Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 4:37 pm Assunto: Buxus |
|
|
Trabalhei este buxus hoje a tarde
Agora falta só o refinamento
E futuramente colocar num vaso mais adequado
Criticas , sujestoes e projeções são bem vindas
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Gabriel do Carmo Colombo

|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 5:43 pm Assunto: buxus |
|
|
acho que o estilo deste buxus já foi determinado naturalmente...hokidashi...
no mais você poderia eliminar alguns galhos ali no miolo e formar copas um pouco separadas, mas o suficiente para manter um hokidashi...acho q daria pra formar umas 4 (ou 5, não vi a parte de trás dele)...com a técnica da pinçagem elas ficariam mais densas com o tempo...
o vaso realmente poderia ser mais raso quando for transferir, visto que as raízes não são profundas.
eu esconderia mais um pouco as raízes....para deixar um nebari mais apropriado para o estilo hokidashi...
enfim, chega de críticas....é uma bela muda e com certeza significa várias horas de trabalho e dedicação...
poste algumas fotos para nós se resolver dar uma mexida nele...
abraço _________________ "O que permanece em si, por nada pode ser apreendido, pois nada habita. Nada há diante dele que possa apreendê-lo, pois está livre do que quer que esteja fora de si."
(Jacob Boehme) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 12:01 am Assunto: |
|
|
Joel,
estive olhando este teu buxinho por várias vezes e acho que você deixou muita massa foliar visto que mexeu nas raízes...
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Renan Pedula

Registrado: 20/09/07 Mensagens: 33 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 12:07 am Assunto: |
|
|
poderia plantar num vaso mais fundo para ela se desenvolver a vontade e se recuperar, e cobrir a raiz para um futuro nebare brilhante....
me corrija se tiver errado.... _________________ "Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens." |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Maio 26, 2008 8:07 pm Assunto: |
|
|
Não removi muito os galhos , pois o buxus é danado , com relação a podas radicais , estou aguardadno sua recuperação para fazer o refinamento e talvez uma nova estilização. A epoca do ano tambem não ajuda , pois estamos entrando no inverno e a temp. ja começou a baixar
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 8:52 am Assunto: |
|
|
Oi Joel
Gostei bastante desta tua planta
É um hokidashi (vassoura) com sokan (tronco duplo) bem tradicional...
Deixo esta sugestão para vaso...
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 12:40 pm Assunto: |
|
|
Maravilha Alexandre , ficou muito harmonico neste vaso.Ja adicionei na pasta dele.
Valeu _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 8:41 pm Assunto: |
|
|
Joel, concordo com o Alexandre, porém tbm deixaria o tachiagare mais escondido, aquela parte que tem raízes aparecendo, eu colocaria mais enterrado, até pq acho que ficaria mais bonito, daí uma placa abaixo do raizame na hora de plantar num vaso fundo seria bem legal, estimulando o nebari mais alto, entende? Técnica muito mostrada já por aqui.
No mais, muito boa planta, parece aqueles sokan chinês, parabéns!
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 9:07 pm Assunto: |
|
|
Eu discordo, com a cobertura das raizes, axo melhor retirar as mesmas, pois as cobrindo com solo, ira parecer 2 plantas e nao tronco duplo............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 2:50 pm Assunto: |
|
|
diegosanta049 escreveu: | Eu discordo, com a cobertura das raizes, axo melhor retirar as mesmas, pois as cobrindo com solo, ira parecer 2 plantas e nao tronco duplo............ |
]
Diego, não seria necessário cobrir toda a base de raízes, apenas o suficiente para não descaracterizar o estilo sokan, ok? Mas foi apenas uma sugestão, se o Joel n achar legal, n é preciso fazer, é óbvio, e acho até que ele n vai fazer pois mexeu nela agora...
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 29, 2008 6:45 pm Assunto: |
|
|
GAlera valeu as dicas , vou prucurar um vaso igual ao projeto do Alexandre , para na primavera fazer o transplante
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jun 01, 2008 3:28 pm Assunto: |
|
|
Joel mesmo nessa época mexendo tanto nas raízes não é arriscado um transplante como esse? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 01, 2008 8:16 pm Assunto: |
|
|
Marcos , corre-se o risco , é verdade. Mas aqui ainda esta bastante quente. Por isso eu arrisquei.
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 5:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
JOel, parabens pelo excelente trabalho realizado até agora em seu buxus. Certamente, num futuro não muito distante, ainda veremos essa planta exposta nalgum lugar de merecido destaque.
Acredito que, no próximo reenvase, seja bem interessante eliminar de vez essas raízes que saem do tachiagari, vez que elas contribuem de forma negativa para a apresentação. A estruturação do estilo está muito boa, mas vc poderá melhorar ainda mais estimulando novas brotações via aporte de adubação.
Em todo caso, aconselho prudencia quanto ao transplante. Deixe para faze-lo na primavera. Lembro um velho ditado: mata-se mais plantas pela nossa impaciência, que por outra razão qualquer.
A propósito de exemplares para uma boa visualização da estilização de sua planta, creio que seria interessante vc dar uma conferida no site http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm quando poderá ver quais detalhes irá precisar definir na conclusão de seu trabalho nesse buxus.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
Nicky obrigado pelos elogios e a indicação do site do sidiao.Com certeza o transplante so será feito na primavera.
Quanto ao site do sidiao , realmente nos abre novas perspectivas da arte bonsais e sutilmente nos mostra o quanto ainda temos que "caminhar".
Ja copiei um modelo
Abraços
Confúcio |
|
|
 |
|