|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 23, 2008 10:02 pm Assunto: pedrisco para mamadeira - que tal este? |
|
|
Preciso fazer uma nova mamadeira e vou usar o substrato que me recomendaram aqui no fórum: 1/3 humus, 1/3 esterco de gado e 1/3 pedrisco ou areia grossa.
Finalmente achei pedrisco (pedra número 0), mas estou achando um pouco grande.
Mas a areia "grossa" que encontrei também me parece muito fina.
O que acham? Dá para usar alguma das duas?
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 7:08 pm Assunto: |
|
|
Ana,
como tem de dois disponíveis, tente usar a brita, que boa por ser de granito, no fundo como uma camada não muito grossa, uns 10% do tamanho da bacia. A areia grossa misture no restante, 1/3 de cada. Vai ficar bem drenante e com grande quantidade de matéria orgânica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 10:26 am Assunto: |
|
|
Obigada, Darkaso.
Bem, eu pus a preguiça de lado e acabei passando uma boa quantidade delas pela peneira de malha 0,5 cm.
Dá um trabalhão!!!
Ana |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 9:45 pm Assunto: |
|
|
Ana,
vai ficar bom com essa granulometria.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 5:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ana, o pedrisco pode ser substituido por material ceramico, como fragmentos de telha ou de tijolos. Além de ser mais facil de obter, seja por quebra ou juntando restos próximos ou dentro de depósitos que vendem esses materiais, é mais adequado, vez que auxilia na retenção liquida fornecida para a planta, via rega diária.
A areia grossa, tambem, pode ser substituida por um composto comprado pronto, vendido em sacos de até 25 kg, em casas do ramo, e que trazem nomes de bioplant ou plantax. Em sua composição há vermiculita e casca de pinus queimada, elementos que aulixiliam enormemente na acidificação do solo da "mamadeira", contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de qualquer planta.
Aliás, costumo misturar material ceramico com plantax em minhas mudas, obtidas via alporque e estaquia. Além, é claro, usa-la nas mamadeiras que tenho aqui na roça.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 8:43 am Assunto: |
|
|
Obrigada, Nickyfury.
Eu também tenho plantax.
Estou evitando usar o caco de cerâmica, que também tenho, para não ficar muito úmido.
Embora as plantas fiquem em lugar bem iluminado, elas recebem pouco sol direto, e o solo não seca rapidamente.
Eu já usei o caco em outras mudas, e elas não morreram, mas fiquei com medo das raízes acaberm apodrecendo...
Ana |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 11:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Ana, se vc sabe que o material ceramico retem mais umidade que outros compostos, então o que precisa fazer é controlar a rega. Havendo umidade suficiente no recipiente para manter a planta e fornecer a ela o aporte liquido necessário ao seu desenvolvimento, é dispensável a aplicação de rega diária.
Algumas plantas, como as coniferas e determinadas nativas, como o ipê, dispensam rega diária. Pinheiro negro, junipero, por exemplo, costumo regar a cada dois ou tres dias, principalmente se estivermos no inverno.
A areia costuma "secar" a superficie, mantendo-se por vezes encharcada em demasia nas camadas inferiores. Se não se atentar a esse detalhe, acaba fornecendo mais liquido do que as raízes absorvem, contribuindo dessa forma para a asfixia delas, matando-as.
Com o material ceramico, porem, isso não irá acontecer. A umidade fixada nos poros é liberada gradativamente, sem esse tipo de prejuízo. O excesso não fica mascarado, como na areia, e permite a vc um controle maior sobre a necessidade ou não de regar.
Além disso, dependendo de fatores externos, como o que vc salientou, em que suas plantas recebem pouco calor e luminosidade solar, a areia sim é prejudicial, enquanto que o substrato ceramico não. O bonsaista Fernando Magalhães, da Bonsai Morro Velho, disse-me certa vez estar usando quase que só "caqueira" que é como ele chama o material ceramico na maioria de suas plantas, principalmente as coniferas.
Ele reside em BH, onde a umidade é bem maior que aqui em Brasilia, e graças a um bom controle na rega diária, tem obtido bons resultados com o uso desse material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 11:40 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Para quem gosta de números, ou quer ter o controle total da rega, vai uma dica:
Existe um equipamento que mede a tensão da água no solo (no caso, o substrato), ele se chama TENSIÔMETRO, é composto por um tubo de pvc, em uma estremidade tem uma placa porosa e na outra tem um manômetro...
Eu já utilizei em caráter experimental quando trabalhei em uma agência de pesquisa, em um laboratório de hidráulica, e tive excelentes resultados no controle da umidade em vasos contendo mudas de arroz...
Explicar como funciona aqui no fórum é complicado, por isso, recomendo aos interessados procurarem um estabelecimento especializado em irrigação e ver com os próprios olhos. Mas antes dêem uma lida sobre o assunto, na internet tem muita coisa a respeito...
http://www.dsr.inpe.br/dsr/vianei/hidrologia/PPTs_PDFs/Aguas%20subterr%E2neas%20_%20v2004.pdf
Daí coloca-se um tensiômetro em um vaso, com o substrato comum a todas as plantas, e a partir dessa referência vc estabelece o criério de rega...
Parece coisa de doido, mas não é não...
É uma técnica comum em campos de produção irrigados...
Só quero poder ajudar aos amigos...
Perdoe-me se extrapolei....
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 12:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ezequiel, vc não extrapolou não. Eu considero nosso forum como uma grande comunidade, em que temos foristas exercendo as mais diversificadas funções, tendo o bonsai como um hobby. Poucos de nós, aliás, tem no bonsai seu meio de subsistência. Considerando isso, é gratificante e interessante que alguns carreiem para cá experiencias e experimentos, bem como dicas e informações que, embora nem sempre aplicados ao cultivo e trato do bonsai, servem de uma maneira ou de outra para nos auxiliar na manutenção do nosso hobby.
Certamente, muitas informações e dicas são aproveitáveis, outras nem tanto, mas considero importante colocações como a sua, que possibilitam adquirirmos um conhecimento a mais, que se não for aplicável agora, poderá ser, de uma forma ou de outra, no todo ou em parte, usada em algum momento por qualquer um que se proponha a tanto.
Por isso, agradeço sua prestimosa colaboração nesse sentido. Sinta-se à vontade, aliás, para fazê-lo sempre que julgar importante apresentar algo que possa, de alguma maneira, contribuir para a melhoria da nossa salutar atividade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|