Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
debora_atuy
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 8:18 pm Assunto: Questão do tronco |
|
|
Pessoal,
Desculpe se desta vez minha pergunta seja mais estúpida que o normal. Mas é que como em outro tópico estávamos vendo a finura do tronco da minha camélia e do meu buxinho, vi que tenho um tronco bem grosso que posto foto abaixo.
Só que não sei esta planta pode ser considerada bonsai (alguns chamam de jade ou de bálsamo).
Obrigada
 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 8:24 pm Assunto: |
|
|
poste no megagaleria
pois este link nao abre a foto............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 8:47 pm Assunto: Desculpe.. |
|
|
Ainda não me adaptei ao uso de blogs e fóruns.
Basta ver a foto mais recente deste blog abaixo:
http://deboraatuy.blogspot.com/ |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 10:05 pm Assunto: |
|
|
débora,
muitos consideram bonsai, muitos não conse]ideram bonsai. Eu particularmente não considero, é uma planta que não se pode fazer uma modelagem de forma completa, ou seja, aramar, podar ou mesmo direcionar, pois ela não é tão boa para respostas à torções ou mudanças de direção. Mas existem trabalhos bem interessantes na internet. Até os japoneses já mostram alguns trabalhos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 10:10 pm Assunto: Galhos |
|
|
Realmente, os galhos mais finos são molengas e teimosos. O que me deixa tentada é mesmo a grossura do tronco.
Vou procurar na internet para ver se encontro alternativas de trabalhos.
Se alguém souber ou tiver fotos de algum, agradeço muito.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 5:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Debora, alguns cultivadores gostam muito dessas "suculentas", que é a denominação comum pela qual é conhecida a maioria dessas plantas. A crassula geralmente é a mais comum, encontrável em qualquer viveiro. Quando cultivada a sol pleno, emite uma floração muito bonita e interessante.
Em outros países, porém, a mais cultivada como bonsai é a Portulácaria afra, de folhas mais arredondadas e de cor verde clara. Não sei se floresce. As que tenho, nunca floresceram, aliás. Permite sua condução, quase sempre apenas através de podas, sem uso de aramação, em vários estilos. Eis um exemplar clássico, capa do livro BONSAI MASTER CLASS, de Craig Coussins:
Se por acaso a imagem não aparecer, pesquise no google o titulo que forneci, e poderá apreciar esse interessante trabalho. No livro, aliás, há outros belos exemplares.
Poderá ve-los pesquisando no google: portulacaria afra bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 6:40 pm Assunto: |
|
|
Debora,
aí estão alguns exemplares da Portulacaria afra:
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 8:09 pm Assunto: Tronco |
|
|
Há duas diferenças importantes. Uma delas é o tamanho das folhas. A minha tem folhas maiores. E a outra são as flores. A minha está florindo agora.
Mas devido à grossura do tronco talvez eu acabe fazendo algo com ela.
Obrigada e abraço a todos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:43 pm Assunto: |
|
|
Débora,
até com suculentas é possível fazer a diminuição das folhas. É só deixar com pouca rega, o suficiente para não morrer, e pouco adubo. As crássulas em geral não necessitam de serem regadas mais que duas vezes no inverno e três no verão por semana.
Como ela está florindo espere até a primavera para poder mexer de forma mais pesada nela.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|