galera,

Consegui as estacas, mas não plantei pois esqueci na casa da minha avó e quando fui lá nesse final de semana ela tinha posto as estacas num balde com água, e eu pensei que não pretava mais e joguei fora... Crying or Very sad Crying or Very sad
Será que iria prestar se eu plantasse? Quanto tempo uma estaca deve fica inmersa na água?

Abraço,

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

As estacas podem ficar na água por vários dias, tem casos que elas até enraízam muito bem na água mesmo.
Se vc deixar uma estaca fora da água por alguns dias, ainda assim, ela pode ser utilizada, basta que vc faça um novo corte na parte inferior dela, de modo que esse corte seja feito em alguma parte verde da estaca, pois o corte anterior provavelmente já terá secado, o que impossibilitaria o enraizamento.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: