Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Maio 31, 2008 6:32 pm Assunto: Sementes de Caliandra |
|
|
Coletei umas sementes de caliandras aqui perto de casa , gostaria de saber dos foristas se é epoca de semear?Se for como deve ser feita
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Braulio
Registrado: 10/02/08 Mensagens: 37 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Maio 31, 2008 8:47 pm Assunto: |
|
|
Joel, há aproximadamente 2 meses coletei algumas sementes e semeei umas 5. Delas 4 vingaram. O único procedimento foi deixá-las por cerca de 12 horas na água e manter o substrato úmido depois. Acho que não é necessário escarificar as sementes. |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Dom Jun 01, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Agui em São Paulo ,pelo menos ´,elas nascem feito feijão.  _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Doan
Registrado: 01/04/08 Mensagens: 22 Localização: Cachoeiro de Itapemirim ES
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 9:57 pm Assunto: |
|
|
amigo, nem precisa deixar na agua...
as minhas que eu plantei nasceram todas...
plantei em copinhos descartaveis de café...
plantei piteco tbm e vingaram... _________________ By: DoaNN |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 05, 2008 2:18 pm Assunto: |
|
|
Realmente as sementes de caliandra germinam muito fácil. Se deixar em imersão em água por 12h elas germinam mais rápido ainda. Quanto ao substrato, em todos que testei até agora (terra, vermiculita, areia, terra adubada, etc...) as sementes germinaram muito bem.
Abraço, |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 05, 2008 5:49 pm Assunto: |
|
|
Joel, eu coletei algumas das minhas próprias caliandras, deixei elas em um lugar para tomarem um sol, este lugar era no chão mesmo, deu uma chuva, e acredite...com todo o frio que tem feito aqui estão brotando todas, elas lançam uma pontinha em direção a terra, ali formam a raíz e já começa a brotar para cima....incrivel...brotou todas umas vinte, sem cuidado algum. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 11:15 am Assunto: |
|
|
Joel,
estou usando tubet 's com substrato Plantax para germinação de sementes.
A vantagem é no momento de transplantar para um recipiente maior que é feito com todo o substrato nele contido.
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 11:49 am Assunto: |
|
|
Amigos obrigado pelas dicas , desculpa a demora da resposta , mas náo recebi a notificacao no meu email
joeol _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 8:47 pm Assunto: Sementes !!! |
|
|
Olá Amigos do Fórum !!!!!!!
Eu confesso, que sempre que tento conseguir alguma semente de caliandra, não dou sorte, a vagem já se abriu, e cadê as sementes????????, sei lá, o vento levou..rsrsrsr
Será que seria muita cara de pau da minha parte pedir à algum amigo forista, algumas sementes de presente???.. Acho que não né..
Se algum amigo puder me atender, ficarei muito grato..
Abraços de montão e desde já o meu muito obrigado.
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 10:32 am Assunto: |
|
|
Joel,
o fato de não receber notificação nas participações em tópicos, ocorre as vezes comigo também.
Almir,
no momento não possuo sementes para te enviar, mas ao perceber que as vagens estão madurando é bom colocar um pequeno saquinho de plástico transparente que madurecem mais rápido e as sementes estarão ali prontas para serem semeadas.
Um abraço-Ivanil |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Jun 10, 2008 6:52 pm Assunto: |
|
|
Amigos, plantei seis sementes de caliandras, Nick aquelas que vc viu quando veio em goiania no nosso encontro, lembra? então coletei algumas sementes, e plantei seis, sementinhas delas... hoje já florindo com uma altura de 50cm, e estava olhando, o que vi, as vages crescendo,,, hehehehe. bom amigos caliandras é uma boa planta. abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
|