FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba 08
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 02, 2008 5:43 pm    Assunto: Jabuticaba 08 Responder com citação

amigos,
estava eu de folga em casa neste dia frio de outono, então pensei: porque não trabalhar mais uma jabuticabeira??!! Laughing Laughing
Seguem as fotos:

Foto 01 A muda no escorredor

Foto 02 Detalhe do tronco

Foto 03 Primeira intervenção na tentativa de modelar um FUKINAGASHI (varrido pelo vento)

Foto 04
Neste ponto percebi que a copa além de alta estava um pouco confusa. Decidi então fazer mais duas podas nas marcas vermelhas e mudar a posição deste galho marcado...

Foto 05 Novo movimento aos galhos

Foto 06 Pretendo que no futuro fique parecida com este desenho do Marcelo Duprat:

Espero ter chegado um pouco mais perto desta vez...
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Abraços.
Edson

Editado pela última vez por edson0605 em Ter Out 21, 2008 9:00 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Edson esse é o único estilo que não consegui fazer ainda nas minhas jabuticabeiras. Mas você está no caminho amigo. Parabéns.
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edson

este estilo que vc escolheu realmente está muito parecida com o desenho do Marcelo o que eu vejo como dificuldade é conseguir que a massa foliar fique proporcional a planta, tudo bem já vi que está num escorredor isso quer dizer que pretende que a planta se desenvolva.

Mas tudo bem vale a experiência, desejo sucesso e parabéns pela aramagem.

Um abraço

Gerson Araldi
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Edson!
Para esta planta acho que vc esta indo muito bem ,aja visto as dificuldades enerentes ao estilo,embora eu seja daqueles que pensa e apregoa que bonsaista não deve ter presa ,penso que se vc conseguisse
uma muda com tronco e galhos mais grossos chegaria mais rapido e melhor ao obgetivo uma vez que as podas dos galhos mais grossos te daria brotação em maior quantidade facilitando a formação das copas que caracteristica deste fukinagachi,no mais acho que vc esta no caminho
certo,
G abraço.
Pv
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 2:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considere, para acelerar o engrossamento do tronco e dos galhos, a possibilidade de replantar sua jabu em um vaso maior e mais profundo. As jabu adoram solo ligeiramente organico, bem drenado e profundo, quando então emitem forte raizame. Adote um possível galho de sacrificio, que irá crescer verticalmente, "puxando" a força energizadora adequada ao engrossamento, enquanto vc cuida de manter a estrutura estabilizada pela aramação feita. Very Happy

No mercado há bacias grandes e profundas, que poderiam ser um bom substituto para o vaso que indico. Lembre-se de perfurar bem a lateral e o fundo, visando melhorar a aeração das raízes. Manter a bacia em local alto, bem ventilado e com incidência relativa de sol/calor irá estimular as brotações igualmente. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 2:21 am    Assunto: Responder com citação

ATUALIZAÇÃO MARÇO 2010

Notem que não houve mudança significativa na espessura do tronco; falta do galho de sacríficio sugerido pelo Nicky...

Abraços.
Edson.
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Realmente, parece que as fotos foram feitas com 1 mês de diferença.

Tche, bomba na adubação orgânica, e rega 2x por dia, vai ver que ela vai sair correndo pela casa...

ps- não sei se a forma "varrido-pelo-vento" seja aplicável em jabuticabeiras, talvez até consiga passar esta idéia, mas me diga, já viste uma jabuticabeira crescendo em uma encosta, sofrendo ação ininterrupta do vento? Eu ainda não vi.

ps2- Desculpa minha crítica, por favor, nada pessoal, não quero ser rude nem nada, só é minha opinião, você acata se quiser, se achar que é bobagem, nem dê bola, certo?
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 9:31 am    Assunto: Re: Jabuticaba 08 Responder com citação

edson0605 escreveu:
amigos,
estava eu de folga em casa neste dia frio de outono, então pensei: porque não trabalhar mais uma jabuticabeira??!! Laughing Laughing
Seguem as fotos:

Foto 01 A muda no escorredor

Foto 02 Detalhe do tronco

Foto 03 Primeira intervenção na tentativa de modelar um FUKINAGASHI (varrido pelo vento)

Foto 04
Neste ponto percebi que a copa além de alta estava um pouco confusa. Decidi então fazer mais duas podas nas marcas vermelhas e mudar a posição deste galho marcado...

Foto 05 Novo movimento aos galhos

Foto 06 Pretendo que no futuro fique parecida com este desenho do Marcelo Duprat:

Espero ter chegado um pouco mais perto desta vez...
Sugestões e críticas são bem-vindas...
Abraços.
Edson
eu creio que o engrosamento do tronco e apenas um detalhe,ela tem um bom dezenho,e transmite bem o estilo que você adotou para ela.

ABRAÇOS.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 4:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Claudionor, considerando o pouco engrossamento do tronco, talvez seja o momento mais adequado para estar fazendo um reenvase nessa jabu. Sugiro buscar um vaso especifico, tipo orgânico, que possa permitir esse trabalho. Algo como esse, por exemplo, iria servir muito bem:

Se não tiver, pode usar até mesmo uma laje de pedra (ardósia, pirinópolis, etc), ou confeccionar uma (há excelentes dicas de como fazer no site do Atelier e em postagens aqui no forum). O importante é transmitir uma idéia de transitoriedade, algo pouco usual, que fixe a planta e dê a impressão de que ela sofre a ação temporal de um forte e continuo vendaval. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, fique tranquilo; este é mesmo um fórum para discussões, além do que você tem toda razão nesta observação.
Não há dúvidas de que um estilo mais apropriado para as jabuticabeiras é como as encontramos nos campos e nos quintais: MOYOGI, HOKIDASHI ou mesmo o NATURALISTIC. No meu caso, já tenho muitas jabuticabeiras sendo modeladas nestes estilos. Foi mesmo intencional e consciente esta opção; para ter uma jabu que fugisse da "mesmice" do natural.
Acredito até que algumas das nossas nativas não se adaptem a alguns estilos como KENGAI ou HAN-KENGAI, talvez por um problema de condução de seiva. Eu mesmo tinha uma cerejeira sendo modelada como uma cascata, que veio a óbito. Só não sei dizer se talvez tivesse sido por imperícia ou falta de cuidados adequados... Embarassed Embarassed
No mais, tenho comigo que é sempre bom tentar e experimentar coisas diferentes; não fosse assim, jamais seríamos presenteados com as imagens desta belíssima pitangueira KENGAI Wink

Abraço.
Edson.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 4:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edson0605, por mais que os puristas torçam o nariz a trabalhos diferenciados com as nossas nativas, eu tambem gosto de enveredar por caminhos diferentes. Tanto é assim que tenho uma aceroleira kengai e estou preparando uma jabu, obtida de yamadori, com um tronco bem robusto, para estilizar kengai tambem, sem nenhum acanho em fazê-lo. Very Happy

Aliás, buscar novas estilizações possíveis com as nativas é sempre um grande incentivo a que estejamos sempre desenvolvendo melhor a nossa técnica e arte bonsai, a meu ver. Wink

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Bem amigos,
praticamente dois anos depois de iniciada, termina a experiência do FUKINAGASHI com o óbito da pobre...

Abraços.
Edson.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Que aconteceu para chegar a óbito?, fez intervenções seguidas? ou foi alguma doença? Jabu é tão resistente...
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, sei que pode n existir na natureza jabus crescendo em encostas, sob a ação do vento. Mas pra sofrer a ação do vento precisa estar em encostas? Quer dizer, aqui perto da minha casa tem uma avenida que cruza uma lagoa. Nela tem algumas plantas no meio fio de várias espécies, plantadas pela prefeitura. E lá como o vento sopra sempre em uma direção só, e é bem forte, acho que por causa da lagoa, as plantas do meio fio são todas estilo varrido pelo vento. Não é tão pronunciado, como se tivesem passado por um tempestade, mas dá pra notar bem a inclinação e o crescimento dos galhos sempre pra um lado. Provavelmente n tem jabus lá, pq n é planta comum aqui n minha cidade, mas se tivesse, teria sido varrida tb...
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Edson, sabes da causa mortis? Que houve?

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: