Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:51 pm Assunto: |
|
|
Angela,
essa estaca de cerejeira é de maturação recente (menos de 1 ano) ou é lenhosa? Tem quantos cm de comprimento? Está à quanto tempo na terra?
Vou tentar ajuda-la
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
RafaelRodrigues
|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 8:44 am Assunto: enraizamento das estacas |
|
|
oi pessoal, gostei do tema, estas estacas mencionadas pelo nosso colega. elas conseguem enraizar mais rápido pois elas possuem gemas por toda parte da estaca, como eles estão submessas na água isso facilita pelo fato delas não estarem perdendo água para o meio, pelo contrário elas estão absorvendo mais do que perdendo e decorrente das reservas de nutrientes presentes nas estacas é que elas se desenvolvem, no esperimento mostrado usa-se uma bomba de aquário para manter o oxigênio da água, não é muito indicado que a estaca permaneça por muito tempo nesta solução pois as reservas irão se esgotando. fato que acontece na hidroponia que é o cultivo de plantas em água e com a reposição dos nutrientes essecenciais ao desenvolvimento da planta. é isso ai pessoal! espero ter contribuido um pouco, Até mais!!!  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 12:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Nuno !
A Cerejeira que trabalheié de 1999 (é isso Marco que estava escrito na plaqueta)
As estacas estão com mais ou menos 10 cm´s de altura e estão na terra desde o dia 11 deste mês.
Será que vale a pena fazer a experiência de colocá-las na água?
Obrigada e abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 1:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Angela,
estava-me referindo à estaca que você colocou na terra e não à planta que você trabalhou. Suponho que essa estaca é de uma extremidade superior de um caule. Se for de maturação recente (menos de 1 ano) pode ser interessante voce colocar em agua para enraizar. Se ja a estaca ja estiver lenhosa não aconselho porque decerto que ele esta em estado de dormencia, porque é inverno ai no Brasil, e só saira desse estado no inicio da primavera. Até lá a estaca tem tendencia em apodrecer por estar muito tempo dentro de agua. Contudo acho que vale sempre a pena experimentar. Às vezes a natureza surpreende-nos . Se voce decidir coloca-la na agua veja se ela tem algumas raizes. Se tiver volte a coloca-la na terra. Se não tiver corte a zona que esteve na terra e coloque-a na agua. Vale a pena recordar que as estacas não devem de ter menos de 7 cm. Boa sorte.
Rafael eu no inicio quando comecei a pesquisar este assunto do aero cloner na internet fiz tambem alguma confusão porque não sabia se a ponta da estaca deveria de estar dentro de agua ou não. A base da estaca não deve de estar dentro de agua, mas sim imediatamente acima. Por varias razões. 1 delas é não provocar o apodrecimento da estaca e a outra é obrigar a estaca a criar raizes em direcção à agua. Este metodo é um pouco diferente da hidroponia em que a ponta das raizes estam constantemente submersas ou a totalidade das raizes é molhada periodicamente por elevação do nivel de agua. Colocando simplesmente uma estaca em agua é um processo ja usado à muito tempo (não sei precisar quanto) onde se obtem resultados não tão satisfatorios quanto o aero cloner. A estaca precisa de estar mais tempo dentro de agua para criar raizes o que tende ao apodrecimento da mesma.
A finalidade da bomba de aquario é a de criar uma grande quantidade de humidade na zona compreendida entre a agua e o topo do tupperware.
Quanto aos nutrientes na agua. Não convem ter nenhuns para não criar algas nem atrair mosquitos. Alias convem que a agua seja esteril (agua destilada).
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 2:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Nuno.
Sim, a estaca é de uma extremidade superior, creio ser de maturação recente. Vou aguardar outra planta para fazer a experiência explicada.
Obrigada
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 6:27 pm Assunto: |
|
|
Marco Nascimento escreveu: | Falei nos malditos mosquitos e ontem, quando fui ver as estacas, a água estava cheia de larvas, tive que trocá-la... (risos)
Nuno, vou anotar essas dicas e testar nas próximas estacas.
Fábio, se as estacas de Piracanta pegarem bem, posso te dar uma, sem problemas.
Um abraço a todos. |
Olá Pessoal,
Acredito que uma boa maneira de evitar a proliferação dessas larvas seja manter o recipiente totalmente fechado.
Uma forma simples é através da colocação de uma tampa de alumínio (daquelas que vêm em latas de leite em pó) sobre o recipiente com água, fazer um pequeno furo e depois enfiar a estaca.
Além de servir como tutor, a tampa impede a entrada dos mosquitos.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 7:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Nuno !!!
Consegui hoje alguns galhinhos de Carmona, são bem fininhos, porém bem compridos. Farei minha primeira experiência. Obrigada !
Olá Sergivaldo, gostei da sua dica e a colocarei em prática. Obrigada também.
|
|
 |
Souza
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 7:55 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, estava acompanhando este tópico e a quase 2 semanas, também resolvi fazer a experiência, coloquei 2 galhos finininhos de caliandra, um com 2 folhas na copa e o outro sem folhas.A que está com folhas continua verdinha e o galho sem folhas, tá começando a brotar, pareço até criança, eu chego do trabalho e vou conferir, . _________________ Bonsai, bem que podia significar PACIÊNCIA. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 10:07 am Assunto: Estaquia |
|
|
Pessoal,
O pai de um amigo meu comentou que se a gente passar calda bordalesa na parte da estaca que ficará submersa, além de evitar de dar fungo, é garantia de que ela irá "pegar". Meio exagerado, né? Mas é a voz da experiência, que tal experimentarmos?
Abraços!
Fábio |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 19, 2005 3:20 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, coloquei uma planta (que eu não sei qual é a especie) dentro de agua e em 3 semanas eis o resultado.
aqui com o pormenor da raiz.
Durante as 3 semanas não caiu nem 1 folha e a planta esta com aspecto saudavel tal como quando a cortei da planta mãe.
Parece que resulta mesmo!
Peço desculpa pela pouca qualidade das fotos mas é do que disponho de momento, e a vontade de partilhar foi mais forte.
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 19, 2005 5:59 pm Assunto: |
|
|
Tá vendo? Funciona mesmo |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 1:31 am Assunto: Raiz |
|
|
No dia do encontro de bonsai no espaço do Ronaldo aqui em Niterói comprei essa Serissa chinesa que foi trabalhada pelo nosso amigo Nelmar, que para isso realizou a poda de alguns ramos.
Então, ele me disse para colocar o galho em um copo com água que rapidamente iria enraizar.
Dito e feito!
Olhem a quantidade de raízes que já tem!!
Abraços,
Fábio
Serissa:
Estaca no copo com água mostrando a distribuição das raízes:
Olhem a quantidade de raízes!
 |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 2:04 pm Assunto: |
|
|
ressuscitando um antigo topico que achei interessante, o que os amigos acham desta tecnica? _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:50 am Assunto: |
|
|
Putz Marlon do fundo do baú essa!!!!
Merece ganhar a pá de ouro!!!
Já produzi várias estacas com este processo, mas me lembro que tentei com Azaleias e não deu certo... _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 11:25 am Assunto: |
|
|
achei bem interessante, tenho feito com areiao mas muita estacas brotam e secam....  _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
|