FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsaista de Apartamento
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 5:03 pm    Assunto: Bonsaista de Apartamento Responder com citação

Caros amigos foristas.

Gostaria de compartilhar com todos minha admiração e amor por esta arte que nos contamina, assim como uma grande dificuldade que enfrento para o exercício desta arte. A literal falta de espaço, pois moro em um apartamento de dois quartos onde nem mesmo varanda ou área de serviço com janela disponho, para que minhas plantas recebam luz do sol de forma adequada. Crying or Very sad

É claro que não estou simplesmente “reclamando da vida”, até porque considero minha casa um presente de Deus.
Meu desejo aqui é compartilhar esta limitação, pois creio que alguns colegas foristas podem estar enfrentando a mesma situação.
Por isso, abri este espaço para que possamos trocar idéias e soluções dentro desta realidade que nós “bonsaistas de apartamento” enfrentamos. Eu, por exemplo, faço o que é necessário: deposito minhas plantas ao lado da janela onde entra mais claridade, algumas no chão, outras em uma estante montável, de plástico bem aberta. Também tenho colocado algumas plantas no batente da janela do banheiro, que fica para o nascente. Após serem colocadas nesta janela, percebi uma aceleração no desenvolvimento... Surprised

Percebo bem esta diferença, quando a planta é colocada em luz solar ela se desenvolve com maior intensidade. As que estão na parte interior, continuam a se desenvolver, porem mais lentamente (algumas devagar, quase parando... rsrsrs). Os motivos disso, claro são óbvios e não cabe detalhar aqui...

Uma outra solução que encontrei, foi relocar algumas plantas para casa de parentes. Meu sogro que mora em casa e meus pais que moram em apartamento com varanda ensolarada, já estão com algumas plantas minhas, que procuro acompanhar o desenvolvimento e proceder com as técnicas. Rolling Eyes

E claro... Já recebi várias recomendações para me mudar para uma casa. “Bonsaismo não combina com ap...” Mas no momento realmente não posso... Laughing

Para nós que moramos em apartamento, as dificuldades existem... Às vezes podem até dar certo desânimo... Limita o numero de plantas em nosso inventário... Chego até mesmo a evitar algumas espécies que sabidamente precisam de muito sol... Mas, apesar destes entraves, vejo tudo como sendo mais um desafio a ser vencido e uma prova que damos a nós mesmos do amor pela arte que gera a persistência de ser um “bonsaista de apartamento”. Wink

Abraços a todos.

Franz Lopes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Franz , realmente morar em apto gera beneficios mas tambem cria algumas limitações , para nos que temos este fixação pelo bonsai , e que qualquer galhinho na rua vemos um moyogi um literati , ou um fukinagaschi , realmente não termos lugar disponivel para levarmos para casa é uma tristesza sem fim . Graças a Deus moro num lugar que me permite ter uma quantidade adequada a minha dependencia quimica e psicologia pelo bonsai rsrsrssr. Com certeza a tua ideia de criar um topico para troca de informaçoes e dicas para os Bonsaistas de Apto foi sensacional , e podes acreditar , trará informaçoes não só para os do AP mas tambem para quem mora em casa.

Beleza!!!!!!!

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Joel,

O fato de morar em apartamento gera uma condição física de espaço que interfere, inclusive, em algumas técnicas. Como por exemplo, a redução e folhas. Evil or Very Mad

Com pouca incidência direta de raios solares, sabemos que as folhas (pelo menos de algumas espécies) tenderão a se desenvolverem em maiores dimensões, para captar maior luminosidade residual. Dando mais trabalho na redução de folhas.

A própria falta de espaço, também nos aprimora na técnica do mame... Plantas de grandes dimensões. 50 cm... 70 cm... Nem pensar... Laughing

Abraços. Wink

Franz Lopes
Diego Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

parabenz pelo topico franz,

eu tb moro em apartamento e sei o que vc esta passando...mais continuo firme e forte....eu coloco minhas plantas na varanda e na caixa do arcondicionado dos quartos que ficam do lado de fora...mais o espaço esta acabando e isso me limita a ter mais plantas de diferentes especies...
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 18, 2008 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Zé,

Essa limitação no número de plantas possíveis é um dos aspectos mais angustiantes... Crying or Very sad

Mas até isso pode ser revertido em algo positivo. Smile

Tenho percebido que ao longo do tempo procuro agregar maior valor em minhas aquisições ou propagações. Pela falta de espaço, procuro otimizar a escolha, verificando o melhor exemplar possível a ser adquirido, seja muda ou pré... Não dá pra perder tempo (ou espaço... rsrsrs) com exemplares duvidosos... Wink

Abraços.

Franz Lopes
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Foristas,

estou acompanhando o Tórico e vejo as dificuldades que encontram para praticar a Arte-Bonsai.Mas mesmo assim percebo que tais dificuldades passam a ser um desafio muito gratificante quando bem administrados.

Não tenho esse problema, mas serve muito para nos animar e ver que outras pessoas conseguem com muito menos.

Parabéns pela coragem e persistência!

Um abraço, Ivanil
--------------------
_ Já significa ter feito um grande progresso o fato de desejar fazê-lo.
Clarles Rollin).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos apertados, eu moro em residencia com grande espaço, e fiquei comovido com essa historia pois nao tenho este problema, mas como bom amigo, estava vendo uma materia e encontrei uma ajudinha, nao tenho ideia se é bom utilizar mas ai vai..............
Salvem a foto e apliquem o zoom, que conseguirao ver as escritas.......

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente já pensei neste tipo de instalação Diego.

Umas luminárias florescentes para ajudar...

Pode ser realmente uma boa idéia a ser levada em conta.

Obrigado por compartilhar.

Franz
rafaelvitorio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Adorei este tópico

Sabem a minha história é a seguinte, eu moro em apartamento e comecei com um bonsai, ai minha esposa me ofereceu uma revista como cultivar bonsai disse que eu devia experimentar e tal, experimentei, ai enlouqueci acabei indo em uma floricultura e comprei umas 10 mudas, mas e agora onde colocar, a vontade de usar aquela droga me contaminava e eu estava enlouquecendo, ai parti pra pesada, o fim do poço, fiz um viveiro na casa do meu avo e la ja tenho mais de 100 bonsai e pre-bonsai sendo cultivados, chegei a overdose quase perdendo a familia esposa trocando quase tudo por esta droga, mas é um vicio que não pretendo perder.

Agora falando serio, quem daqui que é casado que ja não brigou com a patroa por causa deste vicio???????

vou fazer um novo tópico com este assunto eu acho. heheheh
abraço a todos
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Minha esposa reclama muito do mau cheiro provocado pela famosa mistura T.M. + F.O.
Tive que fazer, também, algumas adaptações quanto aos fertilizantes... Laughing
Sempre que posso, procuro evitar os orgânicos que possam atrair insetos e/ou mau cheiro...
Mas de resto ela me ajuda bastante...

Abraços

Franz
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Franz Lopes

Salve a foto e veja as escritas com Zoom, pois nao são lampadas florecentes comuns, elas emitem outro tipo de iluminação, muito utilizada em flores, para um desenvolvimento sem luz solar.............
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 1:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Os mini bonsai são menores que os mame, e há um segmento de cultivadores japoneses que apreciam essa linha, justamente pela razão apontada pela maiora: falta de espaço. Shocked

Um mame ou um mini é imensamente mais dificil de ser conduzido, cultivado e mantido como bonsai, do que plantas maiores. Exige extrema pericia técnica e zelo por parte do cultivador, para manter não só a planta saudável, mas com o tamanho e as condições inerentes que tornam aquela planta especifica um bonsai propriamente dito.

Há vasos diminutos, esmaltados, alguns, outros pintados a mão, com esmero, que possuem orificios de drenagem e pés em forma de nuvem, tudo minusculo, apenas para atender a demanda cada vez mais crescente de aficcionados dessa "arte" miniaturizada. Very Happy

Isso significa que, em uma bandeja pequena (25cm x 10cm) é possível ter até 30 mini bonsai!!! Very Happy Com um adendo: essa bandeja cabe no peitoril de qualquer janela. Very Happy

Bem, se não for essa a intenção, então há que se contentar com o shohin (bonsai até 25 ou 28cm), cultivando plantas de interior (menos necessidade de luz e calor solar) como serissa chinesa, certas variedades de ulmus, carmona, ficus e celtis, algumas variedades de piracanta. Very Happy

A forista/bonsaista Rejane, da Aldeia Bonsai, vende estantes miniaturas, para acondicionar mini vasos e mini bonsai. Very Happy

algo parecido com isso:

Alguns mini (ou mame):

Outros mini podem ser visualizados nas paginas:

http://www.bonsaimalaysia.com/html/tea_cup_bonsai.html

http://mame-bon.hp.infoseek.co.jp/cgi-bin/mame-bon-diary/su2_diary.cgi

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Cuidar de plantas com este tamanho, deve ser realmente muito desafiador Nick.

Tenho realmente alguns exemplares que estou trabalhando para mantê-los em tamanho reduzido (especialmente Ficus, pitangueira, Jabu e jabu). Não pretendo que cresçam muito, apenas engrossem os troncos e desenvolvam um nebari apropriado.

Mas é realmente tentador ter miniaturas com tamanho tão reduzido!!! Imagino que o controle de umidade deve ser rigoroso, com tão pouco volume em substrato, a desidratação fica bem fácil, especialmente no clima do Nordeste... Shocked

Isso deve implicar em técnicas apropriadas de rega e composição de substrato mais específicas.

Quanto à Rejane, eu realmente já visitei a Aldeia Bonsai. Ela possui bons exemplares e um bom material para trabalho e manutenção de pequenas plantas, além de ser uma pessoa maravilhosa e grande bonsaista. Pretendo voltar logo em breve. Wink

Valeu pelas informações...

Abraços
Franz
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Franz tava passeando pelo orkut e achei a comunidade CULTIVO BONSAI EM APARTAMENTO , deve ser interessando dá uma olhada

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21287172

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Depois das postagens me pareceu que a solução para alguns foristas seria mesmo partir para os minis.Estou iniciando com algumas serissas e com o tempo terei algum bonsai em miniatura também.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: