FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda p/ começar trabalho c/ Serissa
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Segue uma foto atualizada da minha primeira serissa.
Acho que cometi muito erros com ela e perdi alguns galhos importates Sad . A maioria dos erros por simples afobação. Coisa de iniciante!! Mas foi bom pra aprender. Espero melhorar para direcionar melhor minha outra serissa.
Mesmo assim, tentei continuar seguindo a projeção do Alexandre, porém, tive que continuar o tronco apartir do que seria o segundo galho, já que o restante secou.
Com relação ao problema da conicidade, eu reposicionei as raízes na direita o máximo que consegui. Melhorou um pouco, mas ainda aparece o problema.
Não sei se o ângulo que replantei ficou correto, tentei seguir a projeção. E só não centralizei ela no vaso porque tinha muitas raízes na direita e eu não queria fazer uma poda agora de raízes.
Aguardo comentários para redirecionar o ápice agora, se é que ainda tem jeito,
Pelo menos está sendo muito bom para aprender.

Abraço,

Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 3:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, a serissa chinesa é uma das minhas espécies preferidas, pois com ela pode-se construir um lindo bonsai, em qualquer estilo. Tenho várias em meu viveiro, aliás. Very Happy

Duas coisas devo relevar a vc no quesito condução: essa planta aceita bem podas radicais, seja de parte aerea seja de raízes. Porem, quando aramada, cessa ou retarda a densificação, isto é, os galhos diminuem a emissão de novas brotações, quando então os galhos passam a produzir menos folhagem. Sad

Observo, então, que a melhor maneira de se trabalhar com ela é através de uma continua poda de manutenção e refinamento. Corte os galhos e brotações alongados, mantendo sempre dois ou quatro pares de folhas, com os quais irá formar melhor a estrutura da copa. Very Happy

Corte sempre as flores, principalmente quando principiam a secar, e aquelas que não chegaram a abrir, deixando uma espécie de coroa seca no lugar. Corte, tambem, os galhos que crescem verticais sobre a base principal, bem como os que nascem por baixo, mantendo uma estrutura o mais compacta possivel. Very Happy

Para forçar a densificação, corte e diminua o comprimento dos galhos mais saudáveis e densos, priorizando os que estão ainda pequenos e pouco ralos. Elimine as brotações irregulares ao longo do caule e próximo ou nas raízes. Very Happy

O nebari mais bonito da serissa, ao contrário das outras espécies, não é radial, mas sim irregular. Desde, é claro, que não haja raizes cruzando umas sobre as outras. Very Happy Veja bem, ainda que o uso de arame não seja recomendado, pode-se usá-lo para formar o apice. Mas aconselho usar o minimo possível, conduzindo o apice apenas na base do corte e da poda. Wink

Sua planta, a meu ver, apresenta uma boa estruturação, mas falta a poda que sugeri acima, para melhorar e harmonizar de maneira mais adequada. Wink

Por fim, transplante sua serissa para um vaso maior, mais profundo, ou para uma bacia perfurada na lateral e no fundo, onde poderá emitir mais raizame de alimentação. As raízes capilares é que contribuem para o aumento da massa verde, e irão permitir sua planta desenvolver-se melhor e mais rapídamente. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury

Muito obrigado pela aula de serissa.
É por isso que gosto tanto deste fórum.
Há sempre pessoas dispostas a ajudar e compartilhar conhecimento.
Vou fazer o sugerido quanto a poda de estrutura já.

Abraço,
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 5:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, no que eu puder ajudar, é só perguntar. Tentarei, oportunamente, fogotrafar algumas das minhas serissas, principalmente um passo a passo, mostrando a melhor maneira de formar, via poda de manutenção e refinamento, o que tentei explicar aqui. Wink

Verá que é um trabalho bem simples, desde que seja constantemente realizado. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: