FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

YAMADORI PINGO DE OURO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 02, 2008 4:29 pm    Assunto: YAMADORI PINGO DE OURO Responder com citação

Olá amigos do bonsai, neste sábado passado, fiz uns yamadori em uns pingos de ouro. vejam as fotos. e pode sujerir algum projeto... abraços

YAMADORI PINGO DE OURO

Raizes do pingo de ouro, plantei.

estacas de outros galhos do pingo de ouro

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 11:05 am    Assunto: Responder com citação

Legal cara...
Eu fiz isso tb a uns 15 dias, mas quem arrancou os pingo de ouro pra mim nao fez o serviço muito bem. rancou quase sem raiz nenhuma!
Eu plantei eles do mesmo jeito que vc, agora to esperando sair os broitos pra ver se vai dar certo e ai pensar em algum estilo, etc....
Boa sorte com os seus!
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nivorl, esse capilares acho que foi devido a um produto que o pessoal da dengue jogou... eu um veneno para o mosquito aeroegipsio, um liquido oleoso, onde caiu nasceram muitos capilares. pois o pingo de ouro não tem tantos capilares.... não que eu tena percebido... tbm desejo sucesso com os seu.... abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 5:43 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Astolpho, parabens pelos espécimes. Eles irão trazer momentos prazeiros a vc, quando estiverem no ponto de serem trabalhados. Isso é o mais gratificante, no estafante trabalho de yamadori e recuperação. Very Happy

Quanto a uma opinião sobre o que fazer, creio que o ideal agora é aguardar a recuperação deles, que deverão estar emitindo uma vigorosa brotação muito em breve, para só então emitir alguma sugestão. Very Happy

Sem material de trabalho, ao menos por um bom tempo, vc não ficará garoto. Boa sorte na recuperação desses pingos. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 2:48 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, uma duvida.
Tenho em casa uma pequena "plantação" de pingo-de-ouro em casa, que a algum tempo estou cuidando para tentar fazer meus primeiros yamadori, pois sei que eles brotam facilmente, e creio que terei resultado mais rapidamente.
Hoje creio que hoje eles estao com os troncos ja na espessura boa,porém nao ousei tirar do solo ainda porque ouvi dizer que nessa época de frio não seria bom faze-lo.
Porem vejo que foi feito isso, e queria saber se entao obterei sucesso se fizer agora e quais os cuidados que devo tomar se caso poder.
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Evaldo Salustiano
Ja que suas plantas estao em sua residencia, nao compensa retiralas e sim trabalhar em sua copa ja no chao, pois a recuperação é muito melhor que no vaso, esta epoca nao é recomendada a retirada dos yamadoris, a nao ser que vc faça uma estufa, ou que esteja salvando a planta....

Editado pela última vez por Diego Santana em Sáb Jun 07, 2008 6:08 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 11:48 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Evaldo, excelente dica a do Diego, pode seguir a risca que vc só terá a lucrar. Um fator preponderante para a perda de ótimos materiais é justamente a nossa pressa, a impaciencia. Cultivar a planta no chão, aplicando nela as técnicas e trabalhos educacionais, deixando para retirar via yamadori apenas quando faltar pouco para a complementação é o melhor caminho. Very Happy

Senão vejamos: no solo, vc poderá conduzir galhos via aramação e poda. Formar uma estruturação mais adequada para o tronco, favorecendo o engrossamento. Apressar a formação da base necessária para, mais tarde, formar seu bonsai. Very Happy

Após a retirada do solo, concluidas essas etapas, (solo ideal: é em torno de tres anos, vez que, após esse prazo vc terá em mãos um tronco de razoável grossura e movimento para fazer um belo bonsai) faça o replantio em uma bacia grande, perfurada no fundo e na lateral, que é bem melhor que o escorredor, pois permitirá a formação de um importante complemento: o nebari. Very Happy

O que é NEBARI: São basicamente as raizes que ficam sobre o solo, mais grossas, que agregam mais idade para sua planta, além de aumentar a beleza estética do seu trabalho. Elas devem ser o primeiro item em seu cultivo, antes mesmo de formar a estrutura de galhos. Very Happy

Um bom nebari é radial. Isso significa que vc deverá distribuir as raizes por toda a volta da base do tronco, ao efetuar o plantio na bacia. Para isso, escolherá as raízes mais grossas, privilegiando-as em detrimento das mais finas, que ficarão acondicionadas abaixo dessas. Nas árvores existentes na natureza essas raizes que ficam sobre o solo têm a finalidade de sustentar e manter a arvore firme, ancorada, impedindo que ventos fortes a derrubem. Observe que apenas arvores muito velhas é que tem essa particularidade. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: