FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus de alporque
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Braulio

MensagemEnviada: Sáb Maio 31, 2008 3:54 pm    Assunto: Ficus de alporque Responder com citação

Turma, há cerca de 2 meses fiz um alporque em um ficus benjamina e o plantei no escorredor. Nesta semana, depois de constatar a presença de raízes para fora do escorredor, passei para a mamadeira. Hoje resolvi postar umas fotos para colher dicas e opiniões. A planta está brotando vigorosamente mas acho que tenho problemas estruturais. Críticas, sujestões e correções serão muito bem vindas.

Tenho feito pinçagem nos brotos para estimular ramificação de galhos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 31, 2008 4:16 pm    Assunto: Re: Ficus de alporque Responder com citação

olá Braulio

ficus é uma das plantas que eu ainda não tenho mas pretendo adiquirir.
se tomar cuidado, no decorrer da educação da planta, deixando um afunilamento do caule, terá um resultado sempre melhor.
se fosse minha esperaria a primavera e efetuaria a poda no segundo galho, aproveitando a brotação seguiria com novo apice e formaria o primeiro patamar, no segundo ano o mesmo procedimento ate o apice.
com isso ganhará, o caule, um afunilamento interessante.
Braulio

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Ok, Rodrigo.

Então vc acha que a solução seria deixar o segundo galho como o novo apice da planta? Só para confirmar. Parece que vai ser difícil evoluir este ficus. Realmente o tronco está muito reto (sem conicidade) e não há boa formação de nebari. Vamos ver se consigo aproveitá-lo. Obrigado pela opinião.
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 9:45 am    Assunto: Responder com citação

OI,
tenho alguns ficus desses, acho q vc pode usar esse galho mas terá os problemas já ditos acima. Esse ficus pega muito facil de estaca, talvez sejá uma opção mais rapida da proxima vez.
quanto a planta vc pode deixar a parte sugerida pra se fazer o bonsai e não cortar a parte superior agora deixa-a engrossar o bonsai, mantenha a folhagem da parte que futuramente vai ser cortada bem alta e sempre q a parte inferior, o bonsai de fato, estiver sem força faça uma poda no galho de sacrificio.
depois eu posto uma foto de um que estou trabalhando
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 10:58 am    Assunto: Responder com citação

da uma olhada nessa aqui, em breve eu posto outra q fica mais claro como tratar o galho de sacrificil, os galhos q foram podados da 1ª pra 2ª foto tinham quase 2 metros.

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9363

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 5:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O ficus permite um sem numero de aplicações técnicas para se formar um lindo bonsai. No caso da sua planta, uma primeira providencia seria aramar todo o tronco com um arame grosso e depois dar um pouco de movimento levemente sinuoso, criando assim um futuro trabalho mais interessante. Very Happy

A medida que for podando, cortando galhos, use-os para fazer estacas. Elas serão uteis a vc para, mais a frente, enxertar a base, e formar um lindo nebari e um tronco mais volumoso. As raízes adventicias/aereas, que costuma nascer proximas aos galhos e diretamente do tronco, deverão ser estimuladas e conduzidas até o solo próximo ao caule. Elas auxiliam na formação do tronco, igualmente. Very Happy

Alguns cultivadores costumam colocar canudos ou canos plasticos finos, contendo areia e nutrientes, inserindo a ponta da raiz adventicia dentro de uma ponta e fixando a outra ponta do cano no solo. Após certificar-se que a raiz atingiu o solo e engrossa, deve-se cortar cuidadosamente o cano plastico, favorecendo a continuidade do trabalho. Very Happy

Observe o seguinte: as arvores mais jovens, mudas ou não, possuem galhos que crescem para cima. Uma planta, para parecer um bonsai mais antigo, deverá ter seus galhos aramados e reeducados, então, assumindo uma posição mais na linha horizontal, com leve inclinação para baixo. Aconselho deixar os galhos crescerem bem, aumentando seu comprimento, para engrossarem mais próximo ao caule. Lembre-se apenas de aramar, dando a eles o mesmo movimento sinuoso do caule, para harmonizar todo o trabalho. Very Happy

Na sequencia do cultivo desse ficus, de momento, além dos pontos que destaquei, só resta então adubar bem a mamadeira, e um pouco menos o escorredor, para que sua planta se desenvolva a contento. Ficus gostam de area com pleno sol, agua em abundancia (sem encharcarmento, porem). Mas pode-se estimular novas brotações ensacando a planta. Very Happy

Fazendo uso de um saco plastico grande e transparente, ponha-o sobre a planta, prendendo firmemente sua abertura sob a bacia. Regue apenas uma ou duas vezes na semana, sempre no final do dia. Mantenha a planta em local sombreado. Isso estimula novas brotações, não só de galhos mas igualmente das raizes aereas. Very Happy Deixe a planta nesse regime até que observe que as brotações estejam bem saudáveis, firmes e vigorosas. Very Happy

Enxertos de galhos por encostia, transfixia ou de raizes poderão ser feitos na primavera, quando então terão melhores resultados. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Braulio

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Nicky! Vou tentar postar periodicamente para colher mais dicas à medida que a planta for desenvolvendo. Abração!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: